FAQ

01) Quais são os cursos e modalidades em oferta?

O IEC PUC Minas completou 25 anos de tradição e qualidade na oferta de pós-graduação lato sensu. São mais de 600 cursos em oferta em todas as áreas do conhecimento. Uma das nossas modalidades de Pós é perfeita para você:

PRESENCIAL:
em a qualidade e a tradição que você já conhece nos cursos ofertados por nós. A aula acontece em uma das nossas unidades, em dias e horários determinados. Os dados ficam disponíveis na página específica de cada curso.

ONLINE (COM AULAS AO VIVO):
Acontece em ambiente digital, com a maior parte das disciplinas ao vivo. Os cursos também possuem disciplinas gravadas e três encontros presenciais, em BH. É o melhor de cada formato: EAD e presencial.

Observação:

EAD:
A PUC Minas também oferece a modalidade 100% EAD com aulas gravadas. Na estrutura da Universidade, a oferta totalmente a distância cabe à PUC Minas Virtual. São cursos lato sensu com duração média de um ano e meio (O período mínimo para realização das disciplinas do curso é de 12 meses. O TCC deverá ser realizado em seguida, sendo seu prazo de realização de 3 meses. Totalizando os 15 meses). Um de seus diferenciais do EAD é o fato de o aluno poder estudar de onde estiver, com material didático pensado e produzido exclusivamente para o seu curso. O curso é realizado pela internet, por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde toda a interação com os colegas de turma acontece. Durante todo o curso, o aluno conta com a ajuda da coordenação do curso e do professor mentor, responsável por acompanhar os alunos no processo de ensino-aprendizagem.

Autorização do MEC:
A PUC Minas é credenciada pelo MEC para ofertar cursos de pós-graduação lato sensu. No ordenamento do Ministério da Educação, trata-se de uma autorização geral que habilita a Universidade a ofertar diversos cursos. Ao final do curso, o aluno aprovado recebe um certificado reconhecido nacionalmente e emitido por uma das mais renomadas Universidades do Brasil. Não há necessidade de aprovação específica de cursos como acontece na graduação.

Como ficam as aulas na pandemia?
Estamos prontos para o início das atividades presenciais da pós-graduação. No entanto, as aulas começarão apenas quando for seguro para toda a comunidade acadêmica e permitido pelas autoridades sanitárias. Enquanto o distanciamento social ainda for necessário, haverá um período transitório em que os cursos presenciais terão aulas ao vivo - conduzidas em um ambiente digital (Canvas).

Como funciona o processo de inscrição?
As inscrições são realizadas pelo site do IEC PUC Minas. O candidato encontra o link na página específica do curso. É só clicar, inserir os dados e iniciar o processo. No ambiente de inscrição, o candidato vai preencher o formulário de inscrição e fazer o upload dos documentos. As inscrições são gratuitas.

02) Quais são os documentos necessários para a inscrição?

São necessários para a inscrição:

  • RG e CPF;
  • Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão (frente e verso);
  • Currículo.

Quem não fizer o upload no momento da inscrição pode enviar os documentos via e-mail: campanhaiec@pucminas.br.

03) Um candidato com diploma de ensino superior de uma universidade estrangeira pode se inscrever?

Sim. O documento deve ser enviado no momento da inscrição (ou pelo campanhaiec@pucminas.br). Será validado pela Secretaria Acadêmica da Universidade assim como acontece com o diploma nacional.

04) Os interessados que colam grau depois do encerramento da inscrição podem se inscrever?

Sim. É só apresentar uma declaração da Instituição de Ensino Superior de origem, na qual conste a informação de conclusão do curso de ensino superior e a previsão de colação de grau.

01) Quais os prazos do processo de matrícula?

As aulas acontecem a partir de setembro de 2021. Confira na página do curso no item Duração. O e-mail com as informações de matrícula serão enviadas por e-mail ao candidato. Após a matrícula, você receberá um e-mail com orientações para o pagamento do boleto. Confira as datas previstas abaixo. A data pode variar de acordo com a finalização do cadastro de inscrição do candidato.

  • MATRÍCULA - a partir de 16/08.
  • BOLETO - a partir de 25/08/2021 (vencimento em 07/10/2021)
  • AULAS – a partir de 01/09/2021.

02) O que fazer quando o termo de adesão ao contrato aparece em nome de outro candidato?

O selecionado deverá encaminhar um e-mail para campanhaiec@pucminas.br esclarecendo a situação e aguardar o envio do termo correto.

03) O que fazer quando o selecionado não consegue visualizar o termo de adesão ao contrato?

Esse problema pode acontecer devido ao aumento do número de acessos simultâneos ao site. O candidato deverá aguardar alguns minutos e refazer o processo ou entrar em contato com o financeiro através do e-mail financeiroiec@pucminas.br, solicitando o documento.

