Abreu, Carem Cristini Nobre de - Ritomídia: do ritualístico ao midiático : a midiatização das culturas populares de raiz de matriz africana na perspectiva da Capoeira Angola | | https://www.pucminas.br/pos/fca/Lists/Dissertacoes/DispForm.aspx?ID=1 | Abreu, Carem Cristini Nobre de - Ritomídia: do ritualístico ao midiático : a midiatização das culturas populares de raiz de matriz africana na perspectiva da Capoeira Angola | Mestrado | Dissertações defendidas | <div class="ExternalClassB184AA6136CB45E68F023305230A9A2E">Como as culturas de raiz de matriz africana, que possuem a transmissão
de saberes fundada na presença e na oralidade, se apropriam e utilizam
dos dispositivos sociotécnicos virtuais? Na atualidade as mídias
digitais e em especial as redes sociais, são utilizadas pelas culturas
ancestrais como forma estratégica de atualização de suas tradições? Esse
estudo investigou o processo de midiatização, ocorrido entre 2010 e
2012, de uma manifestação de cultura de raiz conhecida como capoeira
angola. Mais especificamente a pesquisa procurou entender como vem
acontecendo a utilização de mídias - como as redes sociais, site e blog -
por dois grupos angoleiros de Belo Horizonte, MG: a Fundação
Internacional de Capoeira Angola (Fica-BH) e a Associação Cultural Eu
Sou Angoleiro (Acesa). Os resultados apontam para uma singular
estratégia comunicativa de difusão das culturas tradicionais no campo
social, que articula permanência, mudança e atualização dos modos de
produção de sentidos. Os quais configuram os processos internos de
comunicação e formação e os processos externos de publicização, num
agenciamento singular entre o tradicional e o contemporâneo. <br></div> | 2012 | http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Comunicacao_AbreuCC_1.pdf, Abreu, Carem Cristini Nobre de - Ritomídia: do ritualístico ao midiático : a midiatização das culturas populares de raiz de matriz africana na perspectiva da Capoeira Angola | | |
Alberto, Thiago Pereira -Da vida mediada pelo pop: representação e reconhecimento da cultura midiática em ficções de Nick Hornby | | https://www.pucminas.br/pos/fca/Lists/Dissertacoes/DispForm.aspx?ID=33 | Alberto, Thiago Pereira -Da vida mediada pelo pop: representação e reconhecimento da cultura midiática em ficções de Nick Hornby | Mestrado | Dissertações defendidas | <div class="ExternalClassA2340E84DA4C4F92AD1656BE56488E5A">Essa dissertação realizou um estudo a respeito da construção do sujeito inscrito no pop dentro da sociedade contemporânea, por meio da análise de duas obras literárias do escritor britânico Nick Hornby, Alta Fidelidade (1998) e Juliet Nua E Crua (2011), pensando nestas obras como narrativas que implicam, em sua enunciação, o diálogo entre o romance e formas derivadas da cultura midiatizada, como música pop, cinema e séries televisivas. Seu objetivo foi construir uma noção do pop, através de trajeto histórico e analítico, recuperando a origem do termo, a partir de um estudo sobre a arte pop da segunda metade do século XX. A partir disso, alinhavamos a possibilidade de emergência do pop na sociedade contemporânea moldado também por suas interseções com a onipresença da mídia na vida contemporânea, através de análises de algumas noções apresentadas sobre cultura popular e cultura das mídias. Examinamos então, na obra de Hornby, um possível espaço de representação e reconhecimento da ideia do pop e o modo como essa cultura atua no ficcional, em um dos eixos moduladores da subjetividade dos sujeitos contemporâneos. Analisamos os dois romances de Hornby no contexto da literatura atual, nos quais se apresenta uma espécie de tensionamento entre a forma realista de narrativa (o romance) e as referências intertextuais relativas à cultura midiática contemporânea e o pop. A pesquisa propõe como corpus o estudo das duas obras citadas por acreditarmos que ambas expõem, com maior nitidez, em suas narrativas o tema explorado pela pesquisa: examinar, através do literário, a representação e construção de personagens e de subjetividades à luz da presença cotidiana da mídia, sua lógica e formas de interação pelo pop.</div> | 2013 | http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Comunicacao_AlbertoTP_1.pdf, http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Comunicacao_AlbertoTP_1.pdf | | |
