Intercâmbios

INTERCÂMBIOS NACIONAIS

Os docentes do PPG integram os seguintes Grupos de Trabalho (GT) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP): 

(1) GT Cotidiano e Práticas Sociais;

(2) GT Dispositivos Clínicos em Saúde Mental;

(3) GT Família e Comunidade;

(4) GT Políticas de Subjetivação, Invenção do Cotidiano;

(5) GT Psicanálise, Política e Cultura;

(6) GT Psicanálise em Redes: teorias e práticas acadêmicas e profissionais;

(7) GT Psicologia Sócio Histórica e o contexto brasileiro de desigualdade social;

(8) GT Trabalho e Saúde;

(9) GT Territorialidades, violências, políticas e subjetividades.

 

Principais INTERCÂMBIOS NACIONAIS desenvolvidos no Programa nos últimos anos, alguns deles envolvendo INTERAÇÕES INTERNACIONAIS. 

1. REDE DE PESQUISA – COLETIVO AMARRAÇÕES.

O Coletivo é composto por um grupo de docentes pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino Superior do Brasil (UFRGS, UFSM, USP, UFMG, UNIFOR, PUCMG), da Universidade de Antioquia (Colômbia) e da Universidade de Rennes II (França), cujas pesquisas e estudos referem-se ao tema das articulações da psicanálise com as políticas referentes à juventude em situação de vulnerabilidade e violência. 

2 - REDE DE PESQUISAS EM NARRATIVAS, GÊNERO E POLÍTICA 

Esta rede de pesquisa nacional, com interações internacionais, foi articulada com pesquisadoras da PUC Minas, da UFPE, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisadores estrangeiros: Jacques Rhèaume (Université du Quebec à Montreal, Canadá), Jean Clandinin (University of Alberta, Canadá) e Isabel Maria Casimiro (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique). Um dos focos dessas interlocuções nacionais e internacionais é o aprimoramento teórico-metodológico da pesquisa com métodos narrativos, em diálogo com as artes, promovendo a expansão dos conhecimentos produzidos para setores não-acadêmicos. 

3. REDE DE PESQUISA SOBRE JUVENTUDE E VIRTUALIDADE

Rede de pesquisa nacional com interações internacionais, com participação de docentes e discentes da PUC Minas, UFMG, Universidade Estadual de Maringá - UEM e Faculdade Ciências da Vida de Sete Lagoas - MG. A rede também tem estabelecido parcerias com docente da Faculdade de Psicologia da Universidad de la República do Uruguai e da Faculdade de Psicologia da Universidad de La Sabana da Colômbia.

4. Psicologia, Trabalho e Processos Psicossociais - PSITRAPP 

É um núcleo de estudos, formado por pesquisadores, professores e alunos de diversas áreas, que se propõe a investigar e intervir no campo do trabalho, tomando-o não apenas como atividade assalariada formal e informal, mas como toda atividade humana por meio da qual se constitui o sujeito, em suas relações mutantes consigo mesmo, com o outro e com o mundo a transformar.

5. Laboratório de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Crítica Social – Lapcris

Visa a criação de um espaço de formação em pesquisa e de produção de conhecimentos concernentes ao entrelaçamento da psicanálise com a vida cotidiana pensando no tema da clínica, da política, das instituições no enlaçamento com a subjetividade. 

6. LABORATÓRIO CLÍNICA PSICANALÍTICA: INVENÇÕES SUBJETIVAS NA ATUALIDADE/LAPSI

Constitui-se como um espaço de formação em pesquisa e produção de conhecimento cujo campo de estudo compreende a clínica psicanalítica, o sujeito e o laço social contemporâneo, assim como as manifestações contemporâneas dos sintomas. Nossas pesquisas tomam a seu encargo as discussões conceituais, bem como os fenômenos psicossociais contemporâneos, pensados à luz da psicanálise: a sexuação e o feminino, a mãe e mulher, a clínica do excesso e adolescência, a clínica e a universidade.

 

INTERCÂMBIOS INTERNACIONAIS

1 - REDE INTERNACIONAL SOBRE CLÍNICAS DO TRABALHO

Rede de pesquisadores ligados à Psicossociologia e às disciplinas denominadas "Clínicas do Trabalho", a saber: a Psicodinâmica do Trabalho, a Clínica da Atividade, a Ergologia e a Psicossociologia do Trabalho.

Instituições envolvidas, ao longo dos projetos: PUC Minas, UFMG, UFF, USP, UnB, UFSC, UFSJ, UFPE, Universidade de Córdoba (Argentina), Universitat Autònoma de Barcelona, Université du Québec à Montréal (UQAM, Canadá), Universidade de Paris Diderot (França), Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM, França), Universidade de Coimbra (Portugal).  

2 – REDE INTERNACIONAL DE PESQUISA – RECHERCHE AVEC.

