Pesquisa

A PUC Minas, há décadas, incentiva a pesquisa de professores e alunos de graduação e de pós-graduação. A Pró-reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação é responsável pelos programas que fomentam a formação de pesquisadores e destina um fundo próprio, para os projetos de autoria dos alunos com orientação de professor da PUC, intitulado Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PROBIC / PUC Minas (inscrições todo mês de setembro). Mantém, ainda, o Fundo de Incentivo à Pesquisa – FIP / PUC Minas para os projetos propostos por professores e doutorandos, com processo seletivo semestral e que incluem um ou dois bolsistas da graduação em cada proposta.

Ao todo, por ano, cerca de mil bolsistas desenvolvem importantes trabalhos de pesquisa a partir dos programas internos e com recursos advindos da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – FAPEMIG e com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, tanto no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC quanto no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI.

Todos os anos, no mês de outubro, é realizado o Seminário de Iniciação Científica que apresenta os trabalhos de pesquisa dos alunos que são selecionados em cada área de conhecimento e premia os que se destacam como os melhores. O evento é avaliado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e gera uma publicação indexada dos trabalhos de pesquisa inscritos no Seminário, em livro editado pela Editora PUC Minas.

A PUC Minas teve aprovado o registro do seu Comitê de Ética em Pesquisa - CEP - pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP/MS, em 9 de agosto de 2002. Pela Resolução do Conselho Nacional de Saúde - CNS 466/12, todos os projetos de pesquisa que envolvem seres humanos devem ser submetidos à análise do CEP. Os prazos para envio do material a ser analisado podem ser consultados no Calendário Institucional.

 PROBIC (em andamento)

​Projeto nº2018/1499
Discentes: Marcos Vinicius de Almeida

Resumo: Propomos com este projeto de pesquisa realizar uma hermenêutica da criminalidade e sua relação com a juventude. Sendo assim, pretendemos realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como instrumental metodológico a entrevista em profundidade como caminho de coleta de dados, justificamos esta metodologia por ter a característica de abordar em maior complexidade as percepções do fenômeno estudado a partir de pontos de vistas individuais. A mesma será aplicada em grupos focais com o total de dez jovens de 18 à 25 anos, reclusos no Complexo Penitenciário PPP na cidade de Ribeirão das Neves. Indagaremos o que estes jovens compreendem por criminalidade. Em seguida, questionaremos o que levou tais jovens a entrarem no universo do crime. Posteriormente identificaremos qual o entendimento entre eles do que seja educação e trabalho. Por fim, sistematizaremos o discurso colhido com os dados das pesquisas científicas que integram este projeto de pesquisa.

Palavras-chave: Criminalidade. Juventude. Trabalho. Educação

 Grupo Interdisplinar de Pesquisa e Extensão

Direitos Sociais e Migração 
Líderes: Maria C. Gomes de Castro | Duval Magalhães Fernandes

Resumo: A proposta deste grupo interdisciplinar de pesquisa e extensão foi construída tendo como pano de fundo a parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Geografia e o Departamento de Serviço Social da PUC Minas. As lições aprendidas na realização conjunta de sete pesquisas tratando da temática da migração internacional indicou a necessidade de ações que possam contribuir para reduzir a vulnerabilidade deste subgrupo populacional via a promoção dos seus direitos como cidadão estrangeiro residente no Brasil. O público alvo deste trabalho são os migrantes. Propõe-se realizar dois tipos de atividades, uma voltada para pesquisas sobre o perfil dos migrantes e outra para a capacitação de servidores públicos que lidam com migrantes, pretende-se ainda desenvolver ações destinadas a sensibilização da sociedade civil quanto à sua integração laboral e social. Pretende-se ainda produzir material didático-pedagógico bilíngue (português e inglês) tratando dos direitos sociais aplicáveis aos migrantes.

Área: Ciências Sociais Aplicadas | Serviço Social

Página do facebook - Clique aqui