Alencar, Terezinha Gislene Rodrigues - Comunicação no ambiente interno da organização: uma relação de autonomia e interdependência | | https://www.pucminas.br/pos/fca/Lists/Dissertacoes/DispForm.aspx?ID=34 | Alencar, Terezinha Gislene Rodrigues - Comunicação no ambiente interno da organização: uma relação de autonomia e interdependência | Mestrado | Dissertações defendidas | <div class="ExternalClassB15838CFA6334A13ADA5FAE69F11B50E">O objetivo desse trabalho é identificar as ações comunicativas que sobressaem no ambiente interno de duas organizações públicas de pesquisa agropecuária e verificar a interferência que os elementos que compõem o processo interativo exercem sobre elas. Pretende-se mostrar que a comunicação nesse ambiente faz parte de um sistema complexo no qual prevalece a autonomia e a interdependência desses elementos, aqui entendidos como contexto, interlocutores e simbólico. A pesquisa tem o paradigma da complexidade como base epistemológica, uma vez que ele contribuiu para subsidiar o pensamento na sociedade contemporânea, que demanda um conhecimento para além do paradigma simplificador. O levantamento bibliográfico traz ainda estudos que primam por uma abordagem comunicacional a partir das interações, considerando a comunicação informal como constituinte da comunicação no contexto das organizações. A metodologia consiste no estudo de caso com análise comparativa e o levantamento de dados realizado por meio de grupos focais com empregados e entrevistas semi-estruturadas individuais com os responsáveis pelo setor de Comunicação. As falas e os depoimentos foram analisados tendo como referencial a análise crítica do discurso, que o considera como texto, prática social e prática discursiva. Para o desenvolvimento da análise foram criadas quatro grandes categorias: Núcleo de Comunicação organizacional, Comunicação Formal e Informal, Fluxos Informacionais e Relacionais e o Reconhecimento do Sujeito que possibilitam perceber que a comunicação no ambiente interno das organizações prescinde de práticas que incluam e envolvam os interlocutores presentes nesse espaço e que vão além de fatos noticiosos, podendo contribuir para a motivação, a interação e o reconhecimento dos sujeitos na organização e no processo comunicacional. Propõe ainda, a ampliação da denominação de comunicação interna para comunicação no ambiente interno das organizações por considerar que ela é da ordem do envolvimento, da participação, da autonomia e da interdependência dos elementos que fazem parte do processo interativo.</div> | 2014 | http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Comunicacao_AlencarTG_1.pdf, http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Comunicacao_AlencarTG_1.pdf | | |
Alvim, Marcelo Hamdan - O fenômeno midiático do Selfie como dispositivo de subjetivação imaginário: uma abordagem semiótico-psicanalítica | | https://www.pucminas.br/pos/fca/Lists/Dissertacoes/DispForm.aspx?ID=35 | Alvim, Marcelo Hamdan - O fenômeno midiático do Selfie como dispositivo de subjetivação imaginário: uma abordagem semiótico-psicanalítica | Mestrado | Dissertações defendidas | <div class="ExternalClassA0EB2B0E8541421EAE1ABA86C2D31DAA">O presente trabalho pretende desenvolver a discussao em torno do fenomeno midiatico do selfie, buscando deslocar-se da visao proposta corrente que o descreve sob os preceitos da cultuacao do intimo nas redes sociais e submete-lo aos conceitos de dispositivo e de subjetivacao de forma mais detalhada. Primeiramente, construiu-se um cercamento epistemologico e processual do sujeito, como proposto, principalmente, por Lacan, realizando-se no percurso tensionamentos com a Semiotica peirceana. A seguir, deu-se lugar ao pensamento semiotico sobre self e selfing, bem como as relacoes entre o sujeito e o outro, tambem fazendo os mesmos tensionamentos com a Psicanalise. Por fim, diante de uma amostra de selfies coletada da rede social Instagram, observou-se, com Freud e Derrida, que os selfies contem os mesmos elementos processuais que foram apontados nos dois primeiros momentos, configurando o fenomeno como um dispositivo de subjetivacao imaginario.