18/03/2024 11:00
Kennedy Barros/Divulgação Confap
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) premiou, na última quarta-feira (13), os vencedores da terceira edição do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação Professora Johanna Döbereiner e do Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à CT&I, no SESI Lab, no Distrito Federal, em Brasília.
Entre os agraciados na categoria Pesquisador Destaque – Ciências Humanas, o Prof. Dr. Carlos Roberto Jamil Cury, do Departamento de Educação do Instituto de Ciências Humanas da PUC Minas (ICH), ficou com o segundo lugar.
Docente há 57 anos, Jamil Cury é professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e foi presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
O pesquisador oferece consultoria esporádica para o Ministério da Educação, especialmente no que tange ao Sistema Nacional de Educação e tenho ido, por convite, a Comissões da Educação da Câmara, do Senado e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
"Eu fiquei muito honrado com essa premiação. Há pelo menos 50 anos eu dou aulas na graduação e na pós-graduação, contribuindo para a formação de pessoas. Essas pessoas, depois de formadas, têm ocupado cargos de direção e de gestão. Também tenho recebido retorno dessas pessoas de como a passagem pelo mestrado e doutorado foi crucial para seu desempenho e para a qualidade de seu trabalho", afirmou.
A solenidade aconteceu na abertura do 63º Fórum Nacional Consecti & Confap e foi transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do Conselho.