SCAP 2018 - X Semana de Ciência, Arte e Política

A PUC Minas São Gabriel realiza a décima edição da Semana de Ciência, Arte e Política (SCAP) entre os dias 1º e 5 de setembro. Com o objetivo de integrar ensino, pesquisa, extensão e Pastoral, visando à formação geral do aluno, o tema deste ano é "Brasil em Transe: democracia, tecnologia e direitos humanos".

O nome faz alusão ao filmeTerra em Transe, do cineasta Glauber Rocha, que entrava em cartaz há cinquenta e um anos, cujo enredo se passa no país imaginário chamado Eldorado, e nos parece muito atual. Passados 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, 30 anos da Constituição Brasileira, em meio ao bombardeio de fake news e com o retalhamento da constituição por emendas constitucionais que ameaçam os direitos garantidos pela Carta Magna, é preciso questionar como vai a democracia. Para o professor de teoria política da Universidade de Cambridge, David Runciman, existem fatores fundamentais que diferenciam a crise atual das outras pelas quais a democracia já passou. Dentre eles, está a tecnologia. Assim, a Semana de Ciência, Arte e Política propõe debates em torno das seguintes questões: democracia, tecnologia e direitos humanos em uma terra em transe.

A programação começa com o tradicional cortejo de maracatu pelas ruas do bairro São Gabriel no dia 1º de Setembro e segue com o ciclo de conferências, circuito cultural e artístico, oficinas de formação para estudantes da PUC Minas e oficinas para a comunidade externa. Toda a programação é aberta e gratuita.

As inscrições para o ciclo de conferências serão realizadas no local. Já para as oficinas voltadas aos alunos da PUC Minas, as inscrições devem ser feitas via SGA (Sistema de Gestão Acadêmica). Para as oficinas voltadas à comunidade externa, as inscrições devem ser feitas pelo link: clique aqui. Para o Circuito Cultural e Artístico, não é necessário se inscrever.

Confira a programação completa no site da Scap: https://www.pucminas.br/scap