29/09/2020 14:00

PPGCOM oferece aula aberta com pesquisadores internacionais nos dias 2 e 5 de outubro

Atividade marca o encerramento da disciplina Mídia, Democracia e Direitos Humanos na América Latina​


O Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da PUC Minas promove duas conferências com convidados internacionais nos dias 2 e 5 de outubro. As atividades fazem parte da disciplina Mídia, Democracia e Direitos Humanos na América Latina, ofertada pelo PPGCOM desde agosto, mas terão o formato Aula Aberta, transmitida pelo YouTube, de modo a permitir que as discussões sejam acompanhadas pela comunidade acadêmica e também por demais interessados. 

No dia 2 de outubro, às 19h, o professor Mauro Porto, da Tulane University (EUA), abordará as relações entre "Qualidade da democracia, mídia e accountability em tempos de crise". Porto é mestre em ciência política pela UNB e doutor em comunicação pela Universidade da Califórnia em San Diego. Entre suas produções de destaque estão os livros Media Power and Democratization in Brazil: TV Globo and the Dilemmas of Political Accountability (Routledge, 2012) e Televisão e Política no Brasil: A Rede Globo e as interpretações da Audiência (e-papers, 2007). 

Já na segunda-feira, dia 5, também às 19h, a última Aula Aberta conta com a participação de quatro pesquisadores. Os cubanos Alexei Herrera e Elisa Hernández, atualmente vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG, e as mexicanas Karla Covarrubias e Alejandra Chávez Ramírez, da Universidade de Colima, no México, falarão sobre o desenvolvimento dos sistemas de mídia em seus países, as relações com o processo democrático e com a noção de autoritarismo. Eles também apresentarão um panorama conjuntural que permitirá compreender um pouco da diversidade na América Latina.

As conferências serão mediadas pela professora Fernanda Sanglard, que ministra a disciplina do PPGCOM, e contarão com transmissão pelo canal PUC Minas Lives no YouTube <www.youtube.com/pucminaslives>.

Parceiros