Infraestrutura

O Programa está instalado no Campus Coração Eucarístico (Av. Itaú, 505 – Bairro Dom Bosco – Belo Horizonte-MG), ocupando, de forma plena, dois dos quatro andares do Ed. Emaús e, de forma parcial, o seu  andar superior. O Programa conta com 6 laboratórios,

 

No andar térreo funcionam os laboratórios de Sistemas de Informação Espacial (SIG); Estudos Ambientais Heinz Charles Kohler; Geociência; Estudos Urbanos e Regionais e há ainda, uma sala de estar para o corpo discente. No primeiro andar encontram-se sete gabinetes para docentes, com dois professores por gabinete, além de um gabinete para o coordenador do Programa; uma sala de estar para os professores; uma sala para orientação e o Laboratório de Geodemografia e Microdados. No quarto andar encontra-se o Laboratório de Cartografia; uma sala para o Caderno de Geografia, periódico científico do Departamento  de Geografia, vinculado ao Programa de Pós-Graduação; uma ampla sala de aula de uso exclusivo do Programa. Há também no quarto andar um auditório do Programa, utilizado para conferências, sessões de defesas de teses e dissertações, e outros eventos, com 50 lugares encontrando-se equipado com recursos para vídeo conferência. A seguir segue a descrição dos 6 laboratórios de pesquisa do Programa.

 

O Laboratório de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) (Lab. 1) é coordenado pelo Prof. Paulo Fernando Braga Carvalho, contando com a participação sempre ativa dos professores João Francisco de Abreu e Sandro Laudares. As principais tarefas desenvolvidas neste laboratório são: • dar suporte a todo o Programa e aos demais interessados, no campo metodológico e técnico da Análise Espacial, da Cartografia e dos GIS; e • disponibilizar para os demais laboratórios do Programa e órgãos da PUC-Minas, base de dados geográficos dos municípios mineiros, e dos municípios brasileiros. Para viabilizar essas ações, o Lab.1, tem uma infraestrutura composta pelos seguintes equipamentos: • hardware: 18 microcomputadores, mesas digitalizadoras "A0", scanners A3, impressoras A3, impressoras 3D e GPS,. - software: SPRING; QGIS versão 2.18; ARCGIS com extensões; FLOWMAP; IPEAGEO; LINGUAGEM R; RSTUDIO ; GRASS GIS; POSTGRE; POSTGIS; JAVA versões 32 E 64 BITS; JAVA versões 32 E 64 BITS; GEODA ; GEODA SPACE; GOOGLE EARTH e GPS TRACKMAKER free.

 

O Laboratório de Cartografia (Lab. 2) tem por objetivo desenvolver pesquisas em Cartografia Histórica e em Semiologia Gráfica, fornecendo suporte às três linhas de pesquisa do Programa, encontrando-se sob a coordenação do Prof. José Flávio Morais Castro. O laboratório conta com 01 servidor, 04 computadores, 01 scanner, 01 impressora colorida HP e 01 impressora colorida HP Epson A3. Recursos de Informática A descrição dos laboratórios contempla, em grande medida, os recursos de informática disponíveis no Programa.

 

O Laboratório de Estudos Ambientais - Heinz Charles Kohler (Lab.3) encontra-se sob a responsabilidade do Prof. Luiz Eduardo Panisset Travassos, contando ainda com a participação dos professores Henrique Paprocki, Alecir Antônio Maciel Moreira e João Henrique Rettore Totaro. Seu objetivo é dar suporte às pesquisas relacionadas com os estudos ambientais (inclusive Sensoriamento Remoto) no Programa, na PUC-Minas e para os interessados externos. Para isso, dispõe dos seguintes equipamentos e   programas: • impressoras, mesas digitalizadoras, uma Workstation e 08 Computadores, mesa de Luz, estereoscópio, GPS, câmera digital, curvímetro "Run-make Club". • em termos de softwares, conta com ENVI 3.4, MapInfo, MatLab, Corel Draw, SPRING, SITIM, ArcGis 10.1. Anexo a este Laboratório o Programa conta também com um laboratório de Geociências (Lab. 4) adequado à preparação, manuseio e armazenamento de amostras de solos e rochas.

 

O Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (Lab.5) é coordenado pelo Prof. Alexandre Magno Alves Diniz, contando com os pesquisadores e professores Oswaldo Bueno Amorim Filho e Ana Márcia Moreira Alvim. O Lab.5 volta-se para as pesquisas cujos temas se incluem tradicionalmente no vasto campo da geografia humana. Entre os projetos de pesquisa desenvolvidos mais recentemente, ou ainda em andamento, destacam-se aqueles ligados aos seguintes temas predominantes: geopolítica, cidades médias mineiras e brasileiras; paisagens e patrimônio cultural de regiões e cidades de Minas Gerais, rede urbana de Minas Gerais e de Tocantins, geografia da criminalidade, geografia cultural e das religiões. O laboratório apresenta, ainda, uma infraestrutura atualizada, composta de: •  09    microcomputadores computadores, 1 GPS de 12 canais, 2 Máquinas fotográficas digitais, 2 Scanners, 2 impressoras jato de tinta e uma laser. Em relação aos softwares: AutoCad Map, Autodesk 3D, Adobe Photoshop, Corel Draw, MapInfo 7.8, Pacote da Macromedia (DREAM WEAVER, FLASH FIREWORKS), Idrisi, ArcGIS e SPSS. O Laboratório está diretamente associado ao de Geodemografia/Microdados cuja descrição consta a seguir.

