Logon
​Sessões Solenes
REQUERIMENTO
DE
FORMATURA
​O provável formando, no início do último semestre letivo (em março no 1º semestre; e setembro no 2º semestre), deverá requerer a Colação de Grau em SGA-Aluno > Formaturas > Requerimento de Formatura e optar pela Sessão Solene, anexando ao requerimento cópia da certidão de nascimento ou casamento e da carteira de identidade (ou outro documento oficial com foto). Toda a documentação deverá ser entregue na Secretaria Acadêmica do campus/unidade para conferência. Outras informações sobre o requerimento de formatura podem ser obtidas na página 9 do Manual de Formatura.
SITUAÇÃO
DO
REQUERIMENTO
​Após a realização do requerimento, o provável formando deverá acompanhar ao longo do semestre a situação de seu pedido em SGA-Aluno > Formaturas > Requerimento de Formatura. Os status são, inicialmente, “Em análise”, na sequência, “Provável formando” (quando a situação acadêmica do aluno é conferida e não há pendências de semestres anteriores) e, por fim, “Apto para Colação” (quando os diários foram fechados e não há pendências acadêmicas para a colação de grau) ou “Inapto para Colação” (quando o aluno possui alguma pendência que o impede de concluir o curso). No caso de inapto, o aluno poderá acessar sua definição curricular ou entrar em contato com a Secretaria Acadêmica do seu curso, para obter os devidos esclarecimentos.
EMPRÉSTIMO
DA
BECA
Neste momento, deverão ser encaminhadas, por meio de formulário enviado por e-mail, informações sobre peso e altura para que o cerimonial parceiro possa providenciar a beca que será utilizada no dia da Colação.

​Ensaio
distribuição 
dos 
convites
​Com a aproximação da realização das Sessões Solenes de Colação de Grau, o provável formando deverá participar do ensaio de formatura, conforme orientações divulgadas pelos setores responsáveis. No ensaio também é realizada a distribuição dos convites da solenidade, para que os formandos possam entregar aos seus respectivos convidados.
COLAÇÃO
DE
GRAU
Conforme descrito na Portaria 008/2021, “podem participar das solenidades de Colação de Grau os concluintes de curso que tiverem cumprido integralmente, com aprovação, todo o currículo do curso de graduação.” Nesse sentido, é necessário que antes de colar grau o formando tenha conhecimento de sua situação acadêmica, que deverá estar como “Apto para Colação”. Desse modo, basta seguir as orientações divulgadas durante o semestre e participar da Colação de Grau, conforme solicitado no requerimento.

Participação na Sessão Solene: No dia da solenidade, o formando deverá chegar ao local com 1h30 de antecedência, se identificar na portaria, portando documento oficial com foto. Entre a chegada e o início da cerimônia será feito o empréstimo da beca, fotografias da turma e repassadas as orientações finais sobre a solenidade.

COMPROVANTES
DE
CONCLUSÃO
DE CURSO
Para obter qualquer documentação que comprove a conclusão do curso, o aluno deve colar grau em uma das modalidades disponibilizadas pela Universidade (Sessão Solene ou Ato Acadêmico).

1. Declaração de Conclusão de Curso: entregue no ato da assinatura da Ata de Colação de Grau (validade limitada a 6 meses).

2. Diploma: disponibilizado 120 dias corridos após a realização da colação de grau
Não há pagamento de taxa pelo diploma;
O Documento é disponibilizado digitalmente;
FALE COM A GENTE
ACOMPANHE AS REDES SOCIAIS DA PUC MINAS