A maioria das disciplinas do PPGCS está ocorrendo, neste momento, de forma presencial. Algumas estão sendo ofertadas de forma virtual por meio das plataformas Microsoft Teams e Canvas
- - - - - - - -
Informações sobre os sistemas e plataformas/Instruções de acesso
O SGA é a plataforma oficial utilizada pela Universidade. Por lá, o aluno tem acesso às notas, frequência, credenciais de acesso para sistemas, informações financeiras junto à Universidade, entre outros.
Logo na página inicial do SGA, é possível encontrar os atalhos para o Microsoft Teams e Canvas.
O Canvas é a plataforma por onde o professor envia avisos e posta materiais didáticos. É possível visualizar as suas disciplinas matriculadas logo na página inicial ou em “Cursos” na barra lateral esquerda.
Dentro de cada “curso”, você terá acesso a todas informações relacionadas à disciplina. Alguns professores utilizarão o Canvas para ministrar as aulas ao vivo – isso, porém, é uma exceção, e será avisado no caso de ocorrer.
Além da possibilidade de publicar “avisos” no Canvas, o professor pode entrar contato com os alunos, em grupo ou individualmente, por mensagens. O aluno, para acessar suas mensagens, deve clicar em “Caixa de entrada” na barra lateral esquerda.
Para acessar o Canvas: entre diretamente pelo atalho no SGA ou acesse
https://pucminas.instructure.com. Utilize como usuário o
código de pessoa (disponível no SGA em Serviços Acadêmicos > Credenciais de Acesso) e a senha que pode ser alterada pela mesma página de credenciais de acesso.
Essa senha será a mesma utilizada para o acesso ao Canvas e Office 365 (Microsoft Teams).
(Caminho de "Credenciais de Acesso" no SGA)
É possível, ainda, entrar no Canvas clicando em “Fazer login com Microsoft”. Para isso, verifique o passo abaixo para acesso ao Teams, cujas credenciais fazem parte do Microsoft Office 365.
O Teams faz parte do Microsoft Office 365, disponibilizado pela Universidade. As aulas síncronas (ao vivo) ocorrem dentro das “equipes” da plataforma Teams. Assim que o professor criar uma reunião, ou seja, a conferência da aula, você verá, no chat da equipe, o evento com a opção de “Ingressar”.
Para acessar o Teams: entre diretamente pelo atalho no SGA ou acesse
https://teams.microsoft.com – é possível e recomendável baixar o programa para desktop diretamente no
site da Microsoft. Utilize como usuário o
código_de_pessoa@sga.pucminas.br (código disponível no SGA em Serviços Acadêmicos > Credenciais de Acesso) e a senha que pode ser alterada pela mesma página de credenciais de acesso.
Essa senha será a mesma utilizada para o acesso ao Canvas e Office 365 (Microsoft Teams).
(Caminho de "Credenciais de Acesso" no SGA)
É possível, ainda, acessar o Teams diretamente pelo Canvas. Para isso, clique em “Teams” na barra lateral esquerda, estando dentro de um curso/disciplina.
Resolução de problema frequente:
Caso não esteja conseguindo acessar o Canvas pelo login da Microsoft ou não esteja visualizado suas turmas no Teams, pode ser que você não esteja logado na sua conta da PUC Minas, e sim em uma conta pessoal do Outlook ou Hotmail. Para verificar, acesse o Teams (
https://teams.microsoft.com) e clique na foto ou nas iniciais do usuário no canto superior direito da tela e selecione a opção “Sair”.
Entre no Teams com as suas credenciais no domínio @sga.pucminas.br, conforme instruído acima, para garantir que você está no ambiente acadêmico da PUC Minas. Esse procedimento também é importante para que a sua versão do Teams receba as últimas atualizações.
Quaisquer outros problemas podem ser reportados diretamente no SGA em Serviços Acadêmicos > Credenciais de Acesso > Suporte Técnico.