Ciências Contábeis - EAD

O Curso

A organização curricular moderna aponta outra maneira de conceber a construção do conhecimento científico, onde a interpretação da realidade passa ser o foco de atenção no processo de ensino aprendizagem. Essa opção de organização curricular, com destaque para a estrutura de etapas contínuas e progressivas de aprofundamento dentro dos projetos favorece a consolidação de uma postura investigativa e o exercício constante de interpretação da realidade, por parte dos alunos e dos docentes. 

Semestralmente, em cada eixo temático, o aluno cursará os componentes curriculares denominados Projeto, Competências Comportamentes e Desafios Contemporâneos. Os componentes curriculares Competências Comportamentais e Desafios Contemporâneos, de 40 horas cada, propõem conteúdo flexível, diferenciados de um semestre para o outro e definidos pelo Núcleo Docente Estruturante do Curso.  Tais conteúdos estarão presentes em todos os semestres letivos e tratarão das competências necessárias para o mundo do trabalho contemporâneo e  para os desafios da sociedade atual. 

Ao longo do curso o aluno também participará de Grupos de Estudos, direcionados ao desenvolvimento da prática investigativa para o desenvolvimento de pesquisa científica. Além do Estágio Obrigatório que compreende a vivência prática esperada para a formação profissional, favorecendo o desenvolvimento da Formação Téorico-Prática preconizada pela Resolução CNE/CES 10 (2004).

No componente curricular Projeto serão desenvolvidas atividades com carga horária de 250 horas, a partir de problemas reais advindos de demandas sociais, empresariais e individuas que estejam associadas a prática de pesquisa e de extensão. Os alunos, trabalhando em grupos, desenvolverão os problemas, buscando soluções por meio de ações coletivas e individuais. Os conteúdos relacionados ao eixo temático serão estruturados em Microfundamentos e subsidiarão as soluções para os problemas apresentados. Ressalta-se que os Microfundamentos são compostos pelos conteúdos relativos à formação básica e profissional do contador previstos nas diretrizes legais do curso, e abordadas pela perspectiva teórico-prática que favorece a aplicação do saber em distintos ambientes organizacionais. 

Durante a realização das atividades do Projeto os alunos terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos trabalhados nos Microfundamentos desenvolvendo habilidades e atitudes, permitindo a formação das Competências propostas para a formação do egresso. Ainda, o componente curricular Projeto será responsável pela articulação com as disciplinas Competências Comportamentais e Desafios Contemporâneos, as quais consubstanciarão a reflexão teórico-prática instigada pelos projetos desenvolvidos pelo aluno em sua trajetória acadêmica. 

Objetivos

Ao considerar as demandas do mercado de trabalho, as perspectivas profissionais e os desafios já conhecidos para o exercício profissional, foram construídos objetivos específicos que são balizadores para a construção dos recursos pedagógicos utilizados na mediação da aprendizagem.

a) Oferecer oportunidades de desenvolvimento da capacidade crítico-analítica de avaliação das implicações organizacionais, face ao advento das tecnologias da comunicação e da informação.

b) Promover oportunidades para o desenvolvimento da compreensão das questões contábeis nos diferentes modelos de organização, de âmbito nacional e internacional.

c) Formar contadores para o exercício profissional, orientados por princípios éticos na sua prática profissional, aptos a exercer suas responsabilidades com expressivo domínio das funções contábeis.

d) Disponibilizar o acesso a técnicas e instrumentos que permitam a aplicação prática e o pleno exercício das atribuições do Contador dentro de uma visão abrangente e complexa sobre os eventos contábeis.

e) Ensejar condições para uma produção adequada e contínua do conhecimento intelectual, permitindo a inserção do Contador nas práticas atuais verificadas no mundo dos negócios.

f) Aplicar o conhecimento de disciplinas afins à Contabilidade, habilitando o futuro profissional à compreensão das relações multidisciplinares com os campos da Economia, Administração, Direito e Sistemas de Informação.

