O Curso

O Curso de Engenharia Elétrica da PUC Minas forma um bacharel responsável, entre outras áreas, pela concepção e operação da geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Ele concebe, projeta, constrói e realiza a montagem, operação e manutenção de instalações de energia e industriais, além dos sistemas de medição e de controle, analisando as diversas alternativas tecnológicas e de custo final dos investimentos. 

O que você irá estudar

A formação em Engenharia Elétrica abrange praticamente todo o conhecimento relacionado à eletricidade e à eletrônica. Vai desde a concepção dos princípios de funcionamento das diversas fontes de energia até a distribuição da energia elétrica em instalações residenciais, comerciais e industriais, na concepção e aplicação de simples instrumentos e equipamentos, até os mais sofisticados circuitos computadorizados de telecomunicação e controle. 

É uma formação que exige conhecimento de Matemática e Física, consideradas disciplinas básicas. Permite conhecer circuitos, sistemas elétricos e eletrônicos e ter grande conhecimento em informática. Contam como pré-requisitos a capacidade de abstração e raciocínio, habilidade numérica, coordenação motora e meticulosidade. 

O currículo do curso inclui matérias de formação específica em Engenharia Elétrica e de formação básica de Engenharia, como Matemática, Física e Informática, além de Economia e Administração. Durante todo o curso, o aluno terá a carga horária dedicada às aulas teóricas e em laboratórios, com o objetivo de conhecer, medir e interpretar fenômenos elétricos. 

Áreas de atuação

Concessionárias de energia elétrica, empresas voltadas para projetos de instalações elétricas de pequeno e grande porte, processos e instalações industriais de um modo geral, ensino e pesquisa. 

Turnos * Períodos
NOITE10
* 60 Vagas

Colegiado

  • Celso Iwata Frison (Coordenador)
  • Rodrigo Gonçalves

Grade curricular

NOITE

1° período

Formação: Bacharel

2° período

Formação: Bacharel

3° período

Formação: Bacharel

4° período

Formação: Bacharel

5° período

Formação: Bacharel

6° período

Formação: Bacharel

7° período

Formação: Bacharel

8° período

Formação: Bacharel

9° período

Formação: Bacharel

10° período

Formação: Bacharel