 

O Laboratório de Geodemografia/Microdados (Lab.6) é coordenado pelo Prof. Duval Magalhães Fernandes e desenvolve pesquisas no campo da demografia e na espacialização de dados socioeconômicos, estudos da distribuição espacial da população brasileira, com ênfase nas migrações e indicadores educacionais. Recentemente, inclui estudos sobre migrações internacionais, após a volta do Prof. Duval Magalhães Fernandes de seu pós-doutoramento. Para isso, o Lab.4 dispõe de importante acervo de base de dados, principalmente demográficos (Censos Demográficos de 1970, 1980, 1991 e 2000, por setor censitário e microdados das amostras, Contagem de População de 1996 e PNADs desde 1981); educacionais (microdados dos censos escolares de todo o Brasil, desde 1996, Prova Brasil, ENEM, censos do ensino superior, (SAEB, SIMAVE), de ocupação e trabalho (RAIS/CAGED); Registros do Sistema Nacional de Cadastro e Registro de Estrangeiros – Sincre,(em 2019 houve alteração no nome do sistema que passou a ser: Sistema de Registro Nacional Migratório-Sismigra, Sistema de Trafego Internacional – STI, ambos da Polícia Federal; Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico, do Ministério da Cidadania e outras. A infraestrutura é composta de: • hardware: 06 computadores atualizados, 01 Impressora jato de tinta e uma impressora laser, 02 scanners. • software:, ARCGIS 10.3 (última versão), SPSS 17.0 (Statistical Package for Social Science, última versão), com diversos módulos avançados. Além destes, o Laboratório possui diversos "softwares" desenvolvidos "in house", como por exemplo, o MULTIREG (Projeção Multirregional de População), desenvolvido pelo Prof. Cláudio Caetano.

 

O Laboratório do Núcleo de Inteligência Social (NIS), recentemetne criado (2o semestre/2019), fruto de uma parceria entre PUCMinas e Child Found Brasil é coordenado pelo Professor Paulo Fernando Braga Carvalho.  O Laboratório é utilizado pela equipe de professores e bolsistas que integram o NIS, além do Coordenador e da professora Maria Carolina Tomás (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais). Neste laboratório são desenvolvidas pesquisas de análise e criação de indicadores sociais. Em 2019, foi publicado o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM-NIS), para os estados do Maranhão, Piauí e Paraíba. A infraestrutura é composta de quatro computadores, com os softwares ARCGIS e/ou QGIS, R, Rstudio, Geoda, Microsoft Power BI, LibreOffice.

 

Vale sublinhar que com a crescente aproximação com o curso de graduação em Geografia da PUC-Minas outros laboratórios estão disponíveis para o desenvolvimento de atividades de ensino, localizados nos Prédios 6 e 12 do Campus Coração Eucarístico, quais sejam:

 

• Laboratório de Geociências: Centro de Pesquisa e Práticas de Ensino O uso e o aprimoramento do Laboratório de Geociências deve ser um compromisso do Curso de Geografia, em função do seu valor estratégico como local de articulação privilegiada das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Deve-se ressaltar ainda a possibilidade de aprimoramento desse Laboratório também como local de desenvolvimento de práticas para o ensino da Geografia. O Laboratório de Geociências é um espaço de natureza virtual, onde funcionam os Laboratórios de Geologia, Climatologia, Cartografia e Práticas de Ensino;

• Laboratório de Cartografia: É um local de desenvolvimento da linguagem da comunicação visual, através       da elaboração de mapas, cartas, croquis e outros materiais. Tem por objetivo o aprimoramento técnico do corpo discente, visando aplicar a informação espacial através de modernas técnicas de geoprocessamento e processamento digital de imagens de satélites e fotografias aéreas. O geoprocessamento constitui uma das atividades mais promissoras do emprego do conhecimento espacial e constitui-se instrumento chave para o aprimoramento de políticas públicas de segurança e planejamento. Um exemplo são as pesquisas desenvolvidas para delimitação e vetorização dos territórios paroquiais da Arquidiocese de Belo Horizonte, valendo-se das técnicas de geoprocessamento;

• Laboratório de Climatologia desenvolve pesquisas relativas às ciências atmosféricas em suas projeções sobre o espaço geográfico. Nessa perspectiva, objetiva a aplicação da informação adquirida pela Meteorologia, visando a melhoria da qualidade de vida do homem. Sua infraestrutura permite o desenvolvimento de pesquisas do setor, além de contribuir para monitorar condições meteorológicas especiais. A Climatologia constitui uma ciência de ponta na atualidade, em função da vasta aplicabilidade de seu conhecimento nas áreas de saúde, planejamento urbano e agrário, turismo, urbanismo e segurança pública e

• Laboratório de Geologia é um espaço onde os discentes aprendem a reconhecer os principais minerais e rochas que constituem a crosta do planeta, utilizando amostras em aulas práticas, onde são demonstradas as propriedades que levam ao reconhecimento e diferenciação de cada categoria. O conhecimento básico sobre a composição da crosta – que se interage diretamente com os ecossistemas - é fundamental para a análise e o entendimento da dinâmica superficial do planeta. O Laboratório conta com sismógrafo que passará por testes de calibragem / configuração no segundo semestre do ano (é preciso finalizar a revisão do acervo...) para início de operação de monitoração de fenômenos de várias ordens. O laboratório matem um acervo contendo principais amostras de rochas e minerais encontradas no Estado de Minas Gerais e do Brasil. No espaço do laboratório são ministradas aulas teóricas e práticas de Geologia, Hidrologia, Mineralogia, Geomorfologia, Licenciamento Ambiental, dentre outras

Parceiros