26/11/2018 14:35

Curso de Medicina promove workshop internacional sobre pesquisa médica

"Meu objetivo aqui é trazer informações para que a gente possa fazer um mundo melhor para todos nós", anunciou o convidado de honra do 1º Workshop Internacional de Introdução à Pesquisa como Ferramenta da Formação Médica, professor Lehana Thabane, nessa segunda-feira, 19 de novembro, no Teatro Padre de Man. Promovido pelo Curso de Medicina do Campus, em parceria com a McMaster University, universidade canadense referência em Medicina baseada em evidências, o objetivo do workshop foi apresentar a pesquisa como ferramenta de ensino e de atividade do profissional, além de ser uma iniciativa no processo de internacionalização do Curso e da Universidade.

O epidemiologista e pesquisador sênior da McMaster University ainda afirmou que o maior desafio da profissão é promover saúde e melhor qualidade de vida para a população e, na visão dele, uma das mais importantes maneiras de se atingir esse objetivo é por meio da educação, sobretudo em conjunto com a pesquisa. "Vocês precisam saber utilizar informações para fazer decisões cada vez mais inteligentes porque vocês são o futuro de Belo Horizonte, do país e do mundo", disse. Ele ressaltou que a área médica tem alto índice de profissionais com distúrbios psicológicos, como depressão, mas que isso pode ser evitado se as pessoas exercitarem a empatia e cuidarem uma das outras. "É muito importante que vocês pensem no coletivo. Isso não acontece se a gente se encarar enquanto família e enquanto irmãos", afirmou. 

Lembrando-se do segundo objetivo do workshop, o de internacionalização da Universidade, Thabane ressaltou a necessidade de os estudantes tornarem-se internacionais nesse mundo globalizado. "É muito importante que vocês façam integração com o mundo e o mundo com vocês. Lembrem-se sempre: o mundo não é nada mais que uma pequena vila", aconselhou.

Além do convidado de honra, compuseram a mesa de abertura os professores Robson dos Santos Marques, pró-reitor adjunto do Campus Contagem; Odil de Lara Pinto, diretor acadêmico; Martinho Campolina Rebello Horta, assessor da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPg); Raul de Barros Neto, diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS); Rita Louback, assessora de Relações Internacionais; Henrique Leonardo Guerra, chefe do Departamento de Medicina; Gilmar Reis e Leonor Tapias, coordenador e membro do colegiado do curso de Medicina do Campus Contagem.

O pró-reitor do Campus abriu os trabalhos lembrando-se do fim da participação de Cuba no programa Mais Médicos e os impactos que isso pode gerar à promoção de saúde à população. Segundo ele, a Universidade trabalha, nos três campi em que oferta o Curso, para formar profissionais qualificados e atentos às necessidades da sociedade. "Por isso estamos aqui para contribuirmos na construção de um curso de excelência, uma marca do nosso significado e da nossa importância na transformação social do país em busca da formação de pessoas bem preparadas para atuarem em uma área de grande carência no Brasil. Sempre estivemos convictos de que queremos mais, mais e mais médicos", afirmou o professor Robson dos Santos Marques.

O professor Martinho Campolina Rebello Horta destacou o processo de internacionalização pelo qual a Universidade passa e que, apesar de ainda ter muito que avançar, encara esse desafio de forma altiva. "É gratificante ver um curso tão jovem já com os olhos voltados para a internacionalização, trazendo temas tão importantes e caros à comunidade científica e à sociedade. Ao longo desses 60 anos a PUC Minas se consolidou como uma Universidade humanista, com cursos de excelência. Nos últimos 30 anos a pesquisa floresceu na Universidade e eu creio que um desafio para os próximos anos é a internacionalização. O workshop é um exemplo desse investimento", afirmou o assessor da PROPPg. 

O diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), professor Raul de Barros Neto, concordou com a afirmação sobre a importância do processo de internacionalização e atribuiu à professora Rita Louback, assessora de Relações Internacionais da Universidade, o sucesso nesta caminhada. O professor também comentou sobre a qualidade dos cursos do ICBS, todos com avaliação de excelência pelo Ministério da Educação (MEC). "Universidade é isso. É a célula pensante da sociedade. É preciso que modifiquemos, inovemos e promovamos sempre a possibilidade de crescer e de criar novas chances, novos caminhos para a formação. Essa é a determinação do nosso magnífico reitor que não arreda o pé da questão da qualidade, do cuidado na formação acadêmica, na formação humanística e na formação cidadã", afirmou o professor Raul sobre os esforços de toda a Universidade a promover o melhor aos alunos. 

