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Cuidar estrategicamente do presente e do futuro

A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais apresenta seu Planejamento e Gestão Estratégica para o período 2022-2026.

Neste documento, a PUC Minas apresenta o resultado de importantes e estratégicas reflexões e definições sobre como a Universidade deve se inserir, a partir das distintas frentes socioeconômicas e culturais que lhes são inerentes, na ambiência social, atenta aos desafios e constantes e profundas mudanças que a sociedade vem conhecendo.

O planejamento e indicações da gestão estratégica para o próximo quinquênio, por isso mesmo, em consonância com a Missão, Princípios, Valores e Visão da Universidade e considerando o Diagnóstico Institucional que os antecedeu materializa os decisivos parâmetros e rumos definidos para os próximos cinco anos.

A partir do Diagnóstico Institucional, foi possível eleger Diretrizes Estratégicas que nos levaram ao Mapa Estratégico da Instituição, que é composto por 16 objetivos.

Destaco nesta apresentação tais Diretrizes que devem ser, de modo constante e efetivo, nossa bússola para perscrutar caminhos, definir alinhamentos e tomar decisões no contínuo compromisso com o crescimento e a perenidade da PUC Minas:
Captação, Retenção e Fidelização de Alunos
Sustentabilidade
Excelência Acadêmica
Inovação e Empreendedorismo
Ampliação da Abrangência Nacional e Internacional

O Diagnóstico Institucional que aponta para o próximo quinquênio – um futuro tão próximo, mas ao mesmo tempo tendo diante de si um devir de tantas mudanças possíveis – lança as bases e parâmetros de critérios norteadores do modo como devemos desenvolver nossas atividades em todos os âmbitos da Universidade: na gestão, no acadêmico e no técnico-administrativo.

A Universidade é uma organização que se institui de modo reticular e por isso mesmo é imprescindível que à luz de nossa Missão, Valores e Princípios persigamos, diuturnamente, a consecução do que preconizamos em nossa Visão institucional: “Ser uma instituição cristã, católica, humanista de educação superior, reconhecida pela capacidade de gerar conhecimentos e inovações, bem como promover o bem comum e alianças nacionais e internacionais, com eficiência, assegurando a sua contemporaneidade, qualidade e sustentabilidade.”

Planejar e gerir estrategicamente é termos o Mapa Estratégico que ora apresentamos como o norteador necessário e seguro de todo nosso trabalho.

Prof. Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Reitor da PUC Minas
Bispo auxiliar de Belo Horizonte





MISSÃO

Promover o desenvolvimento socioambiental, por meio da excelência da formação humanista, científica e tecnológica de profissionais engajados, observando os valores da ética, da solidariedade, e do bem comum, mediante a produção e disseminação das ciências, artes e cultura, e a integração entre a Universidade e a Sociedade.

PRINCÍPIOS

A Universidade orienta suas ações, em consonância com o artigo 4º do seu Estatuto, pelos seguintes princípios:

  • Fidelidade aos ensinamentos cristãos e respeito aos princípios da Igreja Católica.

  • Promoção da formação de qualidade, solidária, interdisciplinar e humanística, respeitadas a autonomia universitária e a liberdade acadêmica.

  • Promoção do bem comum e da dignidade da pessoa humana.

  • Compromisso com a inclusão e a justiça socioambiental.

VALORES

Em consonância com o PPI (Projeto Pedagógico Institucional), os seguintes valores devem ser observados:

  • Igualdade dos seres humanos e de direitos e deveres entre eles.

  • Pluralidade no respeito às diferenças entre pessoas em suas singularidades.

  • Liberdade de criação, produção de conhecimento e de expressão do pensamento.

  • Solidariedade à causa do outro, fundada no respeito mútuo e na interlocução entre sujeitos da sociedade.

VISÃO

Ser uma instituição cristã, católica, humanista de educação superior, reconhecida pela capacidade de gerar conhecimentos e inovações, bem como promover o bem comum e alianças nacionais e internacionais, com eficiência, assegurando a sua contemporaneidade, qualidade e sustentabilidade.

DIRETRIZES ESTRATÉGICAS

Estas compõem a base de sustentação das escolhas estratégicas da Universidade, quais sejam: sustentabilidade, excelência acadêmica, inovação e empreendedorismo e ampliação da abrangência nacional e internacional. Tem como finalidade levar a responsabilidade pelos processos de captação, retenção e fidelização de alunos a toda a comunidade acadêmica, como parte da cultura institucional.

Associa-se à busca da sustentabilidade e perenidade institucional, a partir do gerenciamento de recursos e da geração de resultados econômico-financeiros e, aprimorar as ações ambientais, sociais e culturais, em observância à missão, visão e princípios e valores da Instituição.

Reflete a busca constante pela excelência acadêmica da Universidade, no Ensino, na Pesquisa e na Extensão, fortalecendo sua imagem e marca e mantendo-se como referência no mercado educacional.

