O Curso

Você vai exercitar as técnicas de apuração de informação e de narrativas jornalísticas adequadas aos vários meios de comunicação. A formação prepara o bacharel para dominar as linguagens dos veículos tradicionais, como jornal impresso, rádio, televisão e também das novas mídias. Você também será capacitado a trabalhar no planejamento e execução de estratégias de comunicação para organizações públicas e particulares. O curso mantém convênios e parcerias com empresas de jornalismo, programas de estágio e trainee para acompanhamento de atividades profissionais. Além disso, tem base filosófico-humanística e as habilidades e competências técnicas da formação estão voltadas para o exercício ético e responsável da profissão, enfatizado ao longo dos quatro anos do curso. Como um mediador entre a vida real e a sociedade, você será preparado para atender, com competência e ética, às exigências de uma profissão em processo permanente de modernização, cuja função social é cada vez mais indispensável.

O que você irá estudar

O curso articula disciplinas de Ciências Humanas e Sociais e Teoria da Comunicação e as de natureza profissionalizante, como Telejornalismo, Radiojornalismo, Jornalismo on-line, Edição Jornalística, entre outras. Assim, procura privilegiar ambientes de produção reflexiva com a superação da dicotomia teoria-prática. O currículo é fruto de um projeto pedagógico que tem a diversidade cultural e a promoção do conhecimento como premissas. Você disporá de laboratórios das diversas mídias, espaços abertos à experimentação e desenvolvimento de novas linguagens e formatos de produtos jornalísticos.

Áreas de atuação

O bacharel em Jornalismo poderá atuar na imprensa impressa (jornais diários e revistas), emissoras de rádio e televisão, fotografia, jornalismo on-line (portais de notícia e produção de conteúdo para mídias sociais) e assessorias de comunicação em organizações públicas e particulares.

Turnos * Períodos
NOITE8
* 50 Vagas

Colegiado

  • Getúlio Neuremberg de Faria Tavora (Coordenador)
  • Adriana de Barros Ferreira Cunha

Grade curricular

NOITE

1° período

Formação: Bacharel

2° período

Formação: Bacharel

3° período

Formação: Bacharel

4° período

Formação: Bacharel

5° período

Formação: Bacharel

6° período

Formação: Bacharel

7° período

Formação: Bacharel

8° período

Formação: Bacharel