O Curso

O Curso de Enfermagem da PUC Minas é oferecido em diferentes turnos e possui organização curricular distinta, de forma a atender às especificidades e necessidades de saúde regionais. Os aspectos administrativos e ideológicos que norteiam o Departamento de Enfermagem e a formação do bacharel em Enfermagem são únicos e voltados para uma atuação generalista, competente para desenvolver ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e reabilitação da saúde individual e comunitária. Durante a graduação, o aluno terá a oportunidade de vivenciar atividades de pesquisa e de extensão que favoreçam a construção de experiências de aprendizagem centradas na solução de problemas reais a partir da compreensão da realidade socioeconômica, política e de saúde do país. O curso mantém parcerias com instituições para a realização dos estágios obrigatórios e não obrigatórios, além da tradição na realização de eventos científicos.

O que você irá estudar

O processo de ensino e aprendizagem dos cursos busca proporcionar a construção de conhecimentos,habilidades e atitudes que contribuam para a formação técnica, científica, humanista e social do futuro enfermeiro. O elenco de disciplinas contempla as mais recentes políticas e programas de saúde implantados pelo Ministério da Saúde, permite a flexibilização por meio de disciplinas optativas, atividades complementares de graduação e trabalhos de conclusão de curso, por meio dos quais os alunos podem aprofundar o conhecimento na área de maior interesse. 

Áreas de atuação

O bacharel poderá trabalhar em instituições públicas ou privadas inserindo-se em equipes multiprofissionais em hospitais, creches, escolas, indústrias, bem como integrar equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), prestar assistência em Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas e em Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Pode ainda desenvolver ações de vigilância epidemiológica e sanitária, consultorias, auditorias e gerenciamento de Enfermagem. O enfermeiro poderá trabalhar também como profissional liberal e autônomo.

TurnosPeríodos
MANHÃ10

Colegiado

  • Julio Cesar Batista Santana (Coordenador)
  • Meire Chucre Tannure Martins

Grade curricular

MANHÃ

1° período

Formação: Bacharel

2° período

Formação: Bacharel

3° período

Formação: Bacharel

4° período

Formação: Bacharel

5° período

Formação: Bacharel

6° período

Formação: Bacharel

7° período

Formação: Bacharel

8° período

Formação: Bacharel

9° período

Formação: Bacharel

10° período

Formação: Bacharel