Autoavaliação do Programa

Os mecanismos adotados pela Instituição e pelo Programa evidenciam o comprometimento na obtenção de retorno dos discentes e egressos sobre as atividades desenvolvidas no mesmo, assim como sobre o impacto das mesmas na formação obtida e na sequência de suas atividades profissionais, possibilitando que ações voltadas para adequações e avanços sejam implementadas.

O processo de autoavaliação do PPGO orienta-se, inicialmente, pelos princípios que regem a proposta de Autoavaliação Institucional da PUC Minas, conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), que tem como objetivo atender à instituição no desenvolvimento de autoconhecimento, na definição de estratégias, políticas e planos institucionais em diversos níveis.

No que diz respeito aos processos de autoavaliação no âmbito da PUC Minas, estes assumem como diretriz a participação de toda a comunidade acadêmica. Para isso, em um primeiro momento, os envolvidos foram convocados a participar do processo de construção dos instrumentos e a responder a eles por meio de questionários ou roteiros específicos. E, em um segundo momento, promovem-se a socialização dos resultados e o compartilhamento das experiências entre os vários setores da Universidade.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) desenvolve diferentes frentes de trabalho, com vistas a alcançar esses objetivos. Para a realização da autoavaliação conduzida junto aos programas de pós-graduação “stricto sensu” da PUC Minas, a CPA realizou, ao longo de 2018, diversas reuniões com representantes discentes, professores e coordenadores de programas, nas quais foi discutido um modelo de avaliação que não se sobrepusesse a outras já realizadas, como a avaliação quadrienal da CAPES e o acompanhamento realizado para a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) da PUC Minas. As conclusões dessas reuniões foram discutidas com a PROPPG, e ficou acordado que a avaliação conduzida pela CPA privilegiaria um instrumento para oportunizar uma avaliação do programa como um todo, contemplando as vozes de professores e discentes concluintes. A avaliação dos Programas ocorre anualmente junto aos professores, no mesmo momento em que ocorre toda a avaliação institucional. Junto aos alunos, ela se ocorre ao final de sua passagem pelo Programa, momento em que estes respondem a um instrumento único, com questões referentes à instituição, ao programa, às disciplinas cursadas e a outros processos.



Parceiros