search
 
  • ​Pastoral na Universidade

    >> Confira a íntegra dos pronunciamentos do Grão-chanceler, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, no evento de instalação da Pastoral na Universidade, no campus Coração Eucarístico.

    O que é Pastoral?

    A palavra “Pastoral” vem de Pastor, imagem que o evangelista João usa para falar de Jesus. Continuando a missão do Bom Pastor, pastoral é serviço, ação organizada da comunidade dos seguidores de Jesus (Igreja) para responder às pessoas e grupos de pessoas em favor da vida plena. Entre tantas outras, podemos citar as pastorais sociais, a pastoral familiar, a Pastoral da Juventude e a Pastoral na Universidade.

    Pastoral na Universidade

    É um serviço à comunidade universitária que, de forma dialogal, pretende contribuir criativamente para a realização da missão da PUC Minas, especialmente na promoção do “desenvolvimento humano e social dos alunos, professores, funcionários e comunidade, contribuindo para a formação ética e solidária de profissionais competentes, humana e cientificamente. A Pastoral pretende atuar em comunhão efetiva com os demais projetos da própria universidade (ensino, pesquisa e extensão), articulando pessoas, Instituição e sociedade tendo em vista a construção de um mundo mais justo e mais humano. Sendo presença da Igreja no mundo universitário, ela é parte integrante da Pastoral de Conjunto da Arquidiocese de Belo Horizonte e demais dioceses onde a PUC Minas está presente.

    Orientações gerais

    Quatro linhas mestras norteiam o trabalho da Pastoral na Universidade. São elas:

    • evangelização dialogal, reconhecendo toda atividade que promove valores como a dignidade humana, a cidadania e a ética e criando espaços de trabalho conjunto com essas iniciativas; 
    • serviço aos mais necessitados, dentro da perspectiva da opção preferencial pelos pobres, numa atitude de mútuo aprendizado e colaboração;
    • testemunho de vida, comunhão e serviço, a partir da espiritualidade cristã;
    • anúncio da mensagem cristã, com abertura ecumênica e inter-religiosa, a fim de que cada um, de acordo com sua realidade, encontre algo de definitivo para o sentido de sua vida.

    Propostas de ação

    A Pastoral na Universidade quer contar com a participação ativa dos diferentes atores da comunidade universitária – alunos(as), professores(as) e funcionários(as). De acordo com a metodologia escolhida – ver, julgar, agir, avaliar e celebrar –, podem ser desenvolvidas de forma conjunta atividades nas áreas de sensibilização, formação, ação social, avaliação e espiritualidade, como estudos, debates, reflexões, celebrações e também ações que promovam a integração universidade e sociedade.

     

Acesse as redes sociais.

Instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte

A Sociedade Mineira de Cultura é uma entidade beneficente da área de educação, portadora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS-Educação.