Outubro Rosa PET

Outubro é conhecido mundialmente como o mês de prevenção ao Câncer de Mama. A doença, que também atinge aos animais, chama a atenção por ser a mais frequente neoplasia em cadelas, e a terceira mais frequente em gatas. Segundo dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em torno de 45% das cadelas e 30% das gatas de lares domésticos desenvolvem algum tumor, sendo que, 85% dos casos, apresentam caráter maligno.

Com o objetivo de atender os animais e conscientizar os tutores da importância da prevenção e diagnóstico precoce de tumores mamários, os Cursos de Medicina Veterinária da PUC Minas, Campus Betim e Unidade Praça da Liberdade, participam, no sábado (19), do Outubro Rosa Pet – um evento promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com empresas e Instituições de Ensino Superior.

A médica veterinária do Centro Veterinário da PUC Minas Praça da Liberdade, especialista em Oncologia, Luciana Myrrha, ressalta a importância da campanha e do diagnóstico precoce. “A Outubro Rosa Pet é uma campanha nacional, idealizada pelo professor Geovanni Cassali, que é uma referência nacional em patologia mamária. É uma iniciativa de conscientização e prevenção, que vem crescendo a cada ano e, desde o ano passado, conta com a parceria da PUC Minas”, aponta. “A consciência do diagnóstico precoce aumenta as chances de um bom prognóstico”, complementa a médica veterinária.

Luciana Myrrha informa que nas cadelas, é mais comum que a doença apareça animais de meia idade (ou seja, partir de sete anos). Já em gatas, observa-se a frequência da neoplasia em animais que receberam anticoncepcional (progestágenos). “Em casa, os donos dos pets podem fazer apalpação nas glândulas mamárias. Caso seja notado qualquer nódulo, é necessário procurar, com urgência, um especialista para uma consulta veterinária”, alerta.  “É importante lembrar que a doença atinge também os machos, mesmo que seja em uma incidência bem menor, principalmente naqueles animais que tiveram neoplasia testicular”, conclui Myrrha.

Outubro Rosa PET na PUC Minas

As ações de conscientização e prevenção acontecem no dia 19 de outubro, das 9h às 16h. Em Belo Horizonte, o atendimento a gatas acontece no Centro Veterinário da Praça da Liberdade, que fica na Rua Santa Rita Durão, 1160, bairro Funcionários. Já o atendimento a cadelas, acontecerá na Praça da Liberdade.

Em Betim o atendimento a cadelas e gatas acontece no Centro de Estudos em Clínica e Cirurgia de Animais (Cecca), que fica na rua do Rosário, número 1600, bairro Angola.