</div> | 2016 | http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Comunicacao_AlvimMH_1.pdf, http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Comunicacao_AlvimMH_1.pdf | | |
Antunes, Rennan Vilar Guimarães Castro - A visão periférica do acontecimento como estratégia narrativa: jornalismo e literatura na seção esquina da Revista Piauí | | https://www.pucminas.br/pos/fca/Lists/Dissertacoes/DispForm.aspx?ID=36 | Antunes, Rennan Vilar Guimarães Castro - A visão periférica do acontecimento como estratégia narrativa: jornalismo e literatura na seção esquina da Revista Piauí | Mestrado | Dissertações defendidas | <div class="ExternalClass55F46834302040EF9625D9C648396680"><div>Esse trabalho pretende investigar as configurações narrativas e as estratégias literárias presentes na escritura dos textos da seção esquina, da revista piauí, com a finalidade de se pensar e compreender como se dá a narrativa do acontecimento nesses textos. Objetiva-se, ainda, entender e problematizar elementos textuais capazes de conferir uma possível identidade a tais narrativa.</div><div><br></div><div>Essa investigação parte do princípio da transversalidade de conceitos, o que possibilita um olhar interdisciplinar que será lançado sobre o objeto empírico, evidenciando o deslocamento de lugares teóricos na busca por uma ampliação do fazer jornalístico, da escrita literária e da própria noção de gênero. Para se tornar verdadeiramente efetiva esta </div><div>investigação interdisciplinar, serão utilizados, como objeto de pesquisa, referenciais teóricos tanto do campo da Comunicação Social, quanto do Jornalismo e da Literatura. Desta forma, conceitos como acontecimento, estilo magazine, humor e ironia, narrador e narrativa, discurso jornalístico, discurso literário e discussões acerca das aproximações, intercâmbios e fronteiras entre jornalismo e literatura, assumem relevância dentro dessa discussão.</div><br></div> | 2015 | http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Comunicacao_AntunesRV_1.pdf, http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Comunicacao_AntunesRV_1.pdf | | |
Barbosa, Maximiliano Henrique - OUTDOOR DE ARTE: território de interseção | | https://www.pucminas.br/pos/fca/Lists/Dissertacoes/DispForm.aspx?ID=37 | Barbosa, Maximiliano Henrique - OUTDOOR DE ARTE: território de interseção | Mestrado | Dissertações defendidas | <div class="ExternalClassFEDE27B4D3964B24A76136B0166D9288">Essa pesquisa tem como objeto o uso do outdoor para prática artística. O recorte para análise é o livro-catálogo Billboard Art on the Road (HEON; DIGGS; THOMPSON, 1999) produzido para exposição no Mass MoCA, em Massachussets, EUA. Foram usados como principais recursos teóricos os conceitos de midiatização, experiência estética e dispositivo. O outdoor de arte foi enfocado como um evento estético na interseção entre os campos da arte e da publicidade no espaço urbano contemporâneo. Além de uma análise geral do funcionamento do outdoor de arte foram feitas análises das obras Fear and Hate, de Barbara Kruger (1992), Untitled (Bed), de Felix Gonzalez-Torres (1992) e Met Museum, do coletivo Guerrilla Girs (1999).</div> | 2013 | http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Comunicacao_BarbosaMH_1.pdf, http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Comunicacao_BarbosaMH_1.pdf | | |