A professora Rita Louback afirmou que "a roda da história não gira para trás", ao colocar que o processo de internacionalização não é apenas um modismo, mas um caminho sem volta, já que está em consonância com as demandas de um mundo globalizado. "Nós pretendemos acrescer a vocês, alunos da PUC, a oportunidade de ter acesso a este mundo global onde os problemas são os mesmos. E eu queria desejar que vocês nunca perdessem de vista o que deveria ser essencial para que vocês se tornem bons médicos: a capacidade de ter compaixão, de ter empatia e a capacidade de pensar que não importa a qual país a gente pertença, somos todos da raça humana", afirmou Rita ao dizer que, além de curar fisicamente, os médicos tem a função de levar alento à alma das pessoas. "Isso é cada vez mais universal", completou.

O chefe do Departamento de Medicina, professor Henrique Guerra, ressaltou a oportunidade de proporcionar aos alunos a experiência de promover atividades extraclasse com a discussão de temas tão importantes. O coordenador do Curso no Campus Contagem, professor Gilmar Reis, destacou o projeto pedagógico do Curso de Medicina da PUC Minas, que privilegia o trânsito entre aulas teóricas e experiências práticas em redes de saúde do município com o objetivo que os alunos consigam desenvolver um conceito de aprendizado médico. "Isso é muito difícil se não desenvolvermos em nós a curiosidade de procurar entender o que está acontecendo com os pacientes. Para fazer isso, entender sobre metodologia científica e pesquisa é fundamental porque, para que nós possamos avaliar os problemas, nós precisamos entender as ferramentas básicas de pesquisa", afirmou, justificando a razão da parceria com a McMaster University, que é onde a Medicina baseada em evidências foi criada. O coordenador garantiu que essa é a melhor maneira de se aprender e que, após o primeiro período do curso, prestes a ser finalizado, os estudantes já terão embasamento para desenvolver projetos de pesquisa.

 

Internacionalização

Após a mesa de abertura, a professora Rita Louback apresentou dados sobre a PUC Minas, a maior universidade católica do mundo em número de estudantes, e o processo de internacionalização da Universidade, que está presente em todos os polos importantes de internacionalização e possui entre 500 e 70 vagas anuais garantidas a estudantes da PUC Minas em diversas instituições de ensino superior no exterior por meio de quatro editais: em inglês, espanhol, francês e português. Estados Unidos e Canadá são os destinos mais concorridos e França é o país com maior número de convênios com a PUC Minas, mais de 20. "Em Minas Gerais somente a UFMG tem número equivalente de acordos internacionais", garantiu.

Rita ressaltou que, muitas vezes, as vagas para intercâmbio são subutilizadas por falta de fluência dos candidatos e alertou que os pré-requisitos para se concorrer ao processo seletivo da ARI são: média igual ou superior a 70 e certificado de proficiência no idioma do edital escolhido. Após a entrega de todos os documentos necessários, o candidato é submetido à banca examinadora.

A assessora de Relações Internacionais também falou sobre o processo de dupla diplomação, já existente no Curso de Engenharia Mecânica com a Alemanha, e da intenção de oferecê-lo também ao Curso de Medicina. "Isso significa que o diploma de vocês vale naquele país e o dos alunos estrangeiros vale no Brasil. Como o mundo é globalizado, quando a economia estiver melhor em um lugar ou no outro, a gente aumenta o grau de empregabilidade de vocês", explicou.

 

Projeto pedagógico

Na palestra Currículo do Curso de Medicina da PUC Minas: Ensino e Pesquisa como estratégia de aprendizado o chefe do Departamento de Medicina, o professor Henrique Guerra contou sobre o processo de implantação do Curso nos campi Betim, Poços de Caldas e Contagem, realizado nos anos de 2012, 2017 e 2018, respectivamente, e explicou sobre a construção do projeto pedagógico, que é o mesmo para o curso ofertado nos três campi, respeitando, sempre que necessário, as características locais.

