Corpo Docente

image_preview.png

Corpo docente formado por 100% de mestres e doutores*

ALEXANDRE EUSTÁQUIO TEIXEIRA - (Doutorado em Ciências Sociais) - lattes 
Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). É, atualmente, professor adjunto IV do Departamento de Ciências Sociais da PUC Minas, assessor acadêmico da Pró-reitora de Extensão da PUC Minas, coordenador do projeto de extensão Parlamento Jovem de Minas Gerais (pela PUC Minas) e participante do projeto de extensão Paraopeba. Se dedica ao ensino em disciplinas de Antropologia e Comunicação, Metodologia da Pesquisa Etnográfica e Sociologia e Comunicação. Já ministrou disciplinas de Formação do Brasil Contemporâneo, Teorias Sociais Contemporâneas, Computadores e Sociedade, Antropologia Brasileira e Ciências Sociais e as Organizações. Tem experiência de pesquisa sobre os temas gênero, sexualidades dissidentes, etnografia no ciberespaço e na cibercultura, antropologia visual, homoerotismo e pornografia. Tem experiência em gestão da extensão universitária, tendo atuando como professor colaborador do Núcleo de Direitos Humanos e Inclusão e como professor coordenador do Núcleo de Políticas Sociais e Urbanas, ambos vinculados à Pró-reitoria de Extensão da PUC Minas até o ano de 2020. Também tem experiência em projetos de extensão sobre os temas: Juventude e Política; Territórios afetados pela Mineração.


CANDICE VIDAL E SOUZA - (Doutorado em Antropologia) - lattes
Possui graduação (Bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (1992), mestrado em Antropologia pela Universidade de Brasília (1996) e doutorado em Antropologia Social pelo PPGAS/ Museu Nacional/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Sócia efetiva da Associação Brasileira de Antropologia desde 2003. Atualmente é professora adjunto IV do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e do Departamento de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, atuando principalmente nos seguintes temas: construção da nação, pensamento social brasileiro, identidade regional, história da antropologia, espaço e identidades, antropologia das mobilidades contemporâneas (com ênfase em mobilidades femininas).

CARLOS RIBEIRO CALDAS FILHO - (Doutorado em Ciências da Religião) - lattes
Research Associate ("Pesquisador Associado") do Departamento de Teologia e Religião da University of Pretoria (Universidade de Pretoria), África do Sul. Líder do Grupo de Pesquisa GPPRA - Grupo de Pesquisa sobre Protestantismo, Religião e Arte - certificado junto ao CNPq. Concluiu pós-doutorado na condição de bolsista da CAPES (PNPD-CAPES) na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) em Belo Horizonte (MG), sob a supervisão do Prof. Dr. Geraldo Luis De Mori. Possui graduação em Teologia - Seminário Presbiteriano do Sul (1985), graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caratinga (1988), mestrado em Missiologia pelo Centro Evangélico de Missões (1997) e doutorado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2000), com período de pesquisas (sanduíche) na Universidad Bíblica Latinoamericana em San José, Costa Rica, sob orientação do Prof. Dr. Sidney Rooy. Foi por dez anos (2002-2011) professor Adjunto Associado II da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: protestantismo brasileiro, teologia latino-americana, teologia reformada, teologia pública, teologia da missão, e, a partir de uma perspectiva de interdisciplinaridade, estética filosófica em perspectiva da teologia reformada, diálogo entre teologia e literatura, imaginário religioso e/ou teológico na cultura "pop" - geek, nerd - com ênfase em cinema e quadrinhos (HQ's), e o pensamento de Orlando Costas, C. S. Lewis, J. R. R. Tolkien, Rubem Alves e Dietrich Bonhoeffer. Avaliador de cursos (Teologia e Ciências da Religião) e institucional do INEP/MEC.

DENISE PIMENTA NACLE SILVA - (Mestrado em Estatística) - lattes
Possui graduação (1989), especialização (1996) e mestrado em ESTATÍSTICA pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é professora assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Regressão e Correlação.

