São Gabriel: Manifesto 2018

Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da PUC Minas São Gabriel promovem nos dias 7, 8 e 9 de maio a quinta edição do Manifesto. Para alunos da disciplina Seminário, a inscrição pelo SGA é obrigatória. Para o público em geral, é necessário fazer inscrição gratuitamente pelo link.

O jornalista e professor da PUC São Paulo, Leonardo Sakamoto, fará a conferência de abertura "Brasil nos tempos de cólera: ódio, notícias falsas e desinformação nas redes sociais", na segunda-feira, 7 de maio, às 19 horas no Teatro da Unidade. Leonardo Sakamoto, que atualmente é colunista do portal UOL, cobriu conflitos armados em diversos países e o desrespeito aos direitos humanos no Brasil. É professor de Jornalismo na PUC-SP, foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York (2015-2016), e professor de Jornalismo na ECA-USP (2000-2002). É diretor da ONG Repórter Brasil e conselheiro do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão.

Já o publicitário e professor universitário, Thiago Carmona, fará a palestra Stand up Comedy: "Desculpa qualquer coisa". Ele foi vencedor de quatro concursos nacionais de humor e já se apresentou em diversos programas televisivos, como Domingão do Faustão, Ana Hickmann e The Noite com Danilo Gentili. Possui MBA em gestão de pessoas e realiza palestras em diversas empresas. Participa com frequência de programas da Rádio 98FM.

Confira a programação:

Palestras:

Segunda-feira, 7 de maio

Teatro da PUC Minas São Gabriel – Bloco E

19h: ABERTURA – "Brasil nos tempos de cólera: ódio, notícias falsas e desinformação nas redes sociais", com o jornalista Leonardo Sakamoto.

21h: STAND UP COMEDY – "Desculpa qualquer coisa", com o professor universitário e publicitário Thiago Carmona.

Terça-feira, 8 de maio

Sala Multimeios 31, Bloco I, 3º andar

19h: PALESTRA – Jornalismo Esportivo: mitos e verdade da profissão, com comentarista esportivo da Rede Globo e do SporTV e apresentador eventual do Globo Esporte Minas, Bob Faria.

20h50: PALESTRA – Jornalismo e inovação em ambientes digitais, com a Dr. Lorena Tárcia, a qual tem estágio doutoral na Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona e nos estúdios da BBC Sports, em Manchester, Inglaterra.

Quarta-feira, 9 de maio

Sala Multimeios 31, Bloco I, 3º andar

19h: PALESTRA – Importância da assessoria de comunicação para os times de futebol, com o diretor de marketing do Cruzeiro Esporte Clube, Bernardo Pontes. Foi o responsável pela ação que homenageou a Chapecoense na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2016, logo após o acidente aéreo que matou 71 pessoas em novembro daquele ano. Na ocasião, ele juntou os clubes brasileiros, que estamparam trechos do hino da Chape em suas camisas.

20h50: PALESTRA – Produção Multimídia de Conteúdo Jornalístico, com o jornalista do Estado de Minas, Rafael Alves.

Oficinas de Publicidade e Propaganda

Terça e quarta-feira, 8 e 9 de maio

OFICINA 1: "Quero ser Social Media, e agora?", com a coordenadora de Mídias Sociais da Usiminas na Link Comunicação e publicitária Bárbara Lima. A proposta da oficina é apresentar as possibilidades das principais mídias sociais (Facebook, Instagram e Twitter), desde o perfil de comportamento dos usuários de cada rede até as formas de anúncio disponíveis.

OFICINA 2: "Produção de conteúdo para web com foco em SEO", com Head de SEO na A4D Marketing Digital e publicitária Rafaela Lemos. O objetivo principal da oficina é apresentar aos alunos um guia sobre como produzir conteúdo para web com foco nas principais técnicas de SEO. A produção de conteúdo para web voltado para o SEO O Google recebe mais de 100 bilhões de pesquisas por mês, sendo que, por dia, 15% de todas as pesquisas realizadas são inéditas. A fim de conseguir visibilidade no maior buscador do mundo, em um mercado altamente competitivo, tornou-se necessário ir além dos tradicionais métodos de publicidade e propaganda. Assim como Otimização para Motores de Busca (SEO), a produção de conteúdo para web passou de tendência e hoje se tornou uma ação indispensável para conquistar visibilidade, atrair e engajar com o público.

OFICINA 3: "Criação de Marcas", com o diretor de Criação da Quartel Designer  e aluno de Publicidade e Propaganda da unidade Gustavo Paiva. Esta oficina tem o objetivo de explorar o processo criativo por trás do desenvolvimento de marcas e identidades visuais, demostrando a importância de cada parte do processo. O conteúdo apresenta a importância da pesquisa, da experimentação e do erro, além de abordar técnicas de otimização do método de desenvolvimento. A oficina consiste em duas partes. A primeira terá uma abordagem teórica a fim de compartilhar o conteúdo através de estudos de caso. A segunda tem a função de fazer com que os alunos tenham contato com a prática do processo através de experimentação.

Para conferir a programação completa, clique aqui.