O Curso

O Curso de Licenciatura em Física forma professores qualificados para atuarem no ensino médio. O objetivo é oferecer uma sólida capacitação teórica e experimental e desenvolver o raciocínio intuitivo, lógico-dedutivo, formando um professor crítico e criativo, com ética e responsabilidade social.

O licenciado em Física tem a possibilidade de obter uma segunda titulação de licenciado em Matemática com, pelo menos, mais dois semestres de estudos.

Durante o curso o estudante poderá participar de atividades extracurriculares, como projetos de pesquisa e de divulgação científica. Destacam-se o Circo da Física e o Grupo de Astronomia e Astrofísica (Gaia).

O que você irá estudar

O curso compreende áreas de formação específica em Física e Matemática, além da formação humanística e pedagógica. Na área de formação específica em Física, destacam-se o estudo teórico e experimental de Mecânica, Termodinâmica, Fluidos, Eletromagnetismo, Relatividade, Quântica e Astronomia. Na área de formação Matemática, os fundamentos do Cálculo Diferencial e Integral, a Geometria Analítica e a Estatística e Probabilidade. Na área de formação pedagógica, destacam-se Didática, Políticas Públicas de Educação, Gestão Escolar, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem e as Práticas de Ensino em Física.

O curso propicia a formação interdisciplinar com disciplinas de Filosofia, Química Geral e História da Ciência.

Áreas de atuação

O licenciado em Física pode trabalhar em instituições de ensino e pesquisa. O campo de ação envolve, além da sala de aula, coordenação de disciplina, atividades como a elaboração de projetos de ensino, criação de laboratório didático, a preparação, o acompanhamento e a avaliação de atividades extraclasse e a produção de material didático, entre outras. Pode também prosseguir os estudos em nível de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) e desenvolver pesquisas sobre práticas educativas na escola básica, processos de ensino-aprendizagem e Física.

TurnosPeríodos