O Curso

O Curso de Geografia visa formar profissionais com sólida base teórica, técnica e humanística. Integrando o ICH – Instituto de Ciências Humanas, o Bacharelado e a Licenciatura em Geografia proporcionam uma formação orientada para o campo das humanidades, que busca contextualizar as questões socioespaciais, dentro de uma perspectiva sistêmica e interdisciplinar. O curso busca formar habilidades de análise e compreensão das questões ambientais, geopolíticas, sociais, econômicas e culturais, o que permite uma leitura crítica dos fenômenos da sociedade contemporânea, com a utilização de múltiplas linguagens, tecnologias e metodologias. O currículo do curso oferece um conjunto de espaços e atividades de formação diversificadas, incluindo trabalhos de campo, visitas técnicas, estágios, monitorias, laboratórios, seminários, articulando-se com as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão. O objetivo é formar pesquisadores, capacitados para atuarem tanto como profissionais do bacharelado ou como professores da Educação Básica, com perfil investigativo e sensíveis às questões da sociedade atual.

Site do curso: Site

O que você irá estudar

Os estudantes de Geografia realizarão estudos e pesquisas de caráter socioambiental, socioespacial, físico-geográfico, biogeográfico, antropogeográfico, geoeconômico, socioeconômico e didático-pedagógico, além de estudos climatológicos, demográficos, geopolíticos e regionais, com vistas à análise da produção do espaço, ao planejamento e ordenamento territorial. A opção metodológica do curso privilegia a abordagem interdisciplinar, o convívio paradigmático e o diálogo com outros campos do conhecimento. Destacam-se os estudos e pesquisas interdisciplinares, os de caráter ambiental, urbano, regional e no campo da educação. O currículo busca valorizar o diálogo com o âmbito das humanidades, incorporando também os avanços técnicos experimentados pelas geociências.

Áreas de atuação

Os bacharéis poderão atuar em instituições públicas, empresas privadas e organizações sociais, nas áreas de planejamento, gestão e ordenamento territorial, ambiental, urbano, agrário e regional e ainda nas áreas de cartografia, sensoriamento remoto e geoprocessamento, além da educação ambiental. Os licenciados tem atuação na Educação Básica, nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, nas redes pública e privada de ensino. 

TurnosPeríodos
TARDE8

Colegiado

  • Marcelo Eduardo Zanetti (Coordenador)
  • Jorge Batista de Souza

Grade curricular

TARDE

1° período

Formação: Bacharel

2° período

Formação: Bacharel

3° período

Formação: Bacharel

4° período

Formação: Bacharel

5° período

Formação: Bacharel

6° período

Formação: Bacharel

7° período

Formação: Bacharel

8° período

Formação: Bacharel