A  dinâmica relacional do projeto, construída pela integração entre as unidades curriculares, tendo em vista a contínua busca pela integração do ensino, da pesquisa e da extensão, fomenta um ambiente potencializador para o alcance dos objetivos. Além disso, o ecossistema digital visa propiciar a comunicação e a informação entre a equipe multidisciplinar, os docentes, os discentes, e a comunidade acadêmica assistida. A vivência profissional retratada pelas experiências de aprendizagem significativa com proposição de práticas adaptativas, fomenta a reflexão crítico analítica sobre os conflitos de interesse e os desafios éticos-profissionais, favorecendo a retenção da aprendizagem para o longo prazo. Na dinâmica de interação das disciplinas que se apoiam em softwares para a simulação de ambientes corporativos, os alunos são conduzidos a utilizar ferramentas próprias do ambiente de trabalho, adaptando-se às técnicas e instrumentos com abrangência e complexidade, para considerar os eventos contábeis. Referente às relações multidisciplinares, as mesmas foram pensadas na concepção do projeto para que pudessem favorecer a integração de maneira articulada durante a trajetória acadêmica do aluno.

Metodologia

EAD  

  

O que você irá estudar

O curso de ciências contábeis oferece possibilidades de carreira. Sim possibilidades! A profissão oferta vários caminhos para que você possa seguir e obter bons resultados profissionais, se tornando uma pessoa cada vez mais sensível aos desafios da sociedade. Pensando nisso, nosso curso foi organizado para lhe dar a oportunidade de viver o desafio do empreendedorismo suportado pela prática contábil na análise da viabilidade dos negócios, com mensuração de resultados, alinhamento das estruturas organizacionais e possibilidades de captação de recursos com instituições financeiros, funding e investidores. 

Nossa segunda abordagem de carreira diz respeito aos sistemas corporativos. Estamos envolvidos no ecossistema Empresarial pelos ERP´s, com a aplicação de datamining, SPED´s, e todas as soluções de negócio suportadas pela linguagem contábil, desburocratizando processos e mantendo controles específicos para mitigar riscos. Uma leitura moderna da gestão de processos, suportada pelos parâmetros contábeis que envolvem as métricas fiscais para a empresa sobreviver. Para a empresa superar crises é necessário gerenciar o capital, ter domínio do seu capital de giro, e observar quando é possível desenvolver investimentos a partir de políticas de financiamento, ou adotando medidas para a gestão dos seus recebíveis, negociando também os prazos com seus fornecedores. 

Tudo bem alinhado para proporcionar o retorno aos investimentos, o desdobramento das diretrizes alinhadas às expectativas dos stakeholders, permitindo o gerenciamento pelos indicadores com acompanhamento orçamentário, para promover ajustes necessários aos projetos de intervenção, seja pela redução de custos, análise das restrições e maximização do valor. Uma ação de controladoria que permite fortalecer a organização e demonstrar o valor agregado que ela entrega aos seus clientes.

A classe contábil dirigida ao processo de compliance estabelece uma dinâmica de trabalho, que permite avaliar os controles internos para mitigação dos riscos, desenvolvendo o papel da Auditoria Interna, acompanhado pelos processos de governança corporativa. Tendo assim, um olhar do conselho fiscal e do Conselho de administração, diante do trabalho desenvolvido pelo auditor independente, para além desta atuação, em processos que ultrapassam os limites corporativos pela mediação e arbitragem, que favorece uma abordagem da recuperação de causas, mediação de conflitos e busca de soluções, que promovam a recuperação judicial e evitem o processo de falência. 

