
A professora Maria Clara Leite, que leciona a disciplina de Gestão de Pessoas na especialização em Comunicação Pública e Governamental da PUC Minas, participou em julho do EGOS Colloquium 2025, realizado em Atenas. O evento, um dos mais relevantes na área de estudos organizacionais, teve como tema central “Creativity that Goes a Long Way”.
Durante o encontro, a docente apresentou o artigo “Responsible Research in Post-Mining Disaster Contexts: Toward An Integrative Framework”, que propõe metodologias inovadoras para pesquisas em territórios afetados por desastres e violações de direitos. Ela também atuou como debatedora em uma mesa sobre ética, ao lado do professor Marcelo Bispo.
“Participar de um evento internacional como esse é uma oportunidade para ampliar redes e repensar a forma como conduzimos pesquisas em contextos delicados”, afirmou. Segundo a professora, a experiência dialoga com os conteúdos da disciplina que ministra, ao destacar a importância da articulação entre diferentes atores sociais e o papel da liderança e da motivação em cenários de crise.