Durante o encerramento do 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, sediado na PUC Minas, foi lançada a Carta de Belo Horizonte, redigida pelas entidades científicas da área da Comunicação em prol da Luta pela Democracia Brasileira.
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) escolheu a data de hoje, 5 de outubro, como o Dia de Luta pela Democracia Brasileira. Como apoio ao movimento, os presidentes da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), Intercom e Federação Brasileira de Associações Científicas e Académicas de Comunicação (Socicom), leram a Carta de Belo Horizonte. Dentre os representantes está o Secretário de Comunicação da PUC Minas e presidente da Compós, Prof. Dr. Mozahir Salomão Bruck.
Também participaram da leitura: o presidente do Intercom, Prof. Dr. Juliano Domingues; presidente da Socicom, Prof.ª Drª Betania Lemos Maciel; diretor de Relações Internacionais da Socicom; Prof. Dr. Anderson Santos; presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber), Prof.ª Drª Alessandra Barros Marassi; presidente da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom), Prof. Dr. Guilherme Moreira Fernandes; vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), Prof. Dr. Maurício Virgulino; e vice-presidente da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e da Cultura – Capítulo Brasil (ULEPICC-Brasil), Prof. Dr. Rodrigo Moreno Marques.
O vídeo está disponível no canal do Youtube do Intercom. A carta está aberta para assinatura de pessoas físicas, instituições, grupos de pesquisa e entidades pelo formulário.