Link
06/03/2023 14:00
O 31° Encontro Internacional - boas-vindas aos alunos estrangeiros aconteceu na última sexta-feira, 3 de março, no anexo do Teatro São João Paulo II (Prédio 30), para recepção de alunos intercambistas de variadas nacionalidades.
O evento foi coordenado pela assessora de Relações Internacionais, Profa. Dra. Rita Louback, e contou com a presença de outros professores e alunos brasileiros, que apoiaram na recepção e acolhimento dos estrangeiros.
A professora Rita comentou sobre a importância da internacionalização da Universidade para crescimento acadêmico e pessoal dos discentes: "Nós temos hoje 170 acordos pelo mundo, e o aluno estuda fora de maneira gratuita. E isso tem trazido um ganho muito grande, resultando inclusive na nossa inclusão em rankings importantes como o da Times Higher Education, que avalia também a questão da internacionalização".
O programa, que acontece há 31 semestres, é consolidado e tradicional na PUC Minas. A recepção é importante para que todos se conheçam e encontrem os chamados "padrinhos internacionais", que são alunos da Universidade que auxiliam os novos colegas. "Internacionalizar não é só enviar o seu aluno, é receber também, e esse evento hoje é para receber os alunos que vem dos nossos parceiros", finaliza a professora.
Guilherme Simões
Roxana Freitag, da Alemanha, cursa Geografia e elogia o acolhimento dos colegas e da Universidade
Os intercambistas estavam muito animados e com ótimas impressões sobre o programa. A alemã Roxana Freitag, de 27 anos, que está iniciando o segundo semestre de Geografia, disse que os professores e alunos são muito solícitos e a ajudaram no aprendizado do português. Ela também comenta sobre a diferença de perspectiva geográfica em ambos países: "Aqui estou aprendendo mais a Geografia brasileira, e é muito bom para ampliar os horizontes. E o intercâmbio no geral é isso, conhecer novas pessoas e se adaptar a novas culturas".
Demetrio Edjang, nascido na Guiné Equatorial, está próximo de concluir a graduação em Engenharia Eletrônica e afirma gostar da experiência. "É uma maravilha. Ao conhecer outra cultura fora do seu país, tudo que se puder aprender é bem-vindo para o desenvolvimento. Traz muita maturidade", finaliza.
Demetrio Edjang, da Guiné Equatorial, está no 7º período de Engenharia Eletrônica e acredita que o intercâmbio traz muita maturidade ao aluno