Histórico

Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica


  O Programa de Pós-gradução em Engenharia Mecânica iniciou em 25 de março de 1998 com o curso de Mestrado e uma única área de concentração, em Engenharia Automotiva. O curso de Mestrado foi autorizado pelo Ministério da Educação conforme Parecer CES - Conselho de Ensino Superior - 930/98, datado em 30/12/1998. A criação do Mestrado foi motivada pela necessidade de mão-de-obra especializada para atender o setor automotivo e o de autopeças, especialmente no Estado de Minas Gerais, e pela importância e quantidade de indústrias voltadas para estes setores em Belo Horizonte e nas regiões vizinhas. Esta iniciativa provou ser correta, baseado na grande procura que teve o Mestrado já em seu início, registrando 98 candidatos inscritos para o curso. Outra motivação para a criação do Mestrado foi a abrangente cooperação já existente entre a PUC Minas e a FIAT Automóveis. A empresa é uma grande parceira do Programa desde o início do mesmo, participando da sua concepção e divulgação, continuamente colaborando no envio de alunos e no apoio a projetos de pesquisa através da concessão de equipamentos e da disponibilidade de suas instalações laboratoriais para a execução de experimentos relacionados às dissertações de Mestrado.

   A partir de 2005, a estrutura do curso de Mestrado foi modificada para atendimento à demanda de outros setores com grande presença na região de Belo Horizonte e no Estado de Minas Gerais, abrangendo especialmente, além do setor automotivo, os setores de energia, siderurgia e mineração. As mudanças realizadas visaram também à adequação da estrutura do curso de Mestrado à implantação do curso de Doutorado no Programa, iniciado em 2006. Assim, o curso de Mestrado passou a ter duas áreas de concentração: (1) Projeto e Fabricação e (2) Sistemas Térmicos e Fluidos. A área de concentração Projeto e Fabricação apresentam duas linhas de pesquisa: (1.1) Análise Estrutural e Dinâmica e (1.2) Materiais e Processos de Fabricação. A área de concentração Sistemas Térmicos e Fluidos apresenta duas linhas de pesquisa: (2.1) Sistemas Automotivos e (2.2) Sistemas de Energia.

   Em 15 de setembro de 2005, o Conselho Técnico Científico da CAPES (CTC) endossou o parecer do Comitê da Área Engenharias III, recomendando o curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da PUC Minas e atribuindo-lhe o conceito 4. O curso de Doutorado em Engenharia Mecânica iniciou as atividades em março de 2006, com área de concentração em (1) Projeto e Fabricação e duas linhas de pesquisa: (1.1) Análise Estrutural e Dinâmica e (1.2) Materiais e Processos de Fabricação. Visando atender à demanda para o curso de Doutorado na área de concentração Sistemas Térmicos e Fluidos, o Programa procurou fortalecer o corpo docente atuante nesta área de concentração, seguindo recomendações do CTC da CAPES. Após a qualificação do corpo docente do Programa, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da PUC Minas, através da Resolução n. 14/2009, de 11 de dezembro de 2009, aprovou a proposta de implantação da área de concentração (2) Sistemas Térmicos e Fluidos no curso de Doutorado. A nova área de concentração opera com duas linhas de pesquisa: (2.1) Sistemas Automotivos e (2.2) Sistemas de Energia. Assim, é repetida no curso de Doutorado a mesma estrutura de áreas de concentração e linhas de pesquisa do curso de Mestrado.

Parceiros