O Curso

A civilização contemporânea só conseguiu alcançar o atual grau de evolução à custa do desenvolvimento crescente da capacidade de apropriação e do uso de energia para suportar o desenvolvimento tecnológico. No entanto, a escassez gradativa das fontes clássicas de energia e a elevação crescente da demanda energética, provocadas pelas atividades humanas, fazem emergir a necessidade de um novo perfil de engenheiro, capacitado a trabalhar com as variadas fontes de energia, os meios de exploração dessa energia, as formas de distribuição até os locais de uso e os meios de uso na realização das atividades de interesse socioeconômico. Sintonizada com essa realidade, a PUC Minas criou o Curso de Engenharia de Energia.

O que você irá estudar

O curso oferece ao aluno ferramental teórico indispensável à formação do bacharel em Engenharia de Energia, baseado nos conhecimentos fundamentais que abordarão os ciclos completos de Cálculo, Física, Química e demais disciplinas encontradas nos cursos clássicos de engenharia. Você aprenderá a identificar problemas e, na solução, abordar um amplo espectro de conhecimentos técnico-científicos das engenharias, além dos respectivos aspectos sociais, políticos e ambientais; potencializar as ações pelo uso da criatividade, flexibilidade, dinamismo e aceitação de avaliação crítica, entre outras competências. Esse arcabouço de conhecimento é desenvolvido desde o primeiro período, por meio do Trabalho Acadêmico Integrador (TAI), em cinco ciclos de desenvolvimento, que culminarão com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Desenvolvidonos dois últimos períodos, durante estágio em ambiente empresarial, o TCC conta com apoio técnico-científico de professores com experiência didática e profissional. 

Áreas de atuação

Esta concepção de ensino, plenamente sintonizada com os anseios atuais do mundo empresarial, prepara bacharéis habilitados à atuação tanto no meio acadêmico como em empresas que atuam nos ramos de projetos, consultorias, implantação de sistemas de abastecimento energético, racionalização e modernização desses sistemas.

TurnosPeríodos
MANHÃ10

Colegiado

  • Angela Menin Teixeira de Souza (Coordenador)
  • Julio Cesar Braz de Queiroz

Grade curricular

MANHÃ

1° período

Formação: Bacharel

2° período

Formação: Bacharel

3° período

Formação: Bacharel

4° período

Formação: Bacharel

5° período

Formação: Bacharel

6° período

Formação: Bacharel

7° período

Formação: Bacharel

8° período

Formação: Bacharel

9° período

Formação: Bacharel

10° período

Formação: Bacharel