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​Tradução de documentos

A PUC Minas Internacional pode auxiliar alunos ou egressos que necessitem traduzir seus documentos acadêmicos (histórico, diploma, certificado de conclusão de curso, ou declaração de matrícula) para os idiomas inglês ou espanhol. Embora não seja realizado o serviço de tradução, é possível realizar a validação das traduções feitas pelos estudantes e egressos da Universidade.

Se você precisa dos seus documentos traduzidos, confira quais passos seguir:

  1. O primeiro passo é verificar com a instituição estrangeira para onde enviará seus documentos se são exigidas traduções certificadas ou juramentadas. A validação feita pela PUC Minas Internacional, embora seja aceita por muitas universidades estrangeiras, NÃO é aceita como tradução juramentada ou certificada.
  2. Verifique se a universidade estrangeira exige que seus documentos oficiais e as traduções sejam enviadas diretamente pela PUC Minas em envelope institucional lacrado. O processo de envio de documentos para outras instituições, em envelope institucional, é realizado pelo Centro de Registros Acadêmicos (CRA). É permitido o envio apenas de documentos originais e de traduções juramentadas. Ressaltamos que as traduções validadas pela PUC Minas Internacional NÃO são consideradas juramentadas.
  3. Se não for necessário que a tradução seja autenticada ou juramentada, você mesmo(a) poderá traduzir seus documentos e solicitar à Assessoria de Relações Internacionais a validação da sua tradução. Para realizar a tradução, sugerimos que utilize os seguintes modelos (basta clicar no nome do documento que deseja para fazer o download):
    MODELOS EM INGLÊS:
    MODELOS EM ESPANHOL:
  4. Você mesmo(a) deverá traduzir os seus documentos e enviar à PUC Minas Internacional por e-mail (intercambio@pucminas.br) a versão traduzida (em Excel ou Word), juntamente com a original, em português (em PDF).
    Por favor, observe que a validação só será realizada se o documento traduzido possuir todas as informações disponíveis na versão original. A tradução (e a formatação do documento traduzido) deve ser o mais fiel possível à versão original. Os modelos disponibilizados acima servem apenas para facilitar sua tradução, mas podem ser modificados conforme a necessidade.
    As versões originais do histórico e declaração de matrícula podem ser emitidas através do Sistema de Gestão Acadêmica (SGA), ou solicitadas no Centro de Registros Acadêmicos (CRA) e Secretarias Acadêmicas. Diplomas e certificados de conclusão de curso devem ser solicitados no Centro de Registros Acadêmicos (CRA).
  5. Após receber os documentos traduzidos e os originais, a PUC Minas Internacional irá comparar os documentos e validar a tradução mediante carimbo e assinatura. Os documentos validados serão enviados por e-mail ao solicitante.

As validações são feitas gratuitamente para todos os alunos e egressos da PUC Minas, e serão realizadas em um prazo de 3 dias úteis.

É importante ressaltar que a PUC Minas Internacional só realiza a validação das traduções de documentos oficiais emitidos pela PUC Minas. Em hipótese alguma, serão validadas traduções de documentos redigidos pelo próprio aluno, ou emitidos por outras instituições.

Tradução Juramentada

Para solicitar uma tradução juramentada, acesse o site da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG) e acesse a lista de tradutores juramentados disponíveis. Você pode contratar um deles para realizar as traduções de que você necessita. Clique aqui para acessar a lista de tradutores e intérpretes em Minas Gerais.