16/04/2024 17:00
Nathália Farnetti
As pedaladas serão realizadas entre terça e sexta-feira, das 8h às 11h e das 15 às 19h, na Orla da Pampulha
"A gente sabe o tamanho do desafio que estamos iniciando e o quanto todos aqui estão se empenhando para poder proporcionar às pessoas que residem em instituições, momentos de socialização, interação e apropriação da Orla da Pampulha, um dos espaços mais bonitos que temos na cidade", disse a professora Tatiana Barral, durante o lançamento do Projeto de Extensão Pedalando com a PUC: envelhecimento saudável e ações intergeracionais, que aconteceu na última sexta-feira (12), no Parque Ecológico da Pampulha.
Idealizado pelas Profas. Dras. Tatiana Teixeira Barral de Lacerda e Natália de Cássia Horta, dos cursos de Fisioterapia e Medicina do Campus Betim, respectivamente, o projeto tem o intuito de promover a qualidade de vida, o bem-estar e a interação social das pessoas idosas da comunidade e residentes em instituições de longa permanência de Belo Horizonte, Betim e Contagem, bem como de toda a equipe da ILPI, por meio de passeios de triciclo, encontros e práticas intergeracionais.
Para a professora Natália Horta, o Pedalando com a PUC surge, também, a partir da necessidade de refletir sobre a relação entre as gerações. "Por meio deste projeto, a gente entende que precisamos construir uma cidade para todas as idades e que permita esta vivência entre as diferentes gerações", destacou.
Durante o evento, a diretora da Diretoria de Políticas para a Pessoa Idosa de Belo Horizonte (DPEI), Renata Moura, enalteceu a parceria entre a Universidade e a Prefeitura de BH. "Tenho certeza que as pessoas idosas da cidade de Belo Horizonte vão se beneficiar muito com esta proposta e que será um sucesso, ao longo de todo o ano", disse.
Após o lançamento, foi a vez dos idosos darem a pedalada inicial no projeto. Para Maria Alice Gonçalves, residente do Lar Dona Paula, a experiência foi algo marcante. "Esta foi a primeira vez que tive a oportunidade de pedalar na Orla da Pampulha. Pretendo voltar mais vezes", salientou.
Como participar
Em abril e ao longo de todo o ano, as pedaladas serão realizadas entre terça e sexta-feira, das 8h às 11h e das 15 às 19h, na Orla da Pampulha, em seis pontos de apoio com as empresas de triciclo parceiras do projeto. Para participação, as instituições, parceiros, voluntários e pessoas idosas interessadas devem fazer contato pelo Instagram do projeto (@pedalandopuc) ou pelo e-mail: pedalandocomapuc@gmail.com.
O Pedalando com a PUC, criado a partir de resultados de pesquisa desenvolvida por docentes da PUC Minas e submetido em edital de extensão pelo Campus Betim, envolve a participação de aproximadamente cinquenta alunos extensionistas dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Direito e Publicidade e de docentes dos Departamentos de Medicina, Fisioterapia, Educação Física, Nutrição, Direito e Comunicação Social da Universidade, com a colaboração de voluntários de diferentes áreas de conhecimento, que atuam no âmbito da Gerontologia.
Para a sua realização, diversos colaboradores e apoiadores atuam em parceria com a PUC Minas, como a Diretoria de Políticas para a Pessoa Idosa da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH); três Organizações da Sociedade Civil: a Cuidadosa, a Providens e Vides, além de seis empresas de aluguel de bicicleta: Bike Mania, Bike Pampulha, Giro Bike, Guil Bike, Marco Zero e Sport Bike, além da IGUILaser. O evento de inauguração contou ainda com o patrocínio da ASSEMPBH. São até o momento onze instituições beneficiadas com o projeto que incluem pessoas idosas residentes em instituições de Belo Horizonte, Betim e Contagem, além de idosos vinculados à grupos de convivência e projetos parceiros.