O Curso

Os cursos de Ciências Biológicas da PUC Minas formam o Bacharel e o Licenciado em Biologia. Destacam-se pela abordagem das questões biológicas, éticas e profissionais, da saúde, educação, biotecnologia, meio ambiente e biodiversidade. Propiciam a formação de pessoas capazes de lidar com situações concretas, nas mais de 150 áreas das Ciências Biológicas. Durante sua formação, o aluno terá diversas oportunidades de participar: de eventos científicos e acadêmicos, exposições, trabalhos de campo, visitas técnicas, monitorias, estágios, projetos de pesquisa e de extensão. 

Acesse nosso site: www.pucminas.br/cienciasbiologicas

O que você irá estudar

Ao longo da graduação, seja bacharelado ou licenciatura, o graduando cursará diversas disciplinas comuns da área biológica. A vida, do nível micro ao macroscópico, sua importância e sua dinâmica no planeta, as diversas interações no ambiente e a aplicação desses conhecimentos junto à sociedade.

Os conteúdos são organizados em diferentes áreas do conhecimento, tais como: Biologia Celular, Molecular e Evolução; Botânica; Zoologia; Ciências Ambientais e Ecologia; Ciências Educacionais, Ciências Exatas e da Terra; Ciências Sociais e Filosóficas. A variedade de temas abordados permite que o estudante possa escolher, entre as diferentes áreas, sua trajetória de curso.

Áreas de atuação

Na formação profissionalizante, além das disciplinas da área biológica, incluem-se conteúdos específicos para as linhas de formação em docência, tais como: Didática, Metodologias de Ensino, Psicologia da Educação, Tecnologias e Práticas Educativas, Ensino da Biodiversidade e de Ciências, Língua Brasileira de Sinais (Libras), dentre outras. Tais conteúdos são abordados através de espaços diferenciados de formação: Laboratórios de Ensino, Banco de Materiais Didáticos, Jardim Sensorial (para portadores de deficiência), Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, Programa de Educação Tutorial (PET), Mestrado em Ensino de Ciências, Mestrado e Doutorado em Educação, e estágios em ampla rede de instituições de ensino parceiras e conveniadas.

O licenciado em Ciências Biológicas estará apto a trabalhar, na área da educação, como professores de Ciências Naturais (Ensino Fundamental) e Biologia (Ensino Médio). Sua formação também permite desenvolvimento de ações educativas em outros ambientes, tais como: Unidades de Conservação, Museus, ONGs, Escolas e Empresas. Também atua, em diversas instâncias educacionais tais como: Secretarias e Conselhos de Educação, e realizando pós-graduação (mestrado ou doutorado) estará habilitado a dar aulas no Ensino Superior.

TurnosPeríodos
TARDE8

Colegiado

  • Raquel Vasconcelos Santos (Coordenador)
  • José Arimatea Figueiredo

Grade curricular

TARDE

1° período

Formação: Licenciado

2° período

Formação: Licenciado

3° período

Formação: Licenciado

4° período

Formação: Licenciado

5° período

Formação: Licenciado

6° período

Formação: Licenciado

7° período

Formação: Licenciado

8° período

Formação: Licenciado