04) Como saber se a minha matrícula está confirmada?

A etapa de matrícula on-line consiste em:

  • definição da condição de pagamento
  • adesão ao termo do contrato, com assinatura eletronicamente efetivada pelo selecionado.

Após a adesão ao termo do contrato, o candidato receberá o seguinte texto:

"A sua matrícula no curso XXXXXXXXXX foi efetuada com sucesso. Encaminharemos para o endereço eletrônico mmmmmm@mail.com o número de matrícula e senha para a impressão do boleto bancário para pagamento da primeira parcela".

05) O candidato aderiu ao contrato, mas não pagou o primeiro boleto e quer desistir do curso. Ele deve solicitar desligamento?

Não há necessidade de solicitar o desligamento, pois o pagamento do boleto é condição para efetivar a matrícula no curso. Caso não ocorra o pagamento da primeira parcela até 30 dias do vencimento, a matrícula será cancelada automaticamente, bem como qualquer tipo de benefício que porventura tenha sido lançado.

06) O candidato não recebeu o login e senha com orientações para emissão do boleto bancário. Como proceder?

Conferir se a mensagem está na caixa de spam/quarentena/lixeira. Em caso negativo, encaminhar e-mail para campanhaiec@pucminas.br solicitando novamente o envio do login e senha.

01) Quais as formas de pagamento posso utilizar na pós-graduação?

Pela Universidade, as condições de financiamento variam de acordo com o curso, mas podem chegar a até 26x. Verifique os valores na página específica do seu curso. Outra possibilidade é a parceria com a Intersector – Incentivo à Educação. A Universidade oferece a opção de financiamento em até 48x.

02) Quando o e-mail com dados para impressão do boleto é enviado para o matriculado?

O envio do e-mail contendo login e senha para impressão do boleto bancário acontecerá após a efetivação da matrícula. O envio não é automático, ou seja, o candidato não recebe o e-mail logo após concluir a matrícula. Consultar data no cronograma de matrícula.

03) O candidato não recebeu o login e senha com orientações para emissão do boleto bancário dentro do prazo indicado no cronograma da campanha. Como proceder?

Conferir se a mensagem está na caixa de spam/quarentena/lixeira. Em caso negativo, encaminhar e-mail para campanhaiec@pucminas.br solicitando novamente o envio do login e senha.

04) O candidato recebeu o login e senha, mas não consegue imprimir o boleto bancário. Como deve proceder?

Os candidatos deverão encaminhar um e-mail para financeiroiec@pucminas.br solicitando o envio do boleto bancário.

05) Quando acontece o vencimento das demais parcelas do investimento?

As demais parcelas do investimento terão o vencimento no primeiro dia do mês, com possibilidade de pagamento, sem encargos, até o 5º dia útil do mês seguinte ao título de matrícula. Os boletos bancários podem ser pagos em qualquer banco até o seu vencimento.

06) Não paguei o boleto até o 5º dia útil do mês. Como devo proceder?

O aluno que não pagou o boleto até o 5º dia útil do mês deve retirar a segunda via do título, já corrigido com os devidos encargos, pelo SGA aluno ou entrar em contato com o financeiro pelo e-mail financeiroiec@pucminas.br.

É importante ressaltar que qualquer desconto concedido pela Universidade incidirá somente nas parcelas pagas até o 5º dia útil do respectivo mês, ocorrendo perda do desconto na parcela, cujo pagamento se dê com atraso.

07) O desconto aparece já no primeiro boleto?

Nem sempre. O desconto que não vier no primeiro boleto virá em boleto posterior com desconto retroativo.

08) Como funciona o benefício do desconto?

  • A política de benefícios da PUC Minas é válida para mensalidades pagas até o quinto dia útil e a incidência dos benefícios ocorre a partir da segunda parcela, sendo retroativo às parcelas pagas em dia.
  • Qualquer desconto concedido não será acumulativo com outros benefícios oferecidos pela PUC Minas.
  • Qualquer desconto só será concedido para alunos que não tenham nenhuma pendência financeira com a Universidade.

01) Há um prazo para a migração de curso?

Enquanto o curso desejado possuir vagas disponíveis, o processo de migração é permitido. A solicitação de migração pode gerar um prazo de matrícula diferente do original.

Conheça as modalidades e condições de desconto para ex-alunos da Universidade (graduação ou pós-graduação) e para membros de instituições parceiras. Além disso, a pós-graduação oferece condições especiais aos beneficiários e filiados de instituições parceiras da Universidade. A condição é válida apenas para os cursos curso de pós-graduação lato sensu presencial ou online oferecido pelo IEC. Confira as condições em: pucminas.br/Politica-de-desconto