14/06/2024 18:00
A PUC Minas é a única universidade particular do Estado de Minas Gerais que figura no Times Higher Education Impact Ranking 2024 entre as 2.152 instituições de 125 países/regiões participantes. O ranking, divulgado nessa quarta-feira, 12 de junho, pela consultoria britânica Times Higher Education (THE), avalia o comprometimento e o impacto social das ações desenvolvidas pelas universidades, diante dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), considerando três grandes áreas: pesquisa, alcance e gestão.
A classificação avalia o comprometimento e o impacto social das ações desenvolvidas pelas universidades, enfrentando questões como desigualdade de gênero, educação de qualidade, mudanças climáticas, paz mundial e crescimento econômico.
Entre as 55 instituições de ensino superior brasileiras presentes na avaliação, a PUC Minas ocupa a 21ª posição, destacando-se nos itens paz, justiça e instituições fortes, saúde e bem-estar, combate à pobreza e parcerias para os objetivos, dos 17 itens avaliados. A PUC Minas ficou entre as 800 melhores do mundo na promoção de ações nestas quatro categorias.
Metodologia
Na classificação geral, a Universidade figura entre as 800 mais bem colocadas no ranking. Com esse resultado, a Universidade está presente pela sexta vez no ranking anual de impacto, desde a implantação da avaliação.
As universidades recebem sua pontuação final na tabela geral combinando sua pontuação no ODS 17 com suas três melhores pontuações entre os outros 16 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O ODS 17 representa 22% da pontuação total, enquanto os outros ODS têm um peso de 26% cada. Isso significa que diferentes universidades são avaliadas com base em diferentes conjuntos de ODS, dependendo do seu foco.
A pontuação de cada ODS é ajustada de forma que a pontuação mais alta em cada ODS no cálculo geral seja 100 e a pontuação mais baixa seja 0. Isso serve para ajustar pequenas diferenças na faixa de pontuação em cada ODS e garantir que as universidades sejam tratadas de maneira equitativa, independentemente dos ODS para os quais forneceram dados. São essas pontuações ajustadas que usamos para determinar em quais ODS uma universidade teve o melhor desempenho; elas podem não ser os ODS nos quais a universidade está melhor classificada ou obteve a maior pontuação com base nas pontuações não ajustadas.
As tabelas individuais dos ODS exibem a pontuação de uma instituição para aquele ODS, bem como sua pontuação no ranking geral de Impacto, se aplicável.