Biobanco/Biorrepositório
Biobanco é uma coleção organizada de material biológico humano e informações associadas, coletado e armazenado para fins de pesquisa, conforme regulamento ou normas técnicas, éticas e operacionais pré-definidas, sob responsabilidade e gerenciamento institucional dos materiais armazenados, sem fins comerciais.
O Biobanco da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Biobanco PUC Minas) foi criado pela Portaria R/N 067/2021 e está vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS). Os projetos que pretendem utilizar material biológico humano provenientes do Biobanco PUC Minas devem apresentar as documentações relativas ao uso desse material biológico. As informações sobre esses procedimentos podem ser obtidas pelo e-mail: biobanco@pucminas.br.
Coordenadora Titular: Giovanna Ribeiro Souto
Coordenador Suplente: Paulo Eduardo Alencar de Souza
Biorrepositório é uma coleção de material biológico humano, coletado e armazenado ao longo da execução de um projeto de pesquisa específico, conforme regulamento ou normas técnicas, éticas e operacionais pré-definidas, sob responsabilidade institucional e sob gerenciamento do pesquisador, sem fins comerciais.
Os projetos de pesquisa que envolvem a coleta e/ou utilização de material biológico humano devem informar na sua metodologia como será realizada a coleta, processamento e armazenamento, e destino do material biológico humano coletado, fazendo constar no TCLE a informação de que o material será utilizado apenas para o projeto de pesquisa específico. Ao final do período de realização da pesquisa, o material biológico humano armazenado em biorrepositório pode: (i) permanecer armazenado; (ii) ser transferido formalmente para outro biorrepositório ou biobanco, mediante aprovação dos CEPs das instituições envolvidas; (iii) ser descartado, em observância às normas vigentes e de acordo com o contido no TCLE, respeitando-se a confidencialidade e a autonomia do participante da pesquisa.