Desenvolvido por quatro professores com formações e vivências diversificadas, o projeto pedagógico contemplou a competência técnica aliada à formação humanística. "Isso permitiu que o curso fosse montado de forma mais dinâmica e contemplasse diferentes visões porque eram experiências diferentes que se juntaram ali", contou. O professor ressaltou, porém, que o documento é passível de modificações, de acordo com as demandas que podem surgir à medida que o curso se desenvolve. "O projeto é vivo, não é uma coisa estanque que não pode mudar. Ao longo desses anos nós já fizemos várias modificações que melhoraram o curso. Isso a partir da prática dos professores, da experiência dos alunos e de uma reflexão e diálogo permanentes com todos os envolvidos. E é assim que a gente espera continuar conseguindo melhorar o nosso curso", afirmou.

Diferentemente dos demais Cursos de Medicina, o da PUC Minas não é organizado por especialidades médicas, mas por linhas de cuidado: saúde da criança, saúde da mulher, saúde do adulto, saúde do idoso, urgência e emergência, pesquisa médica, saúde coletiva e saúde mental. Organizado em três ciclos de dois anos cada um, essas áreas são vistas em modelo espiral, de forma cada vez mais complexa. Os alunos são inseridos nos serviços de saúde dos municípios em que os cursos estão instalados desde o primeiro período e, à medida que o curso avança, ganham autonomia, indo da observação ao atendimento supervisionado. Mais de 50% da carga horária do curso ocorre dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de convênios que formalizam essa relação. "Ali não é lugar de passagem, é o campo de formação efetivo dos nossos alunos", disse.

Além da integração oportuna nos serviços de saúde, outra característica do Curso de Medicina da PUC Minas é o enfoque no cuidado. "O papel do médico é cuidar das pessoas e temos o cuidado com o aluno como parte da nossa estratégia de formação porque, se queremos formar um médico para cuidar, ele precisa ter vivenciado a experiência de ser cuidado", explicou Henrique Guerra, referindo-se ao programa de Mentoring, um dos diferenciais do curso. "O que a gente tenta fazer com o trabalho do professor mentor é que a gente não deixe de refletir em nenhum momento. Se a gente não parar para pensar, para valorizar, para ressimbolizar nossas experiências, nós vamos passar por elas e apenas repeti-las de maneira automática. Esse processo de reflexão é fundamental e vai ser buscado durante todo o percurso de formação", explicou.

Entre outras características, o professor citou os valores do curso – dignidade, solidariedade e conhecimento; o enfoque em relacionamento – com a comunidade, paciente, aluno, professor, universidade e cidade; as disciplinas integradoras; e, por fim, as práticas investigativas. "A pesquisa é a atitude natural do trabalho médico, que consiste, basicamente, em observar uma situação, ouvir o paciente, colher dados, estabelecer relações entre esses dados, gerar uma hipótese diagnóstica e, a partir daquilo, usando as melhores evidências científicas disponíveis, propor uma intervenção", disse, relatando o raciocínio e a prática básica da pesquisa. Ele ressaltou que não é esperado que todos os médicos se tornem pesquisadores, mas que todos entendam as bases das pesquisas e adotem posturas investigativas. "O conhecimento que a gente usa provém dessas pesquisas, que nos ajudam a fazer diagnósticos, propor tratamentos e propor prevenções das doenças. Então, a atitude de pesquisa tem que ser de todo médico. Ele tem que ser capaz de compreender essas bases e utilizá-las em prol da sua formação e da atenção ao paciente", afirmou Henrique.

 

Oportunidades de pesquisa

Na palestra Oportunidades de Pesquisa para Graduados em Medicina no Brasil o coordenador do curso de Medicina do Campus Contagem, professor Gilmar Reis, endossou o discurso do professor Henrique Guerra ao reafirmar a importância da pesquisa para o desenvolvimento da Medicina. "A Medicina não é um dom, é uma ciência e, sendo uma ciência, precisamos exercitá-la. São conceitos que precisam ser aprendidos, incorporados, desenvolvidos e aprimorados", afirmou. Gilmar explicou como a pesquisa complementa o ciclo do conhecimento, juntamente com o ensino e a extensão. "Eu obtenho informações, pesquiso, gero conhecimento, ensino a outras pessoas e faço a aplicação desse conhecimento na comunidade. E uma universidade não é uma universidade se ela não desempenha esse tripé".

O professor apresentou o conceito de iniciação científica, que definiu como oportunidade ideal de apresentar estudantes os conceitos epistemológicos e metodológicos da pesquisa para que eles possam exercer suas práticas. "Em outras palavras, é a atitude reflexiva que o projeto pedagógico do curso quer introduzir aos alunos", frisou. Ele apresentou as oportunidades de iniciação científica, citando os editais Pibic CNPq, Probic, Fapemig e o PICV. Atualmente, 358 alunos da Universidade desenvolvem iniciação científica por meio de um desses projetos. O coordenador relatou que um dos objetivos do curso é, assim como no Campus Betim, quebrar o paradigma de que a pesquisa é elitizada ou compartimentalizada. Dirigindo-se aos estudantes presentes, disse que "nós temos todo um planejamento para capacitá-los na prática, para fazer essas perguntas do dia a dia para ajudar a responder e gerar esse conhecimento".