Rede de pesquisa internacional em Socioclínica Institucional, presidia pelo professor Gilles Monceau (Universidade de Cergy Pontoise). Essa rede de pesquisa visa fortalecer o intercâmbio institucional entre os países dos pesquisadores, com a produção de pesquisas e publicações conjuntas, além do envio de alunos, em doutorado sanduíche ou na modalidade de cotutela. A rede tem, inclusive, uma página na internet para intercâmbios entre os participantes - http://rechercheavec.com/. Instituições envolvidas: Université Cergy Pontoise, Université de Limoges, Université de Tours, Université de Ottawa, Universidad Veracruzana, Unicamp, USP Ribeirão PretoPUC Minas, UFF.

_____________________

CONVÊNIOS

Pesquisa: Investigação sobre a ocorrência de adoecimento mental em trabalhadores rurais, em Minas Gerais. Projeto CNPq (2011-2014).

Atividades conjuntas com docentes e pesquisadores do CERSES, Centre de Recherche Sens, Éthique, Société, laboratório de pesquisa associado à Université Paris-Descartes e ao CNRS – Centre National de la Recherche Scientifique (França), como continuidade do convênio de cooperação científica entre a PUC/Minas e o CERSES/CNRS/Université Paris-Descartes. Estas atividades envolvem publicações no Brasil e na França, de pesquisadores do CERSES e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da PUC Minas. Entre outros frutos desse convênio, há a possibilidade de período sanduíche para alunos de doutorado.

Pesquisa: Mulheres encarceradas: laços com o crime, desenlace com a família (CNPq, FAPEMIG, FIP).

Instituições envolvidas: PUC Minas, Universidade de Barcelona (UB), Universidade de Antioquia, UFSJ e UNIFOR. Como parte das atividades da pesquisa, a professora Ilka Franco Ferrari foi convidada, em 2011, para aulas no curso de Mestrado de Psicologia Clínica e da Saúde, da Universidade de Barcelona, no Seminário de casos clínicos de adultos, juntamente com o prof. Adolfo Jarne Esparcia, para acontecer em janeiro e fevereiro de 2012. Um dos resultados deste intercâmbio envolve a possibilidade de período sanduíche de doutorandos do Programa na UB.



Convênio com a Université Cergy Pontoise

A professora Roberta Carvalho Romagnoli realizou Estágio Pós Doutoral na Université Cergy Pontoise, com o professor Gilles Monceau, de janeiro a julho de 2011. Na ocasião foi firmado um convênio entre esta universidade e a PUC Minas, com o intuito tanto de envio de doutorandos com bolsa sanduíche quanto para a construção de uma rede de pesquisa entre universidades da França, do Brasil, do México, da Argentina e do Canadá. A professora Roberta faz parte desta rede de pesquisa.


REDES DE PESQUISA EM PARCERIA COM INSTITUIÇÕES ESTRANGEIRAS

Pesquisa: Investigação sobre a ocorrência de adoecimento mental em trabalhadores rurais, em Minas Gerais (CNPq 2011-2014).

Atividades conjuntas com membros do CIRFIP, Centre International de Recherche, Formation et Intervention Psychosociologiques, França, resultando em publicações. Docentes e discentes envolvidos: pesquisadora Dra. Jacqueline Barus-Michel membro, Dr. Eugène Enriquez, Dr. Gilles Amado, Dr. André Lévy, Pierre Roche e Dr. José Newton Garcia de Araujo (PUC Minas).

Pesquisa: Investigação sobre a ocorrência de adoecimento mental em trabalhadores rurais, em Minas Gerais (CNPq 2011-2014).

Atividades conjuntas com membro do CNAM - Conservatoire National des Arts et Métiers, França, resultando em realização de conferência no Programa da PUC Minas (ver item “Outras Informaçoes”) e um Colóquio Internacional de Psicossociologia do Trabalho, em 2012, em Belo Horizonte, organizado pelo Prof. José Newton Garcia de Araújo (PUC Minas), pela Profa. Vanessa Andrade Barros (UFMG) e da Profa. Dominique Lhuilier (CNAM). Vários outros pesquisadores do CNAM, participaram deste evento, assim como pesquisadores de outros países, como Argentina, Itália e Canadá. Desse Colóquio Internacional resultou a publicação de um número temático da Nouvelle Revue de Psychosociologie (publicação prevista para abril de 2013), contendo artigos dos principais palestrantes deste evento. Este número temático da revista foi organizado pela Profa. Dominique Lhuilier (CNAM), Vanessa Andrade Barros (UFMG) e José Newton Garcia de Araújo (PUC Minas). Docentes e discentes envolvidos: Dra. Dominique Lhuilier e Dr. José Newton Garcia de Araújo (PUC Minas).

Grupo de pesquisa Clínica Psicanalítica, CLINP

Ilka Franco Ferrari faz parte do Grupo de pesquisa Clínica Psicanalítica, CLINP, CNPq-UFRJ/Programa de Pós-Graduação em Psicologia, coordenado pela professora Drª Vera Lopes Besset, que tem acordo com o Laboratório de Psicopatologia e clínica psicanalítica da Universidade Rennes 2, França, dirigido pelo professor Dr. J.C. Maleval e Jean-Luc Gaspard (diretor adjunto). Por meio dessa parceria já realizou pesquisa conjunta com Vera Lopes Besset e já foi convidada para participar do Colloque Economie psychique et changement social (2009), apresentando o trabalho L’élément thérapeutique de la psychanalyse et ses doubles dans le réseau public brésilien, na cidade de Poitiers.