Barros, Ellen Joyce Marques - Galpão cine horto em cena: a dimensão sensível das interações comunicacionais entre os sujeitos do processo de formação artística | | https://www.pucminas.br/pos/fca/Lists/Dissertacoes/DispForm.aspx?ID=38 | Barros, Ellen Joyce Marques - Galpão cine horto em cena: a dimensão sensível das interações comunicacionais entre os sujeitos do processo de formação artística | Mestrado | Dissertações defendidas | <div class="ExternalClassC95954C1F3C043E2ACDB3089D2169471">Esta dissertação realizou uma investigação acerca das interações comunicacionais por meio da observação e análise dos encontros entre os sujeitos do processo de formação em teatro no âmbito dos Cursos Livres de Teatro do Galpão Cine Horto. Trata-se, portanto, de um estudo de caso em torno de experiências comunicacionais interpessoais em contexto presencial envolvendo fortemente o caráter físico-corporal e sensível dos sujeitos em interação. Ao associar os conceitos de interação e experiência, fizemos uma aproximação entre correntes da Sociologia Fenomenológica e do Paradigma Interacional da Comunicação e estudos em torno da experiência estética de modo a compor um quadro teórico-conceitual e analítico promissor para se pensar as dimensões do processo comunicativo. Destacamos neste percurso a dimensão sensível e os afetos que movem sujeitos para o encontro com o outro, para a partilha de experiências neste cenário. Filiando-se à corrente de pesquisadores que, cada vez mais, percebem a interação como noção central para compreendermos o próprio campo da Comunicação, este estudo visa focalizar as interações que ocorrem fora de uma ambiência midiática, proporcionando uma reflexão em torno de processos interpessoais e presenciais de comunicação. Assim, reconhecemos que o inteligível e o sensível são aspectos indissociáveis na experiência comunicacional.</div> | 2015 | http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Comunicacao_BarrosEJ.pdf, http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Comunicacao_BarrosEJ.pdf | | |
Bismarck, Carina Alessandra Von - Memória e temporalidades: estratégias do capitalismo cognitivo na contemporaneidade | | https://www.pucminas.br/pos/fca/Lists/Dissertacoes/DispForm.aspx?ID=39 | Bismarck, Carina Alessandra Von - Memória e temporalidades: estratégias do capitalismo cognitivo na contemporaneidade | Mestrado | Dissertações defendidas | <div class="ExternalClass40303401AA2B4890AAD1A1A69CBE5260">Este estudo apresenta uma análise do capitalismo cognitivo contemporâneo no domínio das imagens, sob a ótica comunicacional das estratégias de expansão e controle de tal modo de produção. A problematização do objeto encontra seu cerne na questão da memória e suas operações, inseridas na lógica do capitalismo atual, permeada pelas tecnologias comunicacionais e informacionais. A metodologia adotada tem como base uma revisão bibliográfica sobre o tema, voltando o olhar também para o filme A Origem (2010), do diretor inglês Christopher Nolan. Tal produção audiovisual da indústria cinematográfica hollywoodiana tornou-se um catalisador para abordarmos o tema, aproximando-o do domínio das imagens. O arcabouço teórico parte das reflexões acerca do tempo, da memória e da percepção para chegar aos estudos atuais sobre o novo modo de produção tecnológico e comunicacional capitalista na contemporaneidade. Para o campo da Comunicação, compreender as novas configurações de interação e subjetivação a partir da construção e recepção da memória são questões fundadoras para o desenvolvimento dos processos comunicacionais contemporâneos. Nesse sentido, esta pesquisa buscou evidenciar que o tema é de extrema relevância nos dias atuais para compreendermos de maneira crítica o contexto no qual nos encontramos, onde tudo parece ser livre e permitido, não sendo possível nos colocarmos do lado de fora. A questão da midiatização das memórias e da vida como um todo exige estudos multidisciplinares e, principalmente, uma concepção do tempo enquanto algo assimétrico, que se constrói a partir do ponto e dos interesses do momento presente. Ao aproximarmos estudiosos dos séculos XIX, XX e XXI percebemos que as questões do tempo, da memória e das imagens ou seja, do campo da subjetividade - estão diretamente ligadas a questões sociais, culturais e principalmente econômicas. Nessa direção esperamos que esta pesquisa possa contribuir para ampliarmos nosso olhar e dessa maneira compreendermos tais pontos como estratégicos para nos posicionarmos de maneira consciente e atuante diante da expansão do novo capitalismo.</div> | 2012 | http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Comunicacao_BismarckCA_1.pdf, http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Comunicacao_BismarckCA_1.pdf | | |
