Informações Importantes: Regime Letivo Remoto

Informações sobre as plataformas virtuais Microsoft Teams e Canvas, meios de comunicação, alterações nas data de início/continuação de disciplinas, etc.

Acesso rápido: Instruções de acesso aos sistemas


As disciplinas do PPGCS estão ocorrendo, neste momento, de forma virtual por meio das plataformas Microsoft Teams e Canvas.

As atividades presenciais serão retomadas dependendo da situação da pandemia da COVID-19 e, consequentemente, das decisões das autoridades de saúde e da Universidade.

- - - - - - - -

Em decorrência do Regime Letivo Remoto estabelecido pela PUC Minas, devido à pandemia da COVID-19, por tempo indeterminado, seguem alguns pontos abaixo sobre o funcionamento do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais, respaldados pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Clique aqui e acesse a página oficial da PUC Minas sobre a COVID-19.

 

 

Visão Geral - Ensino

As atividades de ensino estão ocorrendo remotamente, com o auxílio das plataformas Microsoft Teams Canvas, onde os docentes deverão disponibilizar material didático (aulas, textos, vídeos, atividades, etc.) durante o período de vigência do Regime Letivo Remoto.

Os discentes matriculados em disciplinas isoladas seguirão o mesmo Regime Letivo Remoto dos alunos regulares.


Informações sobre os sistemas e plataformas/Instruções de acesso

  • Sobre o SGA


O SGA é a plataforma oficial utilizada pela Universidade. Por lá, o aluno tem acesso às notas, frequência, credenciais de acesso para sistemas, informações financeiras junto à Universidade, entre outros.

Logo na página inicial do SGA, é possível encontrar os atalhos para o Microsoft Teams e Canvas.

Para acessar o SGA: https://web.sistemas.pucminas.br/SGA.Aluno. A senha é a mesma criada para entrar no portal da matrícula, porém, caso tenha esquecido, basta clicar em “Redefinir senha”.

  • Sobre o Canvas


O Canvas é a plataforma por onde o professor envia avisos e posta materiais didáticos. É possível visualizar as suas disciplinas matriculadas logo na página inicial ou em “Cursos” na barra lateral esquerda.

Dentro de cada “curso”, você terá acesso a todas informações relacionadas à disciplina. Alguns professores utilizarão o Canvas para ministrar as aulas ao vivo – isso, porém, é uma exceção, e será avisado no caso de ocorrer.

Além da possibilidade de publicar “avisos” no Canvas, o professor pode entrar contato com os alunos, em grupo ou individualmente, por mensagens. O aluno, para acessar suas mensagens, deve clicar em “Caixa de entrada” na barra lateral esquerda.

Para acessar o Canvas: entre diretamente pelo atalho no SGA ou acesse https://pucminas.instructure.com. Utilize como usuário o código de pessoa (disponível no SGA em Serviços Acadêmicos > Credenciais de Acesso) e a senha que pode ser alterada pela mesma página de credenciais de acesso. Essa senha será a mesma utilizada para o acesso ao Canvas e Office 365 (Microsoft Teams).

Credenciais de Acesso - RLR.jpg
(Caminho de "Credenciais de Acesso" no SGA)

É possível, ainda, entrar no Canvas clicando em “Fazer login com Microsoft”. Para isso, verifique o passo abaixo para acesso ao Teams, cujas credenciais fazem parte do Microsoft Office 365.

  • Sobre o Microsoft Teams


O Teams faz parte do Microsoft Office 365, disponibilizado pela Universidade. As aulas síncronas (ao vivo) ocorrem dentro das “equipes” da plataforma Teams. Assim que o professor criar uma reunião, ou seja, a conferência da aula, você verá, no chat da equipe, o evento com a opção de “Ingressar”.

Para acessar o Teams: entre diretamente pelo atalho no SGA ou acesse https://teams.microsoft.com – é possível e recomendável baixar o programa para desktop diretamente no site da Microsoft. Utilize como usuário o código_de_pessoa@sga.pucminas.br (código disponível no SGA em Serviços Acadêmicos > Credenciais de Acesso) e a senha que pode ser alterada pela mesma página de credenciais de acesso. Essa senha será a mesma utilizada para o acesso ao Canvas e Office 365 (Microsoft Teams).

Credenciais de Acesso - RLR.jpg
(Caminho de "Credenciais de Acesso" no SGA)

É possível, ainda, acessar o Teams diretamente pelo Canvas. Para isso, clique em “Teams” na barra lateral esquerda, estando dentro de um curso/disciplina.


  • Resolução de problema frequente:


Caso não esteja conseguindo acessar o Canvas pelo login da Microsoft ou não esteja visualizado suas turmas no Teams, pode ser que você não esteja logado na sua conta da PUC Minas, e sim em uma conta pessoal do Outlook ou Hotmail. Para verificar, acesse o Teams (https://teams.microsoft.com) e clique na foto ou nas iniciais do usuário no canto superior direito da tela e selecione a opção “Sair”.
          

Entre no Teams com as suas credenciais no domínio @sga.pucminas.br, conforme instruído acima, para garantir que você está no ambiente acadêmico da PUC Minas. Esse procedimento também é importante para que a sua versão do Teams receba as últimas atualizações.

Quaisquer outros problemas podem ser reportados diretamente no SGA em Serviços Acadêmicos > Credenciais de Acesso > Suporte Técnico.

Parceiros