 

Referência em pesquisa

Na sequência, o professor convidado fechou o primeiro dia de seminário com a palestra A Capacidade de pesquisa em Nível de Graduação. Lehana Thabane, que possui mais de 24 mil citações em revistas científicas, sendo coautor de mais de 470 publicações, relatou a experiência da McMaster University, referência em Medicina baseada em evidências e possui cinco hospitais de ensino. O professor afirmou que as pesquisas levam à construção de sociedades mais saudáveis e produtivas, já que a pesquisas evoluem a área da saúde, que se desdobra em benefícios e qualidade de vida para o indivíduo e, por sequência, para a sociedade.

Thabane finalizou sua primeira explanação relatando os cinco princípios fundamentais para a capacitação em pesquisa: aprender a enquadrar problemas clínicos em questões de pesquisa, colaboração como pilar no processo de pesquisa, experimentação como fator fundamental, a importância da orientação e revisão crítica como ferramenta de aprendizado.

Além de palestras do professor convidado nos quatro dias do workshop, a programação também contou com palestras do corpo docente, depoimentos de alunos egressos da primeira turma do Curso de Medicina do Campus Betim, visita à Clínica de Odontologia do Campus Coração Eucarístico e visita às Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Contagem.


Assessoria de Comunicação 
PUC Minas Contagem

 

 

