Link
09/08/2022 16:00
A PUC Minas Betim está com um espaço para vacinação contra a raiva humana para alunos do curso de Medicina Veterinária, que ainda não receberam nenhuma dose do imunizante.
A iniciativa, que prevê imunizar aproximadamente 180 estudantes, é resultado de uma parceria entre a Universidade e a Central de Vacina da Prefeitura Municipal de Betim. A vacinação está sendo oferecida no prédio 9, nos dias 9 e 10 de agosto, para a primeira dose, e nos dias 16 e 17 de agosto, para a dose de reforço, no horário de 13h30 às 16h.
A campanha de imunização antirrábica na PUC Betim é organizada pelo Posto Médico do campus e pela professora do curso de Medicina Veterinária, Isabella Bias Fortes, segundo a qual "esse tipo de intervenção é extremamente importante e fundamental para o profissional que atua diretamente com animais que podem estar infectados".
O vírus da raiva está presente na saliva de animais infectados e é transmitido através da mordida ou, às vezes, de uma lambida. Os principais transmissores da doença para os seres humanos são cachorros, gatos, morcegos, guaxinins e raposas. Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) já confirmou 4 mortes decorrentes do vírus.
De acordo com dados do Ministério da saúde, os principais sintomas no início da doença são transformação de caráter, inquietude, perturbação do sono, sonhos tenebrosos, além de alterações na sensibilidade, queimação, formigamento e dor no local da mordedura. Posteriormente, instala-se um quadro de alucinações, febre e crises convulsivas periódicas.