FERNANDA FLAVIANA DE SOUZA MARTINS - (Doutorado em Psicologia) - lattes
 Participou do Programa Institucional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), realizando estágio em Paris/França na Université Cergy-Pontoise. Mestre em Psicologia pela PUCMinas, especialista em violência doméstica pela Universidade de São Paulo - USP, possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1997). Recebeu a medalha da Inconfidência Mineira em 2016 pelos trabalhos sociais na área da infância desenvolvidos em Minas Gerais. Atualmente é Diretora da Providens - Ação Social Arqudiocesana, onde recebeu os prêmios de Gestão e Transparência ENATS 2019, Melhores ONG?s 2018 e 2019, e certificado internacional PHOMENTA de Gestão. Tem participação em diversos conselhos, movimentos e fóruns, com destaque para: - Conselheira do CONFOCO ? Conselho Municipal de Fomento e Colaboração de Belo Horizonte (Gestão 2017-2021); - Vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Gestão 2019-2020); - Membro do Grupo de Trabalho Nacional Conexões (2018-2019) e faz parte do Movimento Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária (Desde 2004).  Foi consultora da FIEMG (2010 A 2013), das Obras Educativas Padre Giussani (2013 a 2016), Fundação AVSI (2010 a 2012) e UNESCO (2010) no Brasil em serviços, programas de proteção básica e especial. Chefe da Coordenadoria Especial da Política de Criança e Adolescente da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de Minas Gerais de 2007 a 2010, responsável pela gestão e assessoria técnica à municípios na implementação e desenvolvimento de serviços e programas de proteção social básica e especial voltados para crianças e adolescentes no âmbito do Sistema Único de Assistência Social. Foi responsável pelas pesquisas sobre situação de rua de crianças e adolescentes, trabalho infantil e abrigos do Estado de MG. 

KARINA JUNQUEIRA BARBOSA - (Doutorado em Serviço Social) - lattes
Realizou pós-doutorado em Filosofia Política pela UFMG (2016) e pós-doutorado em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ (2014). Doutora em Serviço Social pela UFRJ (2013). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), graduação em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (2004), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002) e especialização em Administração e Planejamento de Projetos Sociais pela UNIGRANRIO (2006). É professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, membro da coordenação municipal do Parlamento Jovem de Belo Horizonte e da coordenação estadual do Parlamento Jovem de Minas Gerais e pesquisadora do grupo de pesquisa em Gênero e Relações Internacionais da PUC/MG. Coordena ainda a especialização em Cidadania e Direitos Humanos no contexto das Políticas Públicas do IEC/PUC Minas. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral em Relações Internacionais na PUC Minas (2018).

LENISE MARIA RIBEIRO ORTEGA - (Doutorado em Ciências da Educação) - lattes
Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Preto (1991) e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998). É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas - PUCMinas e possui Estudos Avançados (primeira etapa do doutorado) em Ciências da Educação pela Universidad de Extremadura (2000-2003). Tem significativa experiência na docência e na assessoria pedagógica do Ensino Superior, em cursos da graduação e da pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância, na área da Educação. Atualmente, é Professora do Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Educação, da PUC Minas, membro do Colegiado de Coordenação Didática do Curso de Pedagogia e do Núcleo de Apoio Pedagógico - Naped na mesma Instituição. Concentra seus estudos e pesquisas nas áreas de Tecnologias, Ciências e Educação, Formação Docente, Métodos de Ensino.

MARIA DA CONSOLAÇÃO GOMES DE CASTRO - (Assistente Social - Doutorado em Letras) - lattes
Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1981), mestrado em Ciências Sociais Aplicadas à Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009). Atualmente é professor adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Recursos Humanos (Planejamento, Projetos Sociais, Capacitação e Gestão de Pessoas e de Processos) e na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social da Saúde, Criança e Adolescente; Saúde Mental; Organização Comunitária; atuando principalmente nos seguintes temas: Serviço Social, Saúde, Educação, Direitos da Criança e do Adolescente. Análise do Discurso, Discurso e Ação. Foi coordenadora do Grupo de Pesquisa PHASE - Processos Heurísticos e Assistência em Saúde e Enfermagem (vinculado ao CNPq). Coordena o Grupo Interdisciplianr de Pesquisa e Extensão Direitos Sociais e Migração do Departamento de Serviço Social (vinculado ao CNPq); participa de pesquisas na área de Migração Internacional em parceria com a Pós-graduação em Geografica da PUC Minas. Integra o Observatória de Migração Internacional de Minas Gerais. É membro titular do COMITRATE-MG, representando a PUC Minas. Atualmente é Coordenadora do Colegiado Didático Pedagógico do Curso de Serviço Social da PUC Minas e Chefe do Departamento de Serviço Social.

MARIA RAQUEL LINO DE FREITAS - (Assistente Social - Doutorado em Política Social) - lattes
Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1982), mestrado em Política Social pela Universidade de Brasília (1999), doutorado em Política Social pela Universidade de Brasília (2008). Atualmente é professora Adjunto IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Política Social e de Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: análise institucional, política de assistência social, metodologia da pesquisa em ciências sociais aplicadas, sistema prisional, participação e cidadania.

MÔNICA HALLAK MARTINS DA COSTA - (Assistente Social - Doutorado em Serviço Social) - lattes
Graduada em Serviço Social pela PUC Minas (1985), mestre em Filosofia pela UFMG (1999) e doutora em Serviço Social pela UFRJ (2010). Atualmente é assistente social da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais e professora da Escola de Serviço Social da PUC Minas. Tem experiência nas áreas de Filosofia e Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: alienação, teoria social em Marx, história do Serviço Social e saúde pública.