REDES DE PESQUISA EM PARCERIA COM INSTITUIÇÕES NACIONAIS

Pesquisa: Monitoramento e análise da implantação e funcionamento do serviço Help Line/Disque 100 na atenção a crianças e adolescentes e autores de violência sexual – Programa de Pós-Graduação em Psicologia PUC Goiás (FAPEG) Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República.

Instituições envolvidas: PUC Goiás e PUC Minas. Número de docentes e discentes envolvidos: 1 docente da PUC Minas, profa. Dra. Maria Ignez Costa Moreira (pesquisadora Consultora) e 1 da PUC Goiás, profa. Dra. Sonia Maria Gomes Sousa e 4 discentes da Graduação, 4 do Mestrado e 1 do Doutorado.

Pesquisa: A participação Social Juvenil, subjetividade, cultura, política e direitos (CNPq)

Instituições envolvidas: Pesquisa Interinstitucional, coordenada pela profa. Dra. Lucia Rabello de Castro, UFRJ, com participantes da UFMG, UFSC, UFPE, UFAL, PUC Minas (profa. Dra. Maria Ignez Costa Moreira). São 02 discentes da Graduação, 4 do Mestrado e 1 do Doutorado.

Pesquisa: Violência Doméstica perpetrada contra a mulher no município de Montes Claros/MG: um recorte possível (FAPEMIG, CNPq).

Instituições envolvidas: PUC Minas/ Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI/Montes Claros)/ Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)/10º Batalhão da Polícia Militar de Montes Claros. Número de docentes e discentes envolvidos: 1 docente da PUC Minas (Profa. Dra. Roberta Carvalho Romagnoli), 1 docente da FASI (Leila Lucia Gusmão de Abreu), docente da UNIMONTES (Marise Fagundes Silveira) e 2 discentes da FASI, em iniciação científica (Luciana Queiroz e Wellington Fernandes de Brito). A professora Roberta Carvalho Romagnoli coordena a pesquisa e se implica diretamente na formação de novos pesquisadores no Vale do Jequitinhonha. Um dos resultados esperados é a construção de uma cartilha para o 10º Batalhão da Polícia Militar de Montes Claros, com o mapeamento das regiões de maior incidência da violência doméstica, para subsidiar ações de prevenção.

Pesquisa: Investigação sobre a ocorrência de adoecimento mental em trabalhadores rurais, em Minas Gerais (CNPq 2011-2014).

Atividades conjuntas com docentes e pesquisadores do Depto. de Medicina Preventiva e Social da UFMG, especialmente do Laboratório de Medicina do Trabalho. Número de docentes envolvidos: Prof. José Newton Garcia de Araújo (PUC Minas), Prof. Dr. Tarcísico Márcio Magalhães Pinheiro (UFMG), Profa. Andréa Maria Silveira (UFMG). Duas ex-alunas do Programa integram a equipe. As dissertações concluídas pelas discentes estão relacionadas ao trabalho, que tem gerado produções entre docente/docente e docente/discente.


Pesquisa: “Narrativas sobre a morte: experiência de mulheres trabalhadoras rurais e mulheres vivendo com HIV/Aids no jogo político dos enfrentamentos pela vida” (CNPq).

Pesquisa interinstitucional, envolvendo os Programas de Pós-graduação em Psicologia da PUC Minas e da Universidade Federal de Pernambuco. Coordenada pela professora Luciana Kind do Nascimento (PUC Minas) com cocoordenação da professora Rosineide Cordeiro (UFPE). Envolve estudantes de doutorado, mestrado e graduação, de ambas as instituições (5 doutorandas, 6 mestrandos e 3 bolsistas de iniciação científica). 

Pesquisa: “Promoção da Saúde: entre os estilos de vida e as ações intersetoriais” (FAPEMIG)

Pareceria direta entre os professores João Leite Ferreira Neto (PUC Minas) e Walter Melo (UFSJ), com frequentes reuniões de pesquisa, presença em eventos e participações em bancas.

Pesquisa sobre o ato e o feminino

Pesquisa realizada pela profa. Cristina Marcos, sobre o ato e o feminino, integra docentes da UFMG, da Faculdade de Ciências Médicas e da Faculdade Isabela Hendrix. Essa profa. integra o grupo de pesquisa do CNPq, SIntomas contemporâneos - Investigação em Medicina e Psicanálise, que agrega as pesquisas realizadas no NIAB - Núcleo de Investigação da Anorexia e Bulimia do Hospital das Clínicas, da UFMG, e o Núcleo de Saúde do Adolescente da UFMG.

Observatório da Juventude da Faculdade de Educação da UFMG

Interlocução conduzida pela professora Márcia Stengel, que atualmente integra o grupo Observatório da Juventude da Faculdade de Educação da UFMG, coordenado pelo prof. Juarez Dayrell, além de fazer parte da Comissão Nacional do Jubra, Juventude Brasileira.

Parceiros