Profa. Dra. Ana Márcia Moreira Alvim
Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia - Tratamento da Informação Espacial
O Departamento de Geografia da PUC Minas tem uma longa tradição na formação de professores e bacharéis, fundado como parte da Faculdade de Ciências e Letras Santa Maria em 1942 teve como professores e alunos nomes importantes da intelectualidade mineira. No Departamento são oferecidos cursos de Graduação e Pós-Graduação, lato sensu (IEC) e stricto sensu, Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia – Tratamento e Informação Espacial.
O Programa de Pós-Graduação teve como mentor o geógrafo e economista, Professor João Francisco de Abreu, quem havia voltado do pós-doutorado na Universidade de Michigan onde desenvolveu pesquisas em Economia Espacial. Na ocasião, o professor convidou o geógrafo Oswaldo Bueno Amorim Filho (Doutor pela Universidade de Bordeaux III), para a construção de uma proposta com forte base epistemológica.
Desde então o Programa formou centenas de mestres e doutores. Teses e dissertações guardam forte relação com os seus princípios, propósitos, área de concentração (Análise Espacial) e linhas de pesquisa (Sistemas de Informações Geográficas; Estudos Ambientais e Estudos Urbanos e Regionais), promovendo inserção social e inovando com as Geotecnologias.
O curso de mestrado em Geografia - Tratamento da Informação Espacial- foi criado em outubro de 1996 e o de Doutorado em 1999.
Simultânea e paralelamente à trajetória institucional no domínio interno à própria PUC-Minas, o projeto seguiu outra rota para a recomendação junto à CAPES, tendo sido visitado em junho de 1997 por comissão da CAPES. O relatório da visita técnica datado de 14 de julho de 1997, foi extremamente elogioso para toda a organização do curso e afirmou que o Programa da PUC-Minas representava "uma inovação de grande atualidade e relevância no conjunto da pesquisa e da pós-graduação em geografia no Brasil, nivelando-a aos núcleos de pesquisa de ponta do exterior". Seu parecer foi, então, naturalmente pela recomendação do Curso de Mestrado, o que foi de fato concretizado pela CAPES, de acordo com ofício datado de 12/12/1997.
Esta postura bastante favorável da CAPES seria confirmada com a primeira avaliação formal do Mestrado em Tratamento da Informação Espacial, realizada no nível nacional (03/11/1997). Nesta ocasião, o mestrado recebeu a nota "4", com algumas considerações que o colocaram bem próximo do "5", nota máxima para o nível de mestrado.
Em função desta "sinalização" da CAPES e de condições internas quanto a corpo docente e infra-estrutura favoráveis da PUC-Minas foi criado o curso de Doutorado em 1999, aprovado pelos Conselhos de Pós-Graduação e Pesquisa e pelo Conselho Universitário. O curso de Doutorado foi recomendado pela CAPES, em reunião do CTC no dia 26/07/2002 com nota 4.
A nota 4 foi mantida pela CAPES ao longo da primeira metade dos anos 2000, e desde o triênio 2007-2008-2009 o Programa tem recebido nota 5 nos seus cursos de Mestrado e Doutorado.
Também merecem destaque os prêmios de melhor tese e melhor dissertação concedidos pela ANPEGE em 2009 a dois trabalhos desenvolvidos no Programa:
- "O Espaço Perimetropolitano de Belo Horizonte: uma análise exploratória" de autoria de Alfio Conti e orientação do Prof. Oswaldo Bueno Amorim Filho; e
- "Caracterização do Carst da Região de Cordisburgo, Minas Gerais", de autoria de Luiz Eduardo Panisset Travassos e orientação do Prof. Heinz Charles Kohler.
Prêmio CAPES de Tese 2011: Menção Honrosa
- "A Importância Cutural do Carste e das Cavernas" de autoria de Luiz Eduardo Panisset Travassos e orientação do Prof. Oswaldo Bueno Amorim Filho e coorientação do Prof. Andrej Kranjc.
Prêmio CAPES de Tese 2012: Menção Honrosa
- "Sistema de restrições geográficas à indústria da cana-de-açucar no Centro-Oeste mineiro: um estudo regional" de autoria de David Lucio López e orientação do Prof. Oswaldo Bueno Amorim Filho e coorientação do Prof. José Flávio Morais Castro.
A partir de 2012 o Programa de Pós Graduação em Geografia começou a oferecer o Pós-Doutorado, e desde 2015 lhe é concedida pelo Programa Nacional de Pós-Graduação (PNPD CAPES) uma Bolsa para Estágio Pós-doutoral.