Mas, também capacita o profissional para apoiar os stakeholders em um processo de falência, assim como a orientação em causas cíveis trabalhistas.Considerando o contexto brasileiro e os desafios do nosso Estado democrático de direito, diante de sua constituição tributária, tendo em vista as suas proporções continentais, nossa abordagem sobre o processo tributário mais complexo do planeta também considera os desafios da gestão pública frente às possibilidades de interação do profissional na área Contábil, quanto a educação fiscal, e a sua participação para o desenvolvimento da sociedade por meio de estruturas empresariais governamentais de parceria público-privada do terceiro setor, tendo em vista os objetivos globais mapeados para o desenvolvimento sustentável.

Clique aqui para acessar a ementa do curso.

Áreas de atuação

O egresso em Ciências Contábeis poderá atuar como contador, auditor e perito contábil. A partir dos dados da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) de 2002, disponibilizados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, identificaram-se os seguintes cargos:

a) Controller (contador)

b) Gerente de contabilidade

c) Administrador de contadorias e registros fiscais

d) Analista: contábil; de balanço; de contabilidade; de contas; de custos

e) Assistente de: contabilidade industrial; contador de custos; contadoria fiscal; controladoria

f) Contador judicial

g) Coordenador de contabilidade

h) Supervisor de contabilidade

i) Inspetor de agência bancária

j) Auditor: contábil; de contabilidade e orçamento; externo (contadores e afins); financeiro; fiscal (em contabilidade); independente (contadores e afins); interno (contadores e afins)

k) Inspetor de auditoria

l) Perito: assistente (contador); contador; de balanço; judicial contábil; liquidador (contador).

Além disso, considerando o distinto enquadramento funcional pelas organizações, o egresso do Curso de Ciências Contábeis também pode atuar como:

a) Diretor Financeiro

b) Administrador de fundos e carteiras de investimento

c) Analista de: câmbio; cobrança (instituições financeiras); crédito (instituições financeiras); crédito rural; leasing; produtos bancários; financeiro (instituições financeiras); planejamento financeiro

d) Auditor fiscal: da Receita Federal; da Previdência Social; do trabalho

e) Fiscal de tributos estaduais e municipais.

Perfil do egresso

O perfil do egresso é direcionado para que o mesmo exerça com ética os aspectos técnicos, legais, financeiros, gerenciais e sociais, em âmbito nacional e internacional, e nos diferentes modelos de organização, tendo bom desempenho no emprego da contabilidade geral, da contabilidade tributária, da controladoria e gestão, da contabilidade aplicada a empresas de natureza específica e a subcampos que emergem na temática contábil mundial, por meio da quantificação de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a utilização da tecnologia da informação, sendo adotado o Compliance, mesmo diante do conflito de interesses, para a busca da sustentabilidade sistêmica.

Durante o seu processo formativo, ofereceremos certificações intermediárias, que favorecerão sua inserção profissional. Ao final do ciclo de “Contabilidade: linguagem dos negócios”, o aluno obterá a certificação intermediária de Qualificação Profissional em Modelagem e Parametrização dos Sistemas de Informação Contábil. Já, o concluinte do ciclo de aprendizagem “Controladoria” obterá a certificação intermediária de Qualificação Profissional em Análise Contábil Financeira e Gerencial. E, ao concluir o ciclo de “Governança Corporativa”,  o aluno receberá a certificação intermediária de Qualificação Profissional de Acreditação e Conformidade Corporativa. Ao final do ciclo de “Contabilidade e Sistema Econômico Nacional”, o aluno receberá uma certificação de  Qualificação Profissional em Gestão Contábil no Sistema Econômico do Brasil.

Turnos * Períodos
Virtual8
* O curso tem uma carga horária total de 3.000 horas e duração média de 4 anos, divididos em 8 semestres de 20 semanas cada.

Colegiado

Grade curricular

Virtual

1° período

Formação: Bacharel

2° período

Formação: Bacharel

3° período

Formação: Bacharel

4° período

Formação: Bacharel

5° período

Formação: Bacharel

6° período

Formação: Bacharel

7° período

Formação: Bacharel

8° período

Formação: Bacharel

Corpo Docente