Manter a Universidade dinâmica e inovadora nos seus serviços educacionais e nos seus processos acadêmicos e administrativos, atuando com a agilidade necessária para assegurar a sua contemporaneidade. Visa apoiar também o empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento social, econômico e para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Relacionada ao fortalecimento da atuação da Universidade, nos âmbitos nacional e internacional, nos seus três pilares de atuação: Ensino, Pesquisa e Extensão, nas diferentes modalidades.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

  • (S1) Fortalecer a imagem e a marca por meio da excelência no ensino, pesquisa e extensão
    Fortalecimento como instituição de excelência acadêmica, bem posicionada nos rankings públicos e privados, nacionais e internacionais, comprometida com uma educação de qualidade.
  • (S2)Promover a internacionalização acadêmica
    Fomentar a internacionalização do ensino, pesquisa e extensão, por meio de parcerias e colaborações internacionais, de modo a contribuir para a formação integral dos alunos e o fortalecimento da imagem institucional.
  • (S3)Promover a inovação e a iniciativa empreendedora
    Finalidades: promover processos de inovação nos cursos e serviços acadêmicos da Universidade; incorporar, criar e transferir tecnologias, de acordo com as necessidades da sociedade; apoiar alunos, professores e funcionários a transformarem ideias em negócios.
  • (S4)Desenvolver programas, projetos e ações de responsabilidade socioambientais, culturais, desportivos, de extensão e pastorais da Instituição
  • Visa fomentar programas, projetos e ações de responsabilidade socioambientais, culturais, desportivos, de extensão e pastorais da Instituição, voltados para a sociedade e de forma sustentável.

  • (E1) Assegurar a sustentabilidade e a perenidade da Instituição
    Pensar o futuro, para assegurar a sustentabilidade da Instituição e a sua perenidade, do ponto de vista econômico, financeiro e orçamentário.
  • (E2) Ampliar fontes de captação de receitas, com oferta de cursos/serviços adicionais
    Expressa a necessidade da ampliação contínua de captação de receitas, a partir de novas ofertas de cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres (presencial, a distância e híbrido) e da venda de serviços adicionais.
  • (E3) Assegurar a captação, a retenção e a fidelização de alunos – Responsabilidade de todos
    Levar, a toda a comunidade acadêmica, a responsabilidade pelos processos de captação, retenção e fidelização de alunos, buscando uma maior agilidade nos processos de matrículas da Universidade e um acompanhamento efetivo da experiência do aluno no decorrer do curso, para que o mesmo se mantenha fiel em sua formação acadêmica continuada.
  • (E4) Otimizar custos de forma contínua
    Otimização contínua de custos na execução dos processos acadêmicos e administrativos.

  • (P1) Adequar a oferta de cursos às demandas da sociedade
    Busca adequar continuamente as ofertas de cursos às demandas da sociedade, observando as tendências sociais, tecnológicas, econômicas e legais, contribuindo para uma formação humanista, científica e contemporânea do aluno.
  • (P2) Viabilizar a transformação digital nos processos de relacionamento e comunicação
    Melhorar os processos de relacionamento e comunicação da Universidade, junto ao seu público-alvo (candidatos, alunos e egressos), com conteúdos específicos e canais digitais apropriados, para os diferentes públicos.
  • (P3) Fomentar a inovação contínua nos processos acadêmicos e técnico-administrativos
    Aperfeiçoar os processos de inscrição, matrícula e rematrícula, financeiros, bolsas de estudo, de forma a torná-los simples, ágeis, dinâmicos e eficientes, de maneira inovadora e contínua (foco no autosserviço).
  • (P4) Melhorar a experiência de candidatos, alunos e egressos
    Elevar a satisfação dos candidatos, alunos e egressos, através do acolhimento, acompanhamento e atendimento de suas demandas acadêmicas, pessoais e profissionais, ao longo de sua jornada na Universidade.

  • (D1) Desenvolver programas de capacitação e atualização direcionada à gestão administrativa e acadêmica
    Capacitar continuamente funcionários e professores que atuam (ou atuarão) na gestão administrativa e na gestão acadêmica.
  • (D2) Desenvolver continuamente programas de capacitação e atualização docente em práticas pedagógicas inovadoras
    Capacitar continuamente o corpo docente em práticas pedagógicas inovadoras e contemporâneas, contribuindo para melhorar a experiência do aluno.
  • (D3) Fortalecer a cultura digital na Instituição
    Desenvolver o melhor uso das tecnologias de informação e comunicação, por meio do fortalecimento de uma cultura digital.
  • (D4) Prospectar e utilizar as melhores práticas de governança e gestão
    Visa prospectar ativamente e utilizar as melhores práticas de governança e gestão, com foco nos resultados econômicos, na sustentabilidade e na perenidade institucional.