A equipe Gaia Filius, formada pelos alunos da PUC Minas Gustavo Alves de Souza (Matemática/Campus Coração Eucarístico), e dos irmãos Thayná Rezende Souza (Direito/Unidade São Gabriel) e Gabriel Rezende Souza (Matemática/Campus Coração Eucarístico), e pelos alunos do ensino médio Ana Carolina Rodrigues de Ávila, Giovanna Oliveira Martins e Paulo Henrique Divino e Silva, vencedora do primeiro lugar de Belo Horizonte na primeira etapa do concurso, está na terceira etapa da competição. Como explica a líder da equipe, Thayná Rezende Souza, "ocorrerá o Julgamento Executivo, em que os Finalistas Globais serão analisados por um comitê executivo da NASA, ESA, JAXA, CNES, CSA, e outras agências parceiras. Estes juízes são líderes e executivos das agências com conhecimentos especializados em diversos assuntos. Cada projeto Global Finalista será avaliado por cada juiz executivo. O comitê nomeará equipes para um dos seis Prêmios Globais, que são: Melhor Utilização de Dados; Melhor Utilização de Tecnologia; Impacto Galático; Mais Inspiracional; Melhor Conceito de Missão; e Melhor Utilização da Ciência", explica. As seis equipes que vencerem nestas categorias serão conhecidas como Vencedores Globais.
Para esta etapa, foram aprovadas 40 equipes sendo três brasileiras: a de Belo Horizonte/MG, composta pelos alunos da PUC Minas, e as de Guarulhos/SP e Limeira/SP.
Os vencedores serão convidados a apresentarem seus projetos para NASA, ESA, JAXA, CNES, e CSA. "Se a viagem for considerada segura, os vencedores serão também convidados a visitar as locações da NASA com a Equipe Organizadora Global da Space Apps para ver o lançamento de uma nave espacial. Os projetos dos Finalistas e Vencedores Globais também serão elegíveis para a oportunidade de aumentar a escala da ideia do projeto para camadas de informação global utilizando o Euro Data Cube, que dá acesso aos dados da NASA, ESA/Copernicus, JAXA, CSA, e CNES no Euro Data Cube com uma licença Euro Data Cube Enterprise de 1 ano, avaliada em 5.000 EUR e fornecida pela ESA, e gratuita para recursos de processamento", explica Tayná.
Os critérios para a avaliação são impacto, criatividade, validade, relevância e apresentação. O resultado final será divulgado em janeiro de 2021.
Para conhecer mais sobre o Gaia Filius, clique aqui.
De acordo com o site https://hackathonbrasil.com.br/home/nasa/, desde a sua criação em 2012, o International Space Apps Challenge da Nasa se tornou o maior hackathon mundial, envolvendo milhares de cidadãos em todo o mundo a usar os dados abertos da Nasa para criar soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos na Terra e no espaço.