Palestra sobre a crise dos Refugiados na UE

No dia 1º de junho, acontece, a partir das 17h, a palestra “A União europeia na crise dos refugiados”, promovida pelo curso de Relações Internacionais. O evento, que será realizado no auditório do Prédio 1 (Ed. Dom Cabral), é aberto a todos alunos do curso e não precisa de inscrição para participar.
 
A exposição, que será ministrada pela especialista Rosana Tomazini, tem como foco caracterizar a maior crise migratória na Europa, desde a II Guerra Mundial, e as ações da União Europeia (UE) frente a tal crise, além de apresentar algumas características da UE, enquanto bloco de integração econômico e político, de forma a melhor entender os seus limites em lidar com tal crise. A discussão ainda visa refletir sobre as dificuldades que os migrantes/refugiados enfrentam desde que saem de seus países, bem como as dificuldades/desafios dos países/UE em recebê-los, entre outros aspectos relacionados.
 
Sobre Rosana Tomazini
 
Doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Economia Internacional pela Universidade de Lisboa. Coordenadora e Professora do Curso de Graduação em Relações Internacionais na Universidade Católica de Brasília (UCB). Responsável pelo Módulo da Cátedra Jean Monnet da UE, na UCB. Entre os anos de 2004 a 2014, trabalhou na Delegação da União Europeia no Brasil, no setor de Desenvolvimento e Cooperação Internacional.