Núcleo de Pesquisa Social: Teoria Crítica, Cultura e Educação
O Núcleo de Pesquisa Social compõe a Rede Emíli@ - Rede Iberoamericana de Pesquisa, com parcerias nacionais e internacionais. Adota como metodologia de análise sociológica a hermenêutica objetiva, desenvolvida por U. Oevermann, sociólogo alemão, seguindo a tradição da Teoria Crítica de T. Adorno. A partir de 2007, aplicou o método em pesquisas educacionais, em Belo Horizonte. Desenvolve estudos sobre o método e sobre a Teoria Crítica da Sociedade, objetivando compreender o seu legado teórico-metodológico para a pesquisa em educação, para os estudos da sociedade e da cultura, bem como para a Educação da Infância. As pesquisas se desenvolvem por meio da interlocução sistemática com pesquisadores da Universidade alemã e de outras universidades brasileiras. Organizou em 2009 o Encontro de Teoria Crítica e Pesquisa Empírica em educação, com participação de Andreas Gruschka da Universidade de Frankfurt e professores do GEP Teoria Crítica e Educação.
DGP/CNPq -
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/173019
Ateneo en línea: Prácticas y Experiencias de Investigación junto a Infancias por sus Derechos. Objetivo: Generar un espacio de intercambio y análisis de prácticas de investigación producidas en diferentes contextos y territorios. Desde el Proyecto de Investigación C149 de la UNCo nos proponemos iniciar espacios de intercambio con diferentes grupos de investigación formalizados en instituciones académicas -universidades e institutos – y de otros actores sociales - colectivos docentes y organizaciones sociales. Entendemos que las prácticas y experiencias de investigación no se centran sólo en los ámbitos académicos reconocidos, son parte de múltiples espacios y haceres. La modalidad de ateneo propicia un diálogo formativo particular que resulta muy adecuado para esta propuesta en la que se encontrarán voces y saberes con la finalidad de producir otros – nuevos – novedosos. La propuesta inicial es realizar dos encuentros en línea a través de uno de los espacios virtuales de la Universidad Nacional del Comahue.
Território dos Estudos da Infância - O Grupo de Estudos e Pesquisas Território dos Estudos da Infância-TEI têm como objetivo ser um espaço e tempo de análises e reflexões acerca das investigações realizadas sobre/com/da infância e das crianças nas suas relações no/com o mundo. Além disso, enquanto grupo, nossa pretensão é ainda desenvolver pesquisas coletivas e individuais vinculadas a proposta do TEI. Portanto, trata-se de um espaço público para conferências de investigações, estudos ou práticas, desenvolvidos nos espaços acadêmicos, escolares e da sociedade de um modo geral, realizados por pesquisadores, professores e especialistas de diferentes campos de saberes.
DGP/CNPq -
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/498858
Núcleo de Pesquisa Infâncias Amazônicas: Arte, Cultura e Educação de crianças em diferentes contextos (NUPEIA) - O NUPEIA vem atuando em pesquisas na Amazônia, principalmente na região da Amazônia Marajoara, Amazônia Bragantina e na Região Metropolitana de Belém com estudos sobre as temáticas: práticas culturais cotidianas, recursos e ou metodologia inovadoras por meio da ludicidade, Carnaval e Infâncias e memórias e artes cênicas. Mantém parcerias com outros grupos de pesquisas como O TAMBOR, que discute Etnocenologia e Carnaval, com PERAU que investiga História/Memória. Com o GERA que analisa a formação de professores para as relações raciais. O NUPES, que investiga as infâncias e as crianças em ambientes formais e não formais e suas culturas infantis. As pesquisas sobre infâncias e crianças da Amazônia se apresentam em várias regiões do estado do Pará, possibilitando o conhecimento desse grupo geracional e seus atores sociais de maneira que as pesquisas deem subsídios, para a ampliação pelo Estado, das políticas públicas garanta e vida plena das crianças da Amazônia.
DGP/CNPq -
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/456767
Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância (GRUPEGI) - A Geografia da Infância busca compreender os bebês, as crianças e suas infâncias através do espaço geográfico e das expressões espaciais que dele se desdobram, tais como as paisagens, os territórios e os lugares, entre outras; mas é também o desejo de dialogar com as geografias criadas pelos bebês e pelas crianças. Nessa acepção, nossas pesquisas buscam compreender como as crianças pequenas se envolvem com os elementos da cultura espacial e como essas emergem em suas vidas cotidianas. Interessam-nos as formas geneticamente embrionárias dos processos de vivência dos elementos espaciais, a gênese da criação e da atividade autoral, que a nosso ver explica a formação das estruturas superiores de criação e autoria.
