Linha de pesquisa em Marketing - GEMACONS
A linha de pesquisa em Marketing, proposta para essa parceria entre o curso de Administração a distância e o programa de pós graduação em Administração da PUC Minas está alicerçada nas atividades do grupo de pesquisa GEMACONS.
O GEMACONS surgiu por iniciativa dos professores da Linha de Pesquisa Estratégia e Marketing do Programa de Pós-graduação em Administração da PUC Minas com a missão de produzir conhecimento nos campos do marketing, consumo e sociedade. O grupo tem um caráter multidisciplinar para investigar os diversos fenômenos envolvendo tanto o marketing como o consumo, buscando construir interfaces entre esses campos e outras áreas do conhecimento como economia, filosofia, sociologia, psicologia e antropologia.
São objetivos do grupo:
Desenvolver pesquisas interdisciplinares nos campos de consumo levando em consideração diferentes visões, com ênfase na perspectiva social e simbólica das práticas de consumo;Explorar questões relacionadas à mudança de foco das transações para os relacionamentos nos mercados consumidores e organizacionais;Estudar a relação entre as práticas de marketing e questões societais;Firmar parcerias com professores, pesquisadores e outros profissionais de diferentes universidade e centros de pesquisa envolvidos nas temáticas tangentes ao grupo de pesquisas;Investigar diversas e inovadoras perspectivas metodológicas de pesquisas tanto quantitativas como qualitativas nos campos do marketing, consumo e sociedade;Promover encontros, workshops, seminários e outros eventos com o propósito de discutir, debater e trocar experiências acerca dos temas tratados no grupo.O grupo trabalha na linha de pesquisa de Marketing, Consumo e Sociedade.A partir dessa linha de pesquisa, o GEMACONS está dividido em três grupos temáticos:
Consumo
Este grupo tem o propósito de desenvolver estudos com foco no entendimento do consumo em uma perspectiva multidisciplinar, especialmente pesquisas com foco em questões envolvendo grupos sociais diversos, regionalidades, comunidades de consumo, bem como formas de apropriação de significados.
Marketing e Relacionamentos
Este grupo temático tem por finalidade desenvolver pesquisas no âmbito do marketing relacional, em uma concepção mais ampla, envolvendo consumidores, empresas e sociedade. Inclui ainda estudos sobre marketing de serviços, relacionamentos em redes, valor para o cliente, orientação para o mercado e modelos de interação.
Macromarketing
Inclui pesquisas com foco no macromarketing com foco nas discussões sobre ética em marketing, consumo consciente ou verde, resistência ao consumo, consumismo, consumerismo, responsabilidade social corporativa, sustentabilidade em marketing e marketing de organizações sem fins lucrativos.
O GEMACONS tem como líderes os professores Marcelo de Rezende Pinto e Ramon Silva Leite, ambos professores tanto do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) e o curso de Administração a distância da PUC Minas e como membros docentes os professores Paula Karina Salume, Sara Pimenta Resende e Ricardo César Alves, todos professores do curso de Administração a distância da PUC Minas.
O grupo conta ainda com os seguintes pesquisadores externos:
Danielle Ramos de Miranda Pereira - Fundação João Pinheiro
Leonardo Lemos da Silveira Santos – Universidade Federal de Juiz de Fora
Rodrigo Cassimiro de Freitas – Universidade Federal de Lavras.
Fazem ainda parte do grupo todos os alunos dos cursos de mestrado e doutorado do PPGA – PUC Minas e, à partir desta parceria, os alunos do curso de graduação a distância em Administração que se sentirem motivados a se embrenharem pelo instigante mundo da pesquisa acadêmica em marketing, consumo e sociedade.
Mais vídeos relacionados à linha de pesquisa:
Domínios da CCT
Cultura e consumo