Perguntas Frequentes
01. Posso me transferir para qualquer curso de graduação da PUC Minas?
Sim, qualquer curso da PUC Minas, não havendo obrigatoriedade de ser o próprio curso/área iniciada em outra Instituição de Ensino Superior. A exceção é o curso de Medicina, o qual tem regramento e edital próprios.
02. É verdade que a PUC Minas está oferecendo isenção da taxa de matrícula no Processo de Transferência Externa?
Sim, exceto para o curso de Medicina. Para ser transferido aos outros cursos de graduação, o estudante fica isento da taxa de matrícula.
03. Para me matricular, é preciso que eu vá até a unidade na qual vou estudar?
Todas as etapas são on-line, desde a Inscrição até a Matrícula. Não é necessário comparecer à unidade. A secretaria do seu curso entrará em contato pelo e-mail informado por você no momento da inscrição.
04. Quais os documentos necessários para efetuar a matrícula?
Você deve conferir na confirmação da inscrição quais são os documentos solicitados para seu curso. Lembrando que você deve anexar seu histórico escolar.
05. Caso o candidato não consiga anexar todos os documentos ele perderá a matrícula?
Não. A PUC Minas vai efetuar a matrícula e emitir um termo informando sobre as pendências na documentação, para que você apresente posteriormente o que ficou em aberto. Mas você deverá comprovar provisoriamente que ingressou no Ensino Superior.
06. Se eu não tiver recebido o e-mail para ativação de login e senha, como proceder?
Você deve entrar em contato o quanto antes com a PUC Minas para solicitar o envio. Mas, antes, verifique sua pasta de spam e lixo eletrônico, pois pode ter sido desviado para lá.
07. O valor das mensalidades é o mesmo dos calouros?
Não. Apenas o valor da matrícula é o mesmo. A mensalidade possui valor diferente, uma vez que o valor é proporcional ao número de matérias que compõem o plano de estudos.
08. Qual prazo máximo para realizar a matrícula? E o pagamento do boleto?
São 5 dias úteis para a matrícula e 5 dias úteis para o pagamento do boleto. Ao fim dos prazos, você ficará sujeito à disponibilidade de vagas.
09. Quando o aluno é dispensado de alguma disciplina na Transferência, há um abatimento do valor da mensalidade? Onde me informar sobre esses valores?
De fato há sim um abatimento nos valores e você pode consultá-los no Sistema de Gestão Acadêmica - SGA
10. Qual e-mail para contato e para esclarecimento de dúvidas?
Em caso de dúvidas você pode entrar em contato pelo processos@pucminas.br
11. E para quem vem de instituições internacionais para fazer intercâmbio na PUC Minas?
Há algumas especificidades no Processo Seletivo e você fica por dentro de tudo no Portal do Intercambista da PUC Minas.
12. Qualquer dúvida sobre dispensa e matrícula, entre em contato com a secretaria do seu curso.
Cursos EAD: Qualquer dúvida (diferente do curso/disciplinas):
ead.academica@pucminas.br
Coordenação Curso de Administração
ead.candidatoadm@pucminas.br
Coordenação Curso de Ciências Contábeis
ead.coordcontabeis@pucminas.br
Faculdade de Psicologia:
psicopucbh@pucminas.br e, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelos telefones (31) 3319-4235 / 4238 / 4070 / 4470.
Ipuc: Cursos: Eng Civil, Eng Controle/Automação, Eng Elétrica, Eng Eletrônica e de Telecomunicação, Eng Energia, Eng Mecânica/Mecatrônica
ipucacademica@pucminas.br / ipucrecursos@pucminas.br.
Secretaria Acadêmica: das 8h às 21h, (31) 3319-4118 / 4263
Apoio às coordenações: das 8h às 21h, (31) 3319-4115 / 4959
Diretoria: das 8h às 17h, (31) 3319-4122
Icei: Cursos: Ciências da Computação, Ciência Informação, Matemática, Física, Sistemas de Informação, Jogos Digitais, Eng. Software, Eng. Computação
iceisecad@pucminas.br, (31) 3319-4007, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h30.
ICH: Curso: Pedagogia, Geografia, História, Letras
secretariaich@pucminas.br, (31) 3319-4187 (das 8h às 11h e das 13h30 às 19h30), (31) 3319-4193 (das 13h às 17h), e presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h30, na sala 107 do prédio 6.
Faculdade Mineira de Direito:
secfmd@pucminas.br / (31) 3319-4138, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h30, e das 14h30 às 20h30, e aos sábados, das 8h30 às 11h30.
IFTDJ: Cursos: Teologia e Filosofia
secacademicaiftdj@pucminas.br / (31) 3319-4540 e (31) 3319-4533, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30.
ICS: Cursos: Arquitetura, Ciências Sociais, Relações Internacionais, Serviço Social
ics.atendimento@pucminas.br / (31) 3319-4257 / 3319-4291 / 3319-4241, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h30.
ICEG: Cursos: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas.
secacad@pucminas.br / (31) 3319-4253 e (31) 3319-4255, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 20h30.
ICBS: Ciências Biológicas, Ed. Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia.
saicbs@pucminas.br / (31) 3319-4162, das 8h30 às 18h30.
FCA: Cursos: Cinema e Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas
comunics@pucminas.br, (31) 3319-4246 / 4247 (de segunda a sexta, das 14h às 18h), e presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.