Logon
​Sessões Solenes de Colação de Grau
REQUERIMENTO
DE FORMATURA
​Para esta modalidade de Colação de Grau, o provável formando, no início do último semestre letivo (em março no 1º semestre; e setembro no 2º semestre), deverá requerer a colação em SGA-Aluno > Formaturas > Requerimento de Formatura e optar pela Sessão Solene, você deverá deverá anexar cópia digitalizada da Identidade/CNH (ou outro documento oficial com foto) e da certidão de nascimento/casamento. Outras informações sobre o requerimento de formatura podem ser obtidas no Manual de Colação de Grau p. 09.
SITUAÇÃO DO
REQUERIMENTO
​Após a realização do requerimento, o provável formando deverá acompanhar ao longo do semestre a situação de seu pedido em SGA-Aluno > Formaturas > Requerimento de Formatura conforme status indicados:

Em análise: etapa inicial após realização do procedimento. Este status permanecerá por boa parte do semestre, até que ocorra o processo de conferência das informações. 

Indeferido: quando o aluno possui alguma pendência (notas, ACGs, ENADE, Estágio, TCC) que o impede de concluir o curso. Nesta situação o aluno poderá verificar a pendência em SGA/Aluno>Serviços Acadêmicos>Emissão de Documentos>Definição Curricular o ou entrar em contato com a Secretaria Acadêmica do seu curso para esclarecimentos.

Apto para Colação: quando os diários foram fechados e o currículo do(a) aluno(a) foi integralizado, e se não houver pendências junto ao ENADE.

​RESERVA
DE BECA
Durante o Requerimento de Formaturas, aqueles que optarem pela Sessão Solene terão de preencher as informações de peso/altura. Ao preencher estas informações elas irão garantir a reserva da beca, que será utilizada no dia da Colação.

Obs.: O material é disponibilizado somente no dia do evento à aqueles que dele participarão, não havendo empréstimo antecipado do material para eventuais sessões de fotos ou outras atividades.


distribuição 
dE INGRESSOS
​Com a aproximação da realização das Sessões Solenes de Colação de Grau, os setores responsáveis de cada Campus/Unidade em momento oportuno irão encaminhar aos prováveis formandos as orientações finais sobre o evento e as infomarções sobre a disponibilização dos ingressos aos formandos, para sejam compartilhados com seus familiares e convidados.

Atualmente os ingressos são utilizados no formato digital e o controle de acesso, por meio da leitura de QRcode.
COLAÇÃO
DE GRAU
Sessão solene
Conforme descrito na Portaria 008/2021, “podem participar das solenidades de Colação de Grau os concluintes de curso que tiverem cumprido integralmente, com aprovação, todo o currículo do curso de graduação.”Nesse sentido, é necessário que antes de colar grau o formando tenha conhecimento de sua situação acadêmica, que deverá estar como Apto para Colação. Assim, basta seguir as orientações divulgadas durante o semestre e participar, conforme modalidade solicitada no requerimento.

Participação na Sessão Solene: No dia da solenidade, o formando deverá chegar ao local com 1h30 de antecedência, se identificar na portaria, portando documento oficial com foto. Entre a chegada e o início da cerimônia será feito o empréstimo da beca, fotografias da turma e reiteradas algumas orientações sobre o evento.

COMPROVANTES
DE CONCLUSÃO
DE CURSO
Para obter qualquer documentação que comprove a conclusão do curso, o aluno deve colar grau em uma das modalidades disponibilizadas pela Universidade (Sessão Solene ou Ato Acadêmico).

1. Declaração de Conclusão de Curso: disponibilizada digitalmente pelo SGA, em até 5 dias, após assinatura da Ata de Colação de Grau (validade limitada a 6 meses).

2. Diploma: disponibilizado digitalmente pelo SGA, em até 120 dias corridos, após realização da colação de grau e não há pagamento de taxa pelo diploma;
FALE COM A GENTE
ACOMPANHE AS REDES SOCIAIS DA PUC MINAS