As inscrições para o processo seletivo ao Programa Universidade para Todos (ProUni), do Governo Federal, referente ao 2º semestre de 2021, estarão abertas de 13 a 16 de julho, pelo site do Ministério da Educação. A PUC Minas oferece vagas para o programa, nos vários cursos de suas unidades e campi.
Somente poderá se inscrever no processo seletivo do ProUni o candidato que tenha participado da edição 2020 do Enem e que, cumulativamente, tenha obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do Enem e nota acima de zero na prova de redação.
O candidato deverá atender a pelo menos uma das condições a seguir: tenha cursado o Ensino Médio em escola pública; tenha cursado o ensino médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; seja pessoa com deficiência; seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública.
O candidato poderá se inscrever às bolsas integrais, no caso em que a renda familiar bruta mensal per capta não exceda o valor de 1,5 salário-mínimo; ou parciais, no caso em que a renda mensal familiar bruta mensal per capta não exceda o valor de três salários mínimos.
O processo seletivo será constituído de duas chamadas sucessivas, sendo a primeira no dia 20 de julho e segunda no dia 3 de agosto.
A documentação dos candidatos pré-selecionados para as bolsas do Prouni deverá ser entregue de 20 a 23 de julho, pelo portal do candidato.
Primeira chamada: de 20 a 28 de julho de 2021
1. Envio de documentos por meio virtual
Para todos os campi e Unidades Acadêmicas:
Nos dias 20, 21, 22 e 23 julho de 2021 por meio da plataforma que estará disponível no pucminas.br.
Os candidatos que optarem pelo envio de sua documentação, por meio virtual, deverão fazê-lo impreterivelmente até dia 23 de julho 2021, por meio deste link.
2. Entrega presencial de documentos:
No Campus Coração Eucarístico e nos demais campi e Unidades Acadêmicas:
Nos dias 20, 21,22 e 23 de julho 2021, das 08 às 19h30.
No sábado 24 de julho 2021 de 8 às 12h.
Nos campi Arcos e Serro:
Nos dias 20, 21,22 e 23 de julho 2021 de 8 às 12h.
Os candidatos aos cursos do Campus do Coração Eucarístico deverão entregar sua documentação no Apoio Comunitário, prédio 8.
Nos demais campi e Unidades Acadêmicas no Apoio Comunitário de cada local.
Nos campi Arcos e Serro deverão entregar sua documentação na Secretaria Acadêmica do Campus.
OBSERVAÇÃO:
I - Devido à pandemia do corona vírus e para evitar aglomerações, só terá acesso ao ponto de entrega de documentação o próprio candidato ou seu representante. Em qualquer dos casos a pessoa deverá estar fazendo uso de máscara;
II - Os documentos (cópias) deverão ser entregues em envelope fechado, identificado com o nome do candidato, curso em que está concorrendo e telefones de contatos;
III - Cronograma e orientações sobre as etapas seguintes serão divulgadas oportunamente.