Semana da Administração: curso promove programação de palestrashttps://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/Semana-Administracao.aspxSemana da Administração: curso promove programação de palestras08/09/2020 17:30:0008/09/2099 03:00:00Simhttp://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/Semana-Administracao.aspx
Processo Seletivo Simplificado: prazo de inscrições ampliado até esta segunda, 7https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Processo-Seletivo-Simplificado-prazo-de-inscrições-ampliado-até-esta-segunda,-7.aspxProcesso Seletivo Simplificado: prazo de inscrições ampliado até esta segunda, 704/09/2020 13:00:0001/01/2021 02:55:00Não
Direito PUC Minas Contagem: palestra com jurista Eros Roberto Grau, ex-ministro do STFhttps://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/Direito-Contagem-palestra-ex-ministro-STF.aspxDireito PUC Minas Contagem: palestra com jurista Eros Roberto Grau, ex-ministro do STF03/09/2020 16:00:0003/09/2099 03:00:00Simhttp://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/Direito-Contagem-palestra-ex-ministro-STF.aspx
Núcleo de Apoio ao Estudante retorna atividadeshttps://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/Nucleo-Apoio-Estudante-Contagem.aspxNúcleo de Apoio ao Estudante retorna atividades27/08/2020 14:00:0027/08/2099 03:00:00Simhttp://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/Nucleo-Apoio-Estudante-Contagem.aspx
Acolhida aos Calouros e Entrega de Destaque Acadêmicohttps://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/Calouros-PUC-Contagem.aspxAcolhida aos Calouros e Entrega de Destaque Acadêmico25/08/2020 15:30:0025/08/2099 03:00:00Simhttp://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/Calouros-PUC-Contagem.aspx
Processo Seletivo Prouni 2º/2020: entrega de documentação dos candidatos da lista de espera a partir de 24 de agostohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Processo-Seletivo-Prouni-2º2020-entrega-de-documentação-dos-candidatos-da-lista-de-espera-a-partir-de-24-de-agosto.aspxProcesso Seletivo Prouni 2º/2020: entrega de documentação dos candidatos da lista de espera a partir de 24 de agosto20/08/2020 14:00:0001/01/2021 02:55:00Não
Visita Orientada On-line ao Sistema Integrado de Bibliotecas PUC Minashttps://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/Visita-Online-Sistema-Bibliotecas.aspxVisita Orientada On-line ao Sistema Integrado de Bibliotecas PUC Minas19/08/2020 13:35:0019/08/2099 03:00:00Simhttp://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/Visita-Online-Sistema-Bibliotecas.aspx
Curso de Engenharia Elétrica promove Aula Inauguralhttps://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/Aula-Inaugural-Elétrica.aspxCurso de Engenharia Elétrica promove Aula Inaugural17/08/2020 13:45:0017/08/2099 03:00:00Simhttp://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/Aula-Inaugural-El%C3%A9trica.aspx
Funcionamento dos setores administrativos da PUC Contagemhttps://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/Funcionamento-setores-Contagem-Agosto.aspxFuncionamento dos setores administrativos da PUC Contagem10/08/2020 13:00:0010/08/2099 03:00:00Simhttp://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/Funcionamento-setores-Contagem-Agosto.aspx
Inscrições para Programa Especial de Bolsas para egressos da graduaçãohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Inscrições-para-Programa-Especial-de-Bolsas-para-egressos-da-graduação.aspxInscrições para Programa Especial de Bolsas para egressos da graduação03/08/2020 14:00:0001/01/2021 02:55:00Não
Inscrições abertas para a pós-graduação lato sensuhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Inscrições-abertas-para-a-pós-graduação-lato-sensu.aspxInscrições abertas para a pós-graduação lato sensu28/07/2020 13:00:0001/01/2021 02:55:00Não
Horários de atendimento da PUC Minas Contagem durante recesso letivohttps://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/Atendimento-Contagem-recesso-letivo.aspxHorários de atendimento da PUC Minas Contagem durante recesso letivo21/07/2020 15:00:0021/07/2099 03:00:00Simhttp://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/Atendimento-Contagem-recesso-letivo.aspx
Médicos formados na PUC Minas Betim poderão pleitear residência nos EUAhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Médicos-formados-na-PUC-Minas-Betim-poderão-pleitear-residência-nos-EUA.aspxMédicos formados na PUC Minas Betim poderão pleitear residência nos EUA21/07/2020 14:00:0001/01/2021 02:55:00Não
Escola de Teatro abre inscrições para cursos onlinehttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Escola-de-Teatro-inscrições-para-o-2º-semestre.aspxEscola de Teatro abre inscrições para cursos online14/07/2020 11:00:0001/01/2021 02:55:00Não
Alunos da disciplina Direitos Humanos e Fundamentais publicam resultados de prática de Extensãohttps://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/Direitos-Humanos-e-Fundamentais-Extensao.aspxAlunos da disciplina Direitos Humanos e Fundamentais publicam resultados de prática de Extensão08/07/2020 15:00:0008/07/2099 03:00:00Simhttp://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/Direitos-Humanos-e-Fundamentais-Extensao.aspx
Artigo apresenta contribuição do Projeto de Extensão "Casa da Paz"https://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/Artigo-Casa-da-Paz.aspxArtigo apresenta contribuição do Projeto de Extensão "Casa da Paz"07/07/2020 13:00:0007/07/2099 03:00:00Simhttp://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/Artigo-Casa-da-Paz.aspx
