Perguntas Frequentes
01. Posso me transferir para qualquer curso de graduação da PUC Minas?
Caso você tenha uma bolsa ou algum benefício financeiro em outra instituição e queira fazer a portabilidade de benefício pra PUC Minas, o curso pleiteado deverá ser idêntico ou afim àquele em que se encontra matriculado na instituição de origem. Para os interessados que não possuem uma bolsa e, por isso, não entrarão com pedido de portabilidade de benefícios, a transferência pode ser feita para qualquer curso da PUC Minas, não havendo obrigatoriedade de ser o próprio curso/área iniciada em outra Instituição de Ensino Superior. A exceção é o curso de Medicina, o qual tem regramento e edital próprios.
02. É verdade que a PUC Minas está oferecendo isenção da taxa de matrícula no Processo de Transferência Externa?
Sim, exceto para o curso de Medicina. Para ser transferido aos outros cursos de graduação, o estudante fica isento da taxa de matrícula.
03. Para me matricular, é preciso que eu vá até a unidade na qual vou estudar?
Todas as etapas são on-line, desde a Inscrição até a Matrícula. Não é necessário comparecer à unidade. A secretaria do seu curso entrará em contato pelo e-mail informado por você no momento da inscrição.
04. Quais os documentos necessários para efetuar a matrícula?
Você deve conferir na confirmação da inscrição quais são os documentos solicitados para seu curso. Lembrando que você deve anexar seu histórico escolar.
05. Caso o candidato não consiga anexar todos os documentos ele perderá a matrícula?
Não. A PUC Minas vai efetuar a matrícula e emitir um termo informando sobre as pendências na documentação, para que você apresente posteriormente o que ficou em aberto. Mas você deverá comprovar provisoriamente que ingressou no Ensino Superior.
06. Se eu não tiver recebido o e-mail para ativação de login e senha, como proceder?
Você deve entrar em contato o quanto antes com a PUC Minas para solicitar o envio. Mas, antes, verifique sua pasta de spam e lixo eletrônico, pois pode ter sido desviado para lá.
07. O valor das mensalidades é o mesmo dos calouros?
Não. Apenas o valor da matrícula é o mesmo. A mensalidade possui valor diferente, uma vez que o valor é proporcional ao número de matérias que compõem o plano de estudos.
08. Qual prazo máximo para realizar a matrícula? E o pagamento do boleto?
São 5 dias úteis para a matrícula e 5 dias úteis para o pagamento do boleto. Ao fim dos prazos, você ficará sujeito à disponibilidade de vagas.
09. Quando o aluno é dispensado de alguma disciplina na Transferência, há um abatimento do valor da mensalidade? Onde me informar sobre esses valores?
De fato há sim um abatimento nos valores e você pode consultá-los no Sistema de Gestão Acadêmica - SGA
10. Qual e-mail para contato e para esclarecimento de dúvidas?
Em caso de dúvidas você pode entrar em contato pelo processos@pucminas.br
11. E para quem vem de instituições internacionais para fazer intercâmbio na PUC Minas?
Há algumas especificidades no Processo Seletivo e você fica por dentro de tudo no Portal do Intercambista da PUC Minas.
12. Qualquer dúvida sobre dispensa e matrícula, entre em contato com a secretaria do seu curso.
Cursos EAD: Qualquer dúvida (diferente do curso/disciplinas):
ead.academica@pucminas.br
Coordenação Curso de Administração
ead.candidatoadm@pucminas.br
Coordenação Curso de Ciências Contábeis
ead.coordcontabeis@pucminas.br
Faculdade de Psicologia:
psicopucbh@pucminas.br e, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelos telefones (31) 3319-4235 / 4238 / 4070 / 4470.
Ipuc: Cursos: Eng Civil, Eng Controle/Automação, Eng Elétrica, Eng Eletrônica e de Telecomunicação, Eng Energia, Eng Mecânica/Mecatrônica
ipucacademica@pucminas.br / ipucrecursos@pucminas.br.
Secretaria Acadêmica: das 8h às 21h, (31) 3319-4118 / 4263
Apoio às coordenações: das 8h às 21h, (31) 3319-4115 / 4959
Diretoria: das 8h às 17h, (31) 3319-4122
Icei: Cursos: Ciências da Computação, Ciência Informação, Matemática, Física, Sistemas de Informação, Jogos Digitais, Eng. Software, Eng. Computação
iceisecad@pucminas.br, (31) 3319-4007, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h30.
ICH: Curso: Pedagogia, Geografia, História, Letras
secretariaich@pucminas.br, (31) 3319-4187 (das 8h às 11h e das 13h30 às 19h30), (31) 3319-4193 (das 13h às 17h), e presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h30, na sala 107 do prédio 6.
Faculdade Mineira de Direito:
secfmd@pucminas.br / (31) 3319-4138, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h30, e das 14h30 às 20h30, e aos sábados, das 8h30 às 11h30.
IFTDJ: Cursos: Teologia e Filosofia
secacademicaiftdj@pucminas.br / (31) 3319-4540 e (31) 3319-4533, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h30.
ICS: Cursos: Arquitetura, Ciências Sociais, Relações Internacionais, Serviço Social
ics.atendimento@pucminas.br / (31) 3319-4257 / 3319-4291 / 3319-4241, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h30.
ICEG: Cursos: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas.
secacad@pucminas.br / (31) 3319-4253 e (31) 3319-4255, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 20h30.
ICBS: Ciências Biológicas, Ed. Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Odontologia.
saicbs@pucminas.br / (31) 3319-4162, das 8h30 às 18h30.
FCA: Cursos: Cinema e Audiovisual, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas
comunics@pucminas.br, (31) 3319-4246 / 4247 (de segunda a sexta, das 14h às 18h), e presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h.