Afinal, o que são ODS?

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015 por todos os 193 Estados-membros da ONU, esses objetivos distribuídos em uma agenda global – Agenda 2030 - são ambiciosos e interconectados, visando abordar os principais desafios sociais, econômicos e ambientais que enfrentamos atualmente.

A Agenda 2030 estabelece 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que se desdobram em 169 metas específicas a serem alcançadas até o ano de 2030. Esses objetivos abrangem uma ampla gama de questões críticas, desde a erradicação da pobreza e da fome até a promoção da saúde e da educação de qualidade, passando pela igualdade de gênero, o acesso à água potável, a ação climática, a conservação dos recursos naturais e a promoção de sociedades pacíficas e inclusivas.

Os ODS são interdependentes, ou seja, o progresso em um objetivo muitas vezes está relacionado ao progresso em outros. Por exemplo, a erradicação da pobreza (ODS 1) está intrinsecamente ligada à promoção da educação de qualidade (ODS 4), pois a educação é um dos meios mais eficazes para romper o ciclo da pobreza. Da mesma forma, a ação climática (ODS 13) está ligada à promoção de cidades sustentáveis (ODS 11) e ao consumo e produção responsáveis (ODS 12), pois todas essas áreas estão interconectadas no desafio de enfrentar as mudanças climáticas e promover um desenvolvimento sustentável.