Covid-19: PUC Minas investe mais de R$ 820 mil em equipamentos para Hospital de Campanha e unidades do SUShttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Medicina-PUC-Minas-Poços-de-Caldas-investe-mais-de-R$-820-mil-em-equipamentos-para-Hospital-de-Campanha.aspxCovid-19: PUC Minas investe mais de R$ 820 mil em equipamentos para Hospital de Campanha e unidades do SUS01/07/2020 12:00:0001/01/2021 02:55:00Não
Curso Básico de Teologiahttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Curso-Básico-de-Teologia.aspxCurso Básico de Teologia24/06/2020 12:00:0031/12/2020 03:00:00Não
Conheça os Projetos de Pesquisa desenvolvidos por alunos da PUC Contagemhttps://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/Projetos-Pesquisa-videos-Contagem.aspxConheça os Projetos de Pesquisa desenvolvidos por alunos da PUC Contagem18/06/2020 14:30:0018/06/2099 03:00:00Simhttp://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/Projetos-Pesquisa-videos-Contagem.aspx
Projetos de Extensão da PUC Contagem promovem atividades durante quarentenahttps://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/Extensao-Contagem-quarentena.aspxProjetos de Extensão da PUC Contagem promovem atividades durante quarentena18/06/2020 14:00:0018/06/2099 03:00:00Simhttp://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/Extensao-Contagem-quarentena.aspx
Prováveis Formandos 1º/2020 - PUC Minas Contagemhttps://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/Prováveis-Formandos-1º2020---PUC-Minas-Contagem.aspxProváveis Formandos 1º/2020 - PUC Minas Contagem15/06/2020 20:00:0015/06/2099 03:00:00Simhttp://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/Prov%C3%A1veis-Formandos-1%C2%BA2020---PUC-Minas-Contagem.aspx
Edital de projetos do PIbic/Pibit do CNPq: inscrições até 10 de junhohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Edital-de-projetos-do-PIbicPibit-do-CNPq-inscrições-até-10-de-junho.aspxEdital de projetos do PIbic/Pibit do CNPq: inscrições até 10 de junho01/06/2020 14:00:0001/01/2021 02:55:00Não
PUC Minas celebra 30 anos em Contagemhttps://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-celebra-30-anos-em-Contagem.aspxPUC Minas celebra 30 anos em Contagem29/05/2020 20:30:0029/05/2099 03:00:00Simhttp://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-celebra-30-anos-em-Contagem.aspx
Startups criam soluções variadas em tempos de pandemia do Coronavírushttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Startup-criam-soluções-variadas-em-tempos-de-pandemia-do-Coronavírus.aspxStartups criam soluções variadas em tempos de pandemia do Coronavírus15/05/2020 16:00:0001/01/2021 02:55:00Não
Prorrogação do prazo de Regime Remoto Letivohttps://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/Prorrogação-do-prazo-de-Regime-Remoto-Letivo.aspxProrrogação do prazo de Regime Remoto Letivo27/03/2020 19:00:0006/02/2099 03:00:00Simhttp://www.pucminas.br/unidade/contagem/sala-imprensa/noticias/Paginas/Prorroga%C3%A7%C3%A3o-do-prazo-de-Regime-Remoto-Letivo.aspx
PUC Minas cria Comitê de Monitoramento do Coronavírushttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-cria-Comitê-de-Monitoramento-do-Coronavírus.aspxPUC Minas cria Comitê de Monitoramento do Coronavírus13/03/2020 17:00:0001/01/2021 02:55:00Não
Dia da Mulher na PUC Minashttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Dia-da-Mulher-na-PUC-Minas.aspxDia da Mulher na PUC Minas06/03/2020 20:00:0001/01/2021 02:55:00Não
Chamamento Prograd para Propostas de Acordos Internacionais para Dupla Diplomação em nível de graduaçãohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Chamamento-Prograd-para-Propostas-de-Acordos-Internacionais-para-Dupla-Diplomação-em-nível-de-graduação.aspxChamamento Prograd para Propostas de Acordos Internacionais para Dupla Diplomação em nível de graduação03/03/2020 14:00:0001/01/2021 02:55:00Não
NAF PUC Minas e Receita Federal assinam aditivo para atendimento de estudantes sobre o IRPFhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/NAF-PUC-Minas-e-Receita-Federal-assinam-aditivo-que-permite-estudantes-atenderem-na-RFB-ao-público-sobre-Imposto-de-Renda.aspxNAF PUC Minas e Receita Federal assinam aditivo para atendimento de estudantes sobre o IRPF03/03/2020 12:00:0001/01/2021 02:55:00Não
Posses e recondução de gestores na Universidadehttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Posses-e-recondução-de-gestores-na-Universidade.aspxPosses e recondução de gestores na Universidade02/03/2020 20:00:0001/01/2021 02:00:00Não
Pastoral Universitária recebe doações para os atingidos pelas chuvashttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Pastoral-Universitária-recebe-doações-para-os-atingidos-pelas-chuvas.aspxPastoral Universitária recebe doações para os atingidos pelas chuvas07/02/2020 17:00:0001/01/2021 02:55:00Não
Estudantes da PUC Minas são destaque em matéria da CNBB sobre o encontro A Economia de Franciscohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Estudantes-da-PUC-Minas-são-destaque-em-matéria-da-CNBB-sobre-o-encontro-A-Economia-de-Francisco.aspxEstudantes da PUC Minas são destaque em matéria da CNBB sobre o encontro A Economia de Francisco15/01/2020 14:00:0001/01/2021 02:55:00Não
Bolsas de estudo assistenciais para ingressantes no mestrado e doutoradohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Not_13.aspxBolsas de estudo assistenciais para ingressantes no mestrado e doutorado16/08/2016 12:35:0002/01/2050 01:00:00Não
Comissão de sites: Normas para elaboração, atualização e publicação de sites Institucionais da PUC Minashttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Not_2.aspxComissão de sites: Normas para elaboração, atualização e publicação de sites Institucionais da PUC Minas28/03/2005 03:00:0002/01/2050 01:00:00Não