Afinal, o que são ODS?

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram adotados em 2015 por todos os 193 Estados-membros da ONU, esses objetivos distribuídos em uma agenda global – Agenda 2030 - são ambiciosos e interconectados, visando abordar os principais desafios sociais, econômicos e ambientais que enfrentamos atualmente.

A Agenda 2030 estabelece 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que se desdobram em 169 metas específicas a serem alcançadas até o ano de 2030. Esses objetivos abrangem uma ampla gama de questões críticas, desde a erradicação da pobreza e da fome até a promoção da saúde e da educação de qualidade, passando pela igualdade de gênero, o acesso à água potável, a ação climática, a conservação dos recursos naturais e a promoção de sociedades pacíficas e inclusivas.

Os ODS são interdependentes, ou seja, o progresso em um objetivo muitas vezes está relacionado ao progresso em outros. Por exemplo, a erradicação da pobreza (ODS 1) está intrinsecamente ligada à promoção da educação de qualidade (ODS 4), pois a educação é um dos meios mais eficazes para romper o ciclo da pobreza. Da mesma forma, a ação climática (ODS 13) está ligada à promoção de cidades sustentáveis (ODS 11) e ao consumo e produção responsáveis (ODS 12), pois todas essas áreas estão interconectadas no desafio de enfrentar as mudanças climáticas e promover um desenvolvimento sustentável.

Como a PUC Minas se articula aos ODS?

A PUC Minas tem convergido suas ações no campo do ensino, da pesquisa, da extensão e da pastoral aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Esse alinhamento é fruto da confluência da proposta das Nações Unidas de uma sociedade mais justa e igualitária à missão e aos princípios institucionais da Universidade, instituição que é orientada à promoção do bem-comum e da dignidade humana, bem como pelo compromisso com a inclusão e a justiça socioambiental.

Promover o desenvolvimento socioambiental, por meio da excelência da formação humanista, científica e tecnológica de profissionais engajados, observando os valores da ética, da solidariedade e do bem comum, mediante a produção e disseminação das ciências, artes e cultura, e a integração entre a Universidade e a Sociedade (Missão da PUC Minas).

A orientação aos ODS também é fruto dos valores institucionais que a Universidade professa: de igualdade, de pluralidade, de liberdade e de solidariedade.

As Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e de Extensão Universitária da PUC Minas expressaram formalmente a exigência de vinculação das ações acadêmicas que coordenam aos ODS.

No edital de fomento 074/2021, estabeleceu a Pró-reitoria de Extensão que os recursos institucionais se destinavam a projetos interdisciplinares, vinculados a áreas e linhas de extensão e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), enunciando então os 17 Objetivos.

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação por sua vez, no seu edital do Fundo de Incentivo à Pesquisa 075/2022, expressou que os projetos de pesquisa deveriam ser propostos em três modalidades, sendo uma delas a "FIP – ODS, abrangendo projetos de pesquisa que contemplem temas vinculados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável".

Em 2023, a Universidade ampliou a vinculação dos ODS ao seu campo do ensino e deu início aos diálogos institucionais capazes de possibilitar a revisão, iniciada em 2024, de todos os projetos pedagógicos dos cursos, orientando a implementação transversal desses Objetivos às matrizes curriculares.

Uma das estratégias para introduzir os ODS ao cotidiano da vida acadêmica é a evidenciação do que são esses objetivos. Atualmente a Universidade possui 54 painéis alusivos aos ODS em suas unidades e campi.

foto_ods.png