Áreas e subáreas de atuação profissional

O assistente social faz o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. Ele trabalha com questões como exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos. 

Cria campanhas de alimentação, saúde, educação e recreação e implanta projetos assistenciais. Em penitenciárias e abrigos de menores, propõe ações e desenvolve a capacitação para a reintegração dos marginalizados. É obrigatória a inscrição no Conselho Regional de Serviço Social para o exercício da profissão. É importante lembrar que a profissão é regulamentada desde 1993, pela Lei de Regulamentação da Profissão nº 8.662/1993. A profissão é regulamentada pelo Conselho Federal de Serviço Social e os Conselhos Regionais.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Educação: criar e implementar programas de bolsa de estudo e auxílio financeiro, assim como selecionar os estudantes beneficiários.

Empresas: gerenciar programas educativos de saúde, lazer e segurança no trabalho para o corpo de funcionários. Implantar programas de benefícios sociais aos trabalhadores e sua família. Orientar o acesso do trabalhador às políticas sociais públicas e a seus direitos sociais e trabalhistas.

Proteção à criança e ao adolescente: desenvolver projetos que subsidiem a garantia de direitos de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

Saúde: facilitar o acesso da população às informações e ações educativas na área de saúde.

MERCADO DE TRABALHO

A demanda por assistentes sociais é crescente no Brasil, de acordo com o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). A entidade tem registrados cerca de 160 mil profissionais. O forte continua sendo o setor público, em que as vagas costumam ser preenchidas por concurso. As oportunidades estão nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social, presentes em todos os municípios do país, e no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas também em escolas, creches, hospitais, unidades básicas de saúde e ambulatórios especializados. Programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), ampliam a procura para além das grandes cidades. Nos próximos anos deve crescer a procura na educação, já que tramita no Congresso Nacional uma lei que exige a presença do assistente social nas escolas públicas. Ele irá compor equipes, com pedagogos e psicopedagogos, para dar apoio a alunos com dificuldades de aprendizagem. ONGs e fundações também contratam o assistente social para atuar nos movimentos sociais ligados aos direitos das crianças e adolescentes, de idosos, da mulher, de negros, de indígenas e da comunidade LGBT.

Está surgindo uma nova área de atuação do assistente social: a socioambiental. O profissional é requisitado para atender, por exemplo, comunidades impactadas por construções de usinas hidrelétricas ou então que passaram por um problema ambiental causado pelas mudanças climáticas, como secas extremas ou inundações. A procura é maior no Sudeste, mas há demanda em todo o país.

O assistente social é um profissional que trabalha com as múltiplas manifestações da Questão Social. É importante enfatizar que é necessário, após a conclusão da graduação, se registrar no Conselho da categoria - Conselho Regional de Serviço Social - CRESS - que por sua vez é fiscalizado pelo Conselho Federal de Serviço Social - CFESS. 

Os espaços profissionais do assistente social situam-se nas áreas das políticas sociais públicas e privadas, ou seja, o assistente social é requisitado para o planejamento, a gestão e a execução de políticas, programas, projetos e serviços sociais. Atua prioritariamente no tripé Assistência, Saúde e Previdência que compõem a Seguridade Social. Está presente também em ações relacionadas às políticas direcionadas aos segmentos populacionais: criança, adolescente, idoso, mulher, negro e índio.

Algumas áreas e instituições de atuação do assistente social: 

a) Assistência Social Pública: Órgãos de Bem Estar Social; Secretarias Municipais ou Estaduais de Assistência Social, Centros de Atendimento à população em situação de risco social (crianças, adolescentes, idosos, migrantes); 

b) Saúde pública e privada: Secretarias de Saúde, Unidades Regionais de Saúde, Centro de Saúde, Hospitais, Clínicas, Planos de Saúde, etc.

c) Previdência Social: órgãos da previdência social pública ou privada em nível federal, estadual e municipal; 

d) Área Empresarial: indústrias, empresas públicas e privadas, órgãos patronais de Serviço Social (SESC, SESI e SSR);

e) Habitação: Órgãos de financiamento e planejamento habitacional, companhias e cooperativas habitacionais; 

f) Educação: Secretarias de Educação, escolas públicas e particulares, centros de educação especial, Centros de readaptação de crianças, Universidades;

g) Área sócio-jurídica: Secretarias de Segurança Pública, Delegacias, Forças Armadas, Penitenciárias; Tribunais de Justiça, Promotorias, Defensorias Públicas e Serviços de Assistência Jurídica; 

h) Movimentos Sociais Populares: Associação de bairros e/ou moradores, movimentos populares; comunidade de base, núcleos de produção comunitária e cooperativas; 

i) Terceiro Setor: Organizações Não-Governamentais;

j) Conselhos de Políticas Públicas: Conselhos de Saúde, Conselhos da Assistência Social, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente Conselhos de Idosos;

k) Ensino e Pesquisa em Serviço Social: ensino dos conteúdos específicos e supervisão de estágios em Serviço Social e desenvolvimento de pesquisas.

Outras áreas de atuação do/a assistente social

PODER LEGISLATIVO ESTADUAL E MUNICIPAL

- Assessoria legislativa 
 
A atuação dos (as) assistentes sociais que assessoram deputados estaduais e vereadores tem como eixo central contribuir para a articulação dos mandatos parlamentares com os movimentos e entidades do campo democrático popular.

POLITICAS PÚBLICAS
- Saúde 
- Saúde Mental 
- Assistência Social 
- Previdência Social 
- Educação 
- Desenvolvimento urbano / Habitação 
- Política Agrária 
- Direitos Humanos 
- Meio Ambiente 
- Órgãos de Controle Social 

SÓCIOJURÍDICO
- Judiciário  
- Ministério Público Estadual e da União 
- Defensoria Pública Estadual e da União 
- Medidas Sócioeducativas 
- Sistema Penal/Prisional 
- Polícia Civil
- Exército

TERCEIRO SETOR
- Associações
- Entidades 
- Fundações
- Institutos 
- Organizações não governamentais
- Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs)