Não existe hábito
mais mineiro que dar uma volta na praça no fim de tarde. Os números reforçam essa impressão. Belo Horizonte possui mais de 790 praças, além de 74 parques. Com a diminuição da taxa de transmissão da Covid-19, o nível de alerta geral se mantém como verde em toda a Região Metropolitana. Diante das novas alterações, as atividades na capital mineira estão retornando gradualmente, possibilitando a reabertura de locais públicos destinados às atividades de esporte e lazer. Em meio à flexibilização, as praças se tornam ambientes sugestivos para passeios responsáveis ao ar livre, dentro dos protocolos de segurança.
Entre as diversas opções, sugerimos as cinco mais queridas da capital mineira: Praça da Liberdade, Praça do Papa, Praça Rui Barbosa, Praça da Savassi e Praça Sete de Setembro. Todas são abertas e podem ser frequentadas, desde que sejam seguidas as orientações já tão conhecidas por todos: uso correto de máscaras, distanciamento social e higienização frequente das mãos.
Um dos pontos históricos mais populares de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade foi palco de eventos importantes da política da capital. Em uma área de 35 mil metros quadrados, a praça é cercada por um complexo de museus e de casas de cultura, além de estar localizada em frente ao Palácio da Liberdade, sede do governo mineiro. Além da arquitetura histórica, seu extenso jardim, com fontes iluminadas e até um coreto, garante um passeio com muita admiração.
"Que belo horizonte!". A suposta frase teria sido falada pelo papa João Paulo II, durante a sua ida até a Praça Israel Pinheiro, que teve seu nome alterado após a sua visita, na Missa Campal de 1980. Além da paisagem panorâmica de Belo Horizonte, a Praça do Papa conta com o pôr-do-sol mais bonito da cidade, atraindo um grande público no final do dia.
Popularmente chamada de Praça da Estação, a Praça Rui Barbosa tem como cenário principal a Estação Ferroviária de Belo Horizonte. Nela, encontramos o relógio público mais antigo da cidade e o Monumento à Terra Mineira, estátua simbólica da Inconfidência Mineira. Além das esculturas, sua arquitetura é um dos seus aspectos mais marcantes por contar desde o início da formação de Belo Horizonte. Vale ressaltar que a praça também é próxima a dois viadutos históricos, o Floresta e o Santa Tereza, sendo possível avistá-los.
Antes da pandemia, a Praça Diogo de Vasconcelos, conhecida como Praça da Savassi, era marcada como um bom lugar para fazer compras e jantar com os amigos. Com as medidas de segurança, o local é uma ótima alternativa para fotografias e passeios curtos durante o dia, já que a concentração de bares e restaurantes no local implica em aglomerações durante a noite.
Por fim, um dos cartões postais de Belo Horizonte: a Praça Sete de Setembro conta com o monumento popularmente conhecido como Pirulito, fazendo parte da comemoração do centenário da Independência do Brasil. A localização da praça representa o marco zero do hipercentro de BH. Por ser a praça mais movimentada da capital mineira, o local é um ponto para fotografias e para conhecer mais sobre a origem e a história da cidade