Relações Internacionais: O papel das Cortes Internacionais

O Curso de Relações Internacionais promove, no dia 13 de março, a partir das 17h10, no auditório Liberdade, no prédio 1, a palestra “O papel das Cortes Internacionais no reconhecimento das vítimas de graves violações de Direitos Humanos e construção da memória dos conflitos”, ministrada pela professora Roberta Cerqueira.

A palestra visa tratar como as Cortes Internacionais são instituições com importante papel simbólico nos julgamentos de conflitos internacionais. Muito além do seu papel clássico de aplicação do Direito, são espaços de construção da memória dos conflitos e instância de reconhecimento para as vítimas. O judiciário internacional se insere nos processos de reconstrução pós-conflito, na medida em que elabora uma narrativa que pode contribuir para a reconstrução dos laços sociais desfeitos em comunidades que enfrentaram crimes contra a humanidade e genocídios. O evento irá abordar a relação entre Trauma, Memória e Julgamento de crimes internacionais (genocídio e crime contra a humanidade, em especial), apresentando uma visão sociológica do Direito Internacional.

Para os alunos da graduação, não é necessário realizar inscrição para participar da atividade. Os demais interessados, devem enviar um e-mail para “csc.praca@pucminas.br” contendo o número de matrícula e nome completo.