O Curso

O Curso de Engenharia Metalúrgica apresenta um currículo multidisciplinar, integrando as áreas tecnológicas de fabricação e processamento dos metais ferrosos e não ferrosos. A matriz curricular inicia-se com as disciplinas de Matemática, Física e Química, como suporte às disciplinas profissionalizantes, agrupadas em três núcleos. O núcleo da Metalurgia Extrativa contempla desde a obtenção da matéria-prima até a produção das ligas metálicas. O núcleo da Metalurgia da Transformação aborda o processamento dos materiais em produtos apropriados à fabricação de peças, equipamentos ou estruturas metálicas. O núcleo de Metalurgia Física agrega o conhecimento mais científico das ligas metálicas. O curso conta com laboratórios como o de fundição, conformação mecânica e soldagem, que também proporcionam suporte para projetos de pesquisa.

O que você irá estudar

O ciclo profissional estuda o beneficiamento de minérios, termodinâmica, físico-química aplicada, processos siderúrgicos de redução de minérios, processos metalúrgicos de refino do metal, ciência dos materiais, metalurgia física, metalografia, tratamentos térmicos, comportamento mecânico dos materiais e corrosão. Na metalurgia da transformação, estudam-se os processos de conformação mecânica por laminação, trefilação, estampagem e forjamento, metalurgia do pó, soldagem e seleção de materiais para aplicações industriais. As relações entre ciência, tecnologia e sociedade são abordadas nas disciplinas de Filosofia, Ciências do Ambiente, entre outras, proporcionando uma formação humanística compromissada com sustentabilidade e focada no manuseio inteligente dos recursos.

Áreas de atuação

O bacharel em Engenharia Metalúrgica estará apto a atuar em indústrias mecânicas, metalúrgicas, siderúrgicas, caldeirarias, minerações, entre outras. Ele será capaz de trabalhar em consultoria, comercialização e assistência técnica e em órgãos financiadores de projetos. Poderá atuar em instituições de ensino técnico e superior, em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. 

TurnosPeríodos
NOITE10

Colegiado

  • Jose Eduardo Silva de Araujo Brandao (Coordenador)
  • Manoel Roberio Ferreira Fernandes

Grade curricular

NOITE

1° período

Formação: Bacharel

2° período

Formação: Bacharel

3° período

Formação: Bacharel

4° período

Formação: Bacharel

5° período

Formação: Bacharel

6° período

Formação: Bacharel

7° período

Formação: Bacharel

8° período

Formação: Bacharel

9° período

Formação: Bacharel

10° período

Formação: Bacharel