27/08/2024 11:00
O projeto Práticas exitosas e inovadoras no ensino de Odontologia, desenvolvido por professores do Departamento de Odontologia do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da PUC Minas (ICBS), e o projeto Oscar da Física, do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas e Informática (Icei), coordenado pela Profa. Dra. Kelly Cristina Martins Faêda, se destacaram na segunda edição da premiação Projeto Brilhante promovida pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino no Estado de Minas Gerais (Sinepe/MG).
A cerimônia de entrega ocorreu na última sexta-feira, 23 de agosto, no Centro de Convenções da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH).
Igor Ferreira
A Diretora do ICBS, Profa. Dra. Soraya Grossmann (centro) e os professores doutores Izabella Lima, Diogo Miranda e Flávio Manzi com o professor Winder Almeida, Presidente do SinepeMG, Presidente da Fenen e Idealizador do Prêmio Projeto Brilhante
O projeto do Curso de Odontologia, vencedor da categoria Ensino Superior, apresentou as metodologias ativas de ensino aprendizagem que vem sendo desenvolvidas no Departamento, colocando o aluno como protagonista em todos os ciclos de aprendizagem. O projeto é de autoria do grupo de docentes composto pelas professoras doutoras Soraya de Mattos Camargo Grossmann Almeida (Diretora do ICBS), Vânia Eloisa de Araujo Silva (Chefe de Departamento de Odontologia), Izabella Lucas de Abreu Lima, Gisele Macedo da Silva Bonfante, pela professora Andréia Salvador de Castro, e pelos professores doutores Diogo de Azevedo Miranda e Flávio Ricardo Manzi.
Já o projeto Oscar da Física, em sua 11ª edição, do Departamento de Física do Instituto de Ciências Exatas e Informática (Icei), também ganhou menção honrosa na categoria Ensino Superior, se destacando como prática de ensino multimídia que coloca o aluno da graduação e da licenciatura como protagonista do ensino de Física.
O Pró-reitor de Graduação da PUC Minas, professor Eugênio Leite (centro), a Profa. Dra. Kelly Faêda, organizadora do Oscar da Física, o Presidente do SinepeMG, professor Winder Almeida e Marcela Trópia, Vereadora da Câmara Municipal de Belo Horizonte
Nesta edição, com o tema central Práticas Pedagógicas Inovadoras, a premiação da entidade patronal teve como objetivo reconhecer e homenagear os projetos mais inovadores nas instituições educacionais, impulsionando práticas pedagógicas que não apenas ensinam, mas inspiram e capacitam os alunos a se tornarem protagonistas de seu próprio aprendizado.
Em 2023, a PUC Minas também venceu a premiação no segmento Ensino Superior com o Curso de Administração EAD da PUC Minas Virtual, pioneiro na metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual o aluno trabalha no mercado do primeiro ao último período de curso.
Saiba mais sobre o histórico da Universidade na premiação aqui.