Cuidar estrategicamente do presente e do futuro
A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais apresenta seu Planejamento e Gestão Estratégica para o período 2022-2026.
Neste documento, a PUC Minas apresenta o resultado de importantes e estratégicas reflexões e definições sobre como a Universidade deve se inserir, a partir das distintas frentes socioeconômicas e culturais que lhes são inerentes, na ambiência social, atenta aos desafios e constantes e profundas mudanças que a sociedade vem conhecendo.
O planejamento e indicações da gestão estratégica para o próximo quinquênio, por isso mesmo, em consonância com a Missão, Princípios, Valores e Visão da Universidade e considerando o Diagnóstico Institucional que os antecedeu materializa os decisivos parâmetros e rumos definidos para os próximos cinco anos.
A partir do Diagnóstico Institucional, foi possível eleger Diretrizes Estratégicas que nos levaram ao Mapa Estratégico da Instituição, que é composto por 16 objetivos.
Destaco nesta apresentação tais Diretrizes que devem ser, de modo constante e efetivo, nossa bússola para perscrutar caminhos, definir alinhamentos e tomar decisões no contínuo compromisso com o crescimento e a perenidade da PUC Minas:
• Captação, Retenção e Fidelização de Alunos
• Sustentabilidade
• Excelência Acadêmica
• Inovação e Empreendedorismo
• Ampliação da Abrangência Nacional e Internacional
O Diagnóstico Institucional que aponta para o próximo quinquênio – um futuro tão próximo, mas ao mesmo tempo tendo diante de si um devir de tantas mudanças possíveis – lança as bases e parâmetros de critérios norteadores do modo como devemos desenvolver nossas atividades em todos os âmbitos da Universidade: na gestão, no acadêmico e no técnico-administrativo.
A Universidade é uma organização que se institui de modo reticular e por isso mesmo é imprescindível que à luz de nossa Missão, Valores e Princípios persigamos, diuturnamente, a consecução do que preconizamos em nossa Visão institucional: “Ser uma instituição cristã, católica, humanista de educação superior, reconhecida pela capacidade de gerar conhecimentos e inovações, bem como promover o bem comum e alianças nacionais e internacionais, com eficiência, assegurando a sua contemporaneidade, qualidade e sustentabilidade.”
Planejar e gerir estrategicamente é termos o Mapa Estratégico que ora apresentamos como o norteador necessário e seguro de todo nosso trabalho.
MISSÃO
Promover o desenvolvimento socioambiental, por meio da excelência da formação humanista, científica e tecnológica de profissionais engajados, observando os valores da ética, da solidariedade, e do bem comum, mediante a produção e disseminação das ciências, artes e cultura, e a integração entre a Universidade e a Sociedade.
PRINCÍPIOS
A Universidade orienta suas ações, em consonância com o artigo 4º do seu Estatuto, pelos seguintes princípios:
Fidelidade aos ensinamentos cristãos e respeito aos princípios da Igreja Católica.
Promoção da formação de qualidade, solidária, interdisciplinar e humanística, respeitadas a autonomia universitária e a liberdade acadêmica.
Promoção do bem comum e da dignidade da pessoa humana.
Compromisso com a inclusão e a justiça socioambiental.
VALORES
Em consonância com o PPI (Projeto Pedagógico Institucional), os seguintes valores devem ser observados:
Igualdade dos seres humanos e de direitos e deveres entre eles.
Pluralidade no respeito às diferenças entre pessoas em suas singularidades.
Liberdade de criação, produção de conhecimento e de expressão do pensamento.
Solidariedade à causa do outro, fundada no respeito mútuo e na interlocução entre sujeitos da sociedade.
VISÃO
Ser uma instituição cristã, católica, humanista de educação superior, reconhecida pela capacidade de gerar conhecimentos e inovações, bem como promover o bem comum e alianças nacionais e internacionais, com eficiência, assegurando a sua contemporaneidade, qualidade e sustentabilidade.