Bolsas

Bolsas Instituicionais

O Programa recebe bolsas da CAPES, CNPq e FAPEMIG. Não há cotas fixas. À medida em que são liberadas, as bolsas são repassadas para os alunos de acordo com o Regulamento do Programa, seguindo as normas das entidades beneficiadoras. No âmbito do PPGCS da PUC Minas, as bolsas são gerenciadas por uma comissão específica. Para maiores informações sobre as bolsas disponíveis ver os seguintes sites: FapemigCNPq e Capes.

Bolsas Assistenciais

A PUC Minas concederá anualmente bolsas de estudo assistenciais, duas para mestrado e uma para doutorado, em cada um dos 16 Programas de Pós-graduação stricto sensu da Universidade, a estudantes que ingressarem nesses cursos e que comprovarem renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo para bolsas de 100% e de até três salários mínimos para bolsas de 50%. A bolsa será concedida no percentual de 100%, podendo ser convertida em duas bolsas de 50% para atender a um maior número de estudantes. O processo seletivo relativo à concessão das bolsas implica a inscrição no processo seletivo para ingresso no respectivo Programa de Pós-graduação, seleção acadêmica e avaliação socioeconômica, realizada pela Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (SECAC).

Pós-doutorado (PNPD/CAPES)

O PPGCS é contemplado pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES . O PNPD é um programa de concessão institucional que financia estágios pós-doutorais em programas de pós-graduação stricto sensu acadêmicos recomendados pela CAPES. O processo seletivo referente à essa bolsa é realizado conforme a disponibilidade da mesma. Os editais de seleção são divulgados na página principal do site do PPGCS.

Programa Parceiros na Pesquisa da PUC Minas  

1/3 da mensalidade de Bolsa PUC Minas, 1/3 a cargo da Empresa e 1/3 do Funcionário; 

1/3 de Bolsa PUC Minas e 2/3 a cargo da Empresa;

1/3 de Bolsa PUC Minas e 2/3 a cargo do Aluno;

Maiores informações em: clique aqui.

Parceiros