MYRIAM MARTINS ALVARES - (Doutorado em Antropologia Social) lattes

Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP (1992), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984). Atualmente é professora adjunta de Antropologia do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Minas. Participou da criação e da coordenação do Programa de Educação Intercultural Indígena de Minas Gerais UFMG/SEE de MG/FUNAI/IEF de 1995/2003. Foi Co-coordenadora do subprojeto: " Infância indígena e processos próprios de aprendizagem" da pesquisa " Práticas de interculturalidade, plurilingüismo e aprendizagem nas propostas de formação de professores e nas escolas indígenas: explorando perspectivas transdisciplinares" do Observatório de Educação Escolar Indígena/Núcleo em Rede/CAPES e do CNPq. Foi membro da Comissão de Assuntos Indígenas da Associação Brasileira de Antropologia para o período de 2008-2010. Atua principalmente nos seguintes temas: antropologia, etnologia indígena, antropologia da criança, antropologia da educação e educação escolar indígena. Pesquisa com os Maxakali povo indígena que vive em Minas Gerais.


RÓBSON SÁVIO REIS SOUZA - (Doutorado em Ciências Sociais) - lattes
É pós-doutor em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca; doutor em Ciências Sociais (Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC Minas); mestre em Administração Pública (Gestão de Políticas Sociais - Escola de Governo da Fundação João Pinheiro); licenciado em Filosofia (PUC Minas); especialista em Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (CRISP/UFMG) e especialista em Teoria e Prática da Comunicação (Universidade São Francisco - SP). Professor adjunto da PUC Minas, pertencente ao Departamento de Ciências da Religião, onde leciona, atualmente, nos cursos de Filosofia, Psicologia e de Serviço Social; é pesquisador e coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da PUC Minas (Nesp); professor convidado da disciplina "Brasil: passado e presente em perspectiva", na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte; coordenador da Comissão da Verdade em Minas Gerais (2017-2018); conselheiro titular do Conselho Estadual de Direitos Humanos do Estado de Minas Gerais, onde atua também na Comissão de Indenização às Vítimas de Tortura; associado pleno do Fórum Brasileiro de Segurança Pública; filiado à Sociedade de Teologia e Ciências da Religião; integrante da Rede de Assessores do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil); integrante da Comissão Pastoral de Direitos Humanos da Arquidiocese de Belo Horizonte; membro do Fórum Mineiro de Direitos Humanos e do Comitê Mineiro de Educação em Direitos Humanos; membro da Comissão Permanente de Assessoria do Vicariato Episcopal da Pastoral da Arquidiocese de Belo Horizonte. É articulista jornais e revistas e blogueiro em sites e portais na Internet. Foi presidente da Comissão Estadual de Indenização às Vítimas de Tortura do Estado de Minas Gerais (2001 - 2005); membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos de Minas Gerais (1999 - 2004); pesquisador do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública - Crisp/UFMG (2001 - 2011) e pesquisador do Observatório das Metrópoles (2011-2013). Tem experiência nas áreas de filosofia, comunicação (ênfase em assessoria de comunicação e jornalismo popular), teologia, sociologia (com ênfase em sociologia da criminalidade e segurança pública) e ciência política (ênfase em política pública e eleições). Realiza estudos, pesquisas e tem prática profissional nas áreas de políticas públicas (segurança pública, preso e sistema prisional); política (formação à cidadania, eleições e estudos legislativos) e movimentos eclesiais. Atua, principalmente, nos seguintes temas: direitos humanos, cidadania, justiça, controle externo da atividade policial, segurança pública, violência e criminalidade, participação social na gestão pública, monitoramento do poder legislativo, ação dos movimentos sociais (foco: movimentos eclesiais).



WALDEIR EUSTÁQUIO DOS SANTOS - (Doutorado em Relações Intenacionais) - lattes
Doutorado Sanduíche realizado entre Fevereiro/2015 e Novembro/2015, em Ancara - Turquia (Ankara University). Mestre em Relações Internacionais (2013) - PUC/MG. Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). Diretor Suplente do CRESS/MG Gestão 2011 a 2014 - Foi Coordenador da COFI; Coordenador Adjunto da COMAGO; Coordernador Adjunto Comissão de Registro.  É membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Oriente Médio e Magreb (GEOMM) e do Grupo de Pesquisa Potências Médias (GPPM) ambos vinculados ao Departamento de Relações Internacionais da PUC MINAS. Membro pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão Direitos Sociais e Migração, vinculado ao Departamento de Serviço Social da PUC-MG.