DGP/CNPq -
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/655395
Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Interdisciplinar - O Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Interdisciplinar (GEPEI) visa analisar a formação do sujeito a partir de diversos recortes teóricos. A partir desses recortes buscaremos fazer algumas inferências sobre as relações entre o sujeito e a transmissão do saber no que diz respeito aos aspectos que definem a qualidade na educação. Assim, diversos elementos que cruzam o processo formativo são eixos primordiais de análise para que se possa pensar na constituição de uma prática educativa de qualidade. Portanto, o Grupo terá como objetivo estimular pesquisas no sentido de analisar as relações entre os sujeitos em diversas situações de transmissão do saber com o intuito de fundamentar uma prática educativa e, principalmente, a busca de emancipação que possibilite a formação de um sujeito inserido num processo dialógico com o saber não sabido nas interfaces entre desenvolvimento e sociedade.
DGP/CNPq -
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/16177
NIPE - Núcleo Interdisciplinar de Práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária – As pesquisas dos integrantes do Grupo situam-se no campo da Educação e enfocam temas referentes às práticas de ensino, pesquisa e extensão interdisciplinares, desenvolvidas em diferentes âmbitos da educação, originando publicações (livros e artigos em coletâneas), exposições e apresentações de trabalhos em eventos nacionais e internacionais (congressos, seminários, simpósios e encontros) de divulgação científica, a exemplo da ANPEd, Associação Nacional de Pesquisa em Educação e do ENDIPE, Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino
DGP/CNPq -
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/538018
Núcleo de Tradução, Estudos e Interpretação das obras dos representantes da Teoria histórico-cultural - Nas duas últimas décadas do século XX, chegaram ao Brasil as primeiras obras de alguns pensadores soviéticos. Entre elas, estavam importantes trabalhos dos fundadores da teoria histórico-cultural soviética, representados, sobretudo, pelos textos de Vigotski e seus colaboradores. Os postulados desses autores chegaram ao ocidente por meio de traduções norte-americanas que as difundiam dentro do contexto histórico-geográfico do momento, marcado pela guerra fria e por um arranjo do espaço mundial, focado em uma organização bipolar, de coexistência entre ideologias político-econômicas diferenciadas. Por sua vez, no interior da então União Soviética, muitos desses textos estavam sendo redescobertos, reeditados, tornavam-se públicos, voltavam a circular em diversos círculos, após anos de censuras e cortes promovidos no período stalinista e pelos governos soviéticos que o sucederam. No final dos anos de 1970 e início doa 1980, intensificou-se a divulgação das obras dos principais representantes da teoria e surgiu a possibilidade ter acesso a tais escritos que nos revelam facetas pouco conhecidas de seus autores. É nesse ínterim que organizamos o Núcleo de Tradução, Estudos e Interpretação das obras dos representantes da Teoria Histórico-Cultural - NUTHIC, cujo propósito principal é contribuir com a tradução, divulgação, estudos e interpretação dos trabalhos escritos e publicados por L.S.Vigotski, A.R.Luria, A.N.Leontiev, L.I.Bojovitch entre outros. Tal proposta tem sua gênese nas pesquisas de doutorado de PRESTES (2010), quando nos foi possível conhecer o equívoco que muitas traduções existentes no Brasil e em outros países ocidentais apresentavam, apontando para interpretações diferenciadas de suas origens. Situado no interior da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, o núcleo reúne pesquisadores de diferentes institutos e formação, além de outras instituições, todos com o interesse comum na Teoria histórico-cultural e em seus escritos originais.
DGP/CNPq -
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/35929
Grupo de Pesquisa Arte e Linguagens Contemporâneas - Propõe estudar as interdisciplinaridades da Arte Contemporânea em ambientes metodológicos que investigam o universo das linguagens não-verbais (visual, sonoro, gestual) a partir de duas matrizes referenciais: criatividade e semiótica - nas interfaces com educação e cultura, em desdobramentos teórico-práticos. O Grupo atua em ensino - Disciplinas do PPGEAHC da Universidade Mackenzie, pesquisa - Produções intelectuais e técnicas, em níveis docente e discente e extensão - Organização de eventos artísticos no Brasil e no Exterior. O aTempo compreende pesquisas avançadas em duas dimensões: 1) estudos visuais e curadoria; 2) estudos de criatividade e novas linguagens. Mantém projetos ativos com: FBA-UPorto - Portugal; VICARTE / FCT-UNL e FBAUL - Portugal; FBA-UZaragoza - Espanha; FBA-UNdeLaPlata - Argentina. O GP conta com o apoio instrumental do Laboratório de Vidro e Metal (REVIDRO).
DGP/CNPq - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/537638