Conheça todos os cursos ofertados

Informações
para Inscrição

Período de inscrição: 04 de novembro a 02 de março de 2020.

As inscrições sãs gratuitas até o dia 20 de janeiro de 2020.

*A isenção da inscrição somente será válida para inscrição efetivada até o dia 20 de janeiro. Após a data, o valor é R$40,00.

Inscreva-se

Matrícula e
Início das Aulas

O e-mail com as informações de matrícula será enviado entre os dias 13 e 17 de março. Após a matrícula, você receberá um e-mail com orientações para o pagamento do boleto. O envio ocorrerá a partir de 20 de março e o vencimento será em 07 de abril.

As aulas começam partir do dia 27 de março de 2020.

Fale Conosco

Conheça Melhor
o Seu Curso

Para conhecer melhor o seu curso e tomar a decisão correta para o seu futuro, participe da Palestra de Apresentação e interaja com o professor coordenador. É a sua oportunidade de esclarecer dúvidas e conhecer os detalhes das disciplinas e da área de formação escolhida. A atividade é gratuita.

Participe da Palestra

Dúvidas Frequentes

01) Como funciona o envio da documentação?

O envio da documentação necessária deverá ser feito durante o processo de inscrição. O candidato fará o upload dos documentos no mesmo ambiente em que fornece os demais dados pessoais. A Secretaria Acadêmica vai validar a documentação em até cinco dias úteis e o candidato receberá um e-mail de confirmação da inscrição. Caso o candidato não receba essa confirmação (procurar na caixa de SPAM também), deverá entrar em contato pelo atendimentoiec@pucminas.br ou pelo telefone (31) 3131-2800.

02) Quais são os documentos necessários para a inscrição?

São necessários para a inscrição:
1. RG e CPF;
2. Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão (frente e verso);
3. Currículo.

03) Os interessados que colam grau depois do encerramento da inscrição podem se inscrever?

Sim. É só apresentar uma declaração da Instituição de Ensino Superior de origem, na qual conste a informação de conclusão do curso de ensino superior e a previsão de colação de grau.

04) O candidato realizou a inscrição on-line dentro do período de isenção da taxa de inscrição, mas não enviou a documentação até a data estipulada. O benefício é válido?

Não. A isenção somente é válida se o candidato realizar a inscrição on-line e enviar todos os documentos exigidos até a data estipulada como prazo final.

05) O prazo de isenção da taxa de inscrição já passou. Como procedo?

O candidato deverá entrar novamente no link de inscrição do curso, fornecendo nome e CPF. Ele deverá imprimir boleto com o valor de R$ 40,00 e efetuar o pagamento.

06) Um candidato com diploma de ensino superior de uma universidade estrangeira pode se inscrever?

Sim. Basta que o documento tenha validação no território brasileiro, ou seja, o diploma tenha sido validado por uma universidade brasileira. Em Minas Gerais, geralmente a validação é realizada pela UFMG (Verifique as condições junto à UFMG).

07) Como funcionam as bolsas do SAAE-MG?

Para solicitação de bolsas sindicalizadas, a documentação deve ser entregue nos Setores de Bolsas e/ou Financeiro do IEC PUC Minas. O requerimento de bolsa emitido pelo sindicato deverá ser entregue com a apresentação dos seguintes documentos: cópia do último contracheque, cópia da carteira de trabalho (páginas com o registro do contrato de trabalho, qualificação civil e foto). Em caso de parentesco, deverá ser apresentado ainda documento comprobatório. A bolsa será lançada pelo Setor de Bolsas, somente após análise da documentação.

Os documentos devem ser entregues após a efetivação da matrícula, até 30 dias depois do início das aulas. A bolsa será lançada a partir da segunda parcela do curso, sendo retroativa à primeira parcela. É importante observar o período de validade da bolsa para solicitação do requerimento de renovação junto ao sindicato, conforme os prazos indicados.

01) O que fazer quando o termo de adesão ao contrato aparece em nome de outro candidato?

O selecionado deverá encaminhar um e-mail para atendimentoiec@pucminas.br esclarecendo a situação e aguardar o envio do termo correto.

02) O que fazer quando o selecionado não consegue visualizar o termo de adesão ao contrato?

Esse problema pode acontecer devido ao aumento do número de acessos simultâneos ao site. O candidato deverá aguardar alguns minutos e refazer o processo ou entrar em contato com o financeiro através do e-mail financeiroiec@pucminas.br, solicitando o documento.

03) Há alguma maneira de obter a confirmação da matrícula?