Borato, Roberta de Souza - Mediação das identidades e representações étnicas pela telenovela Insensato Coração: estudo de recepção dos militantes negros | | https://www.pucminas.br/pos/fca/Lists/Dissertacoes/DispForm.aspx?ID=40 | Borato, Roberta de Souza - Mediação das identidades e representações étnicas pela telenovela Insensato Coração: estudo de recepção dos militantes negros | Mestrado | Dissertações defendidas | <div class="ExternalClassADB643E655674B379FE4358561298CC2">Esta pesquisa tem como objetivo investigar a mediação das identidades e representações étnicas pela telenovela Insensato Coração e a sua recepção pelos militantes negros. Em outros termos, busca-se investigar como esta telenovela atua como mediadora das identidades e das representações étnicas por meio de sua trama e personagens negros, e como os militantes se vêem representados. O fundamento-teórico principal encontra-se na proposta de Jésus Martín-Barbero, que concebe as mediações como lugares dos quais provêm as construções que delimitam e configuram a materialidade social e a expressividade social da televisão. Dessa forma, as mediações são espaços para se estudar as transformações socioculturais e suas relações com os meios de comunicação. Foi pensando sob o viés da recepção dos Movimentos Sociais Negros que esta análise buscou sete, entre vários, militantes negros que atuam de formas distintas no combate ao racismo, na denúncia e no monitoramento das violações dos direitos humanos da população negra no Brasil, e na resistência às estratégias de negação do racismo e das desigualdades raciais em curso em nossa sociedade. O que se procura entender, aqui, é como discursos que compõem as estruturas narrativas e simbólicas de um determinado gênero de produto cultural e midiático, a telenovela brasileira, constroem e reproduzem modelos representacionais e identitários do negro e a recepção de Insensato Coração pelos militantes negros em questão.</div> | 2012 | http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Comunicacao_BoratoRS_1.pdf, http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Comunicacao_BoratoRS_1.pdf | | |
Bruck, Kátia Teotônio de Castro - Retórica midiatizada: estratégias discursivas do âncora no jornalismo radiofônico all news | | https://www.pucminas.br/pos/fca/Lists/Dissertacoes/DispForm.aspx?ID=41 | Bruck, Kátia Teotônio de Castro - Retórica midiatizada: estratégias discursivas do âncora no jornalismo radiofônico all news | Mestrado | Dissertações defendidas | <div class="ExternalClassE5CA090973F949539AB2C5A7D0682FEA">Esta dissertação investiga os lugares de fala e estratégias discursivas dos âncoras do radiojornalismo all news brasileiro Ricardo Boechat, da BandNews FM, e Milton Jung, da CBN. Partiu-se do pressuposto que é no nível da enunciação, pelas modalidades de dizer, que se efetiva o vínculo entre o âncora/emissora e seus ouvintes. Nesse sentido, a pesquisa ancorou-se na seguinte questão: como e em que aspectos as estratégias retóricas acionadas pelos âncoras se diferenciam no plano da enunciação? Com vistas a responder tal pergunta, realizou-se um estudo comparativo do Jornal da CBN e Jornal BandNews". A metodologia proposta para a pesquisa foi a associação das análises retórica e de conteúdo.</div> | 2013 | http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Comunicacao_BruckKT_1.pdf, http://www.biblioteca.pucminas.br/teses/Comunicacao_BruckKT_1.pdf | | |