A etapa de matrícula on-line consiste em:<

  • definição da condição de pagamento
  • adesão ao termo do contrato, com assinatura eletronicamente efetivada pelo selecionado.
  • Após a adesão ao termo do contrato, o candidato receberá o seguinte texto:

    “A sua matrícula no curso XXXXXXXXXX foi efetuada com sucesso. Encaminharemos para o endereço eletrônico mmmmmm@mail.com o número de matrícula e senha para a impressão do boleto bancário para pagamento da primeira parcela”.

    04) O candidato aderiu ao contrato, mas não pagou o primeiro boleto e quer desistir do curso. Ele deve solicitar desligamento?

    Não há necessidade de solicitar o desligamento, pois o pagamento do boleto é condição para efetivar a matrícula no curso. Caso não ocorra o pagamento da primeira parcela até 30 dias do vencimento, a matrícula será cancelada automaticamente, bem como qualquer tipo de benefício que porventura tenha sido lançado.

    01) Quando o e-mail com dados para impressão do boleto é enviado para o matriculado?

    O envio do e-mail contendo login e senha para impressão do boleto bancário acontecerá após a efetivação da matrícula. O envio não é automático, ou seja, o candidato não recebe o e-mail logo após concluir a matrícula. Consultar data no cronograma de matrícula.

    02) O candidato não recebeu o login e senha com orientações para emissão do boleto bancário dentro do prazo indicado no cronograma da campanha. Como proceder?

    Conferir se a mensagem está na caixa de spam/quarentena/lixeira. Em caso negativo, encaminhar e-mail para atendimentoiec@pucminas.br solicitando novamente o envio do login e senha.

    03) O candidato recebeu o login e senha, mas não consegue imprimir o boleto bancário. Como deve proceder?

    Os candidatos deverão encaminhar um e-mail para financeiroiec@pucminas.br solicitando o envio do boleto bancário.

    04) Quando vence a primeira parcela do investimento?

    O candidato selecionado receberá o e-mail com as orientações para a impressão do boleto bancário, referente à primeira parcela de pagamento do curso, que será encaminhado a partir do dia 20 de março de 2020. O vencimento está programado para 07 de abril. A segunda parcela de investimento do curso terá vencimento em 1º de maio de 2020, com possibilidade de pagamento sem encargos até o quinto dia útil do mês.

    05) Quando acontece o vencimento das demais parcelas do investimento?

    As demais parcelas do investimento terão o vencimento no primeiro dia do mês, com possibilidade de pagamento, sem encargos, até o 5º dia útil do mês seguinte ao título de matrícula. Os boletos bancários podem ser pagos em qualquer banco até o seu vencimento.

    06) Não paguei o boleto até o 5º dia útil do mês. Como devo proceder?

    O aluno que não pagou o boleto até o 5º dia útil do mês deve retirar a segunda via do título, já corrigido com os devidos encargos, pelo SGA aluno ou entrar em contato com o financeiro pelo e-mail financeiroiec@pucminas.br.

    É importante ressaltar que qualquer desconto concedido pela Universidade incidirá somente nas parcelas pagas até o 5º dia útil do respectivo mês, ocorrendo perda do desconto na parcela, cujo pagamento se dê com atraso.

    07) O desconto aparece já no primeiro boleto?

    Nem sempre. O desconto que não vier no primeiro boleto virá em boleto posterior com desconto retroativo.

    08) Como funciona o benefício do desconto?

  • A política de benefícios da PUC Minas é válida para mensalidades pagas até o quinto dia útil e a incidência dos benefícios ocorre a partir da segunda parcela, sendo retroativo às parcelas pagas em dia.
  • Qualquer desconto concedido não será acumulativo com outros benefícios oferecidos pela PUC Minas.
  • Qualquer desconto só será concedido para alunos que não tenham nenhuma pendência financeira com a Universidade.
  • 01) Há um prazo para a migração de curso?

    Enquanto o curso desejado possuir vagas disponíveis, o processo de migração é permitido. Todas as solicitações de migração recebem um retorno esclarecendo que o pedido foi recebido e que o candidato passará pelo processo de seleção normalmente. É esclarecido, ainda, que, caso seja selecionado, o candidato receberá e-mail de matrícula em prazo diferente do cronograma original. Em algumas situações, o candidato selecionado do processo de migração acaba recebendo o e-mail de matrícula antes da atualização da lista de selecionados divulgada no site.

    02) Quando acontece o reembolso da taxa de inscrição?

    Após o encerramento da inscrição, os candidatos receberão um e-mail informando a situação do curso para o qual se inscreveu. Se cancelado, o candidato poderá solicitar a migração para outro curso disponível, caso ainda existam vagas. Se optar pela restituição da taxa, é preciso enviar solicitação para o e-mail financeiroiec@pucminas.br. O prazo para restituição ocorrerá em até 60 dias corridos após a solicitação.

    O IEC PUC Minas se reserva o direito de cancelar qualquer curso caso não haja número de inscritos e matriculados que justifique o seu oferecimento.