02/03/2020 17:00

Posses e recondução de gestores na Universidade

Raphael Calixto

imagem

Foram empossados o pró-reitor adjunto da Unidade Barreiro, diretores de institutos e faculdades, chefes de Departamento, coordenadores e membros dos colegiados dos cursos de graduação e pós-graduação do Campus Coração Eucarístico e demais campi e Unidades

Nessa sexta-feira, 28 de fevereiro, o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovanni Mol Guimarães, empossou, no Teatro João Paulo II (prédio 30), Campus Coração Eucarístico, o pró-reitor adjunto da Unidade Barreiro, diretores de institutos e faculdades, chefes de Departamento, coordenadores e membros dos colegiados dos cursos de Graduação e Pós-graduação do Campus Coração Eucarístico e demais campi e Unidades. A solenidade foi transmitida por videoconferência para os campi de Arcos, Poços de Caldas, Serro e Uberlândia.

Raphael Calixto

imagem

Professor Hélvio de Avelar Teixeira

Na ocasião, o pró-reitor adjunto do Barreiro, representantes de institutos, faculdades, entre outros, discursaram em nome de todos os empossados. O pró-reitor adjunto da Unidade Barreiro, professor Hélvio de Avelar Teixeira, destacou o bom trabalho desenvolvido pela professora Lucila Ishitani, que o antecedeu no cargo, e agradeceu à alta administração pela indicação ao cargo. "Agradeço ao magnífico reitor e ao Conselho Gestor pela confiança a mim depositada e espero retribuir a altura. Agradeço também, antecipadamente, ao corpo de professores e funcionários da Unidade que irão desenvolver comigo este trabalho e à professora Lucila pela gentileza do processo de condução da sucessão", afirmou.

Raphael Calixto

imagem

Professor pe. Evandro Campos

Em seguida, o professor padre Evandro Campos, que assume o segundo mandato frente à diretoria do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa (IFTDJ), assinalou que os departamentos de Filosofia, Teologia e Ciência da Religião, que constituem o Instituto, têm hoje cursos de excelência, notas de nível elevado nas avaliações do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além de Ensino, Pesquisa e Extensão bem articulados. Ressaltou também a diversificada origem dos alunos que compõem o Instituto. "Temos a presença de alunos advindos de várias regiões do país, lembrando em especial as mais de dez dioceses do Nordeste, um serviço importante que a PUC Minas tem prestado a pessoas carentes". Mencionou a cooperação do IFTDJ no planejamento e articulação de importantes eventos da Universidade. "Estamos em profunda comunhão com a Reitoria, que corajosamente propôs as grandes linhas transformadoras do Papa Francisco: o Sínodo da Amazônia, Economia de Francisco e agora o Pacto Global pela Educação", afirmou. "Nosso compromisso é ajudar a nossa Universidade a cumprir sua missão, seus valores institucionais. Queremos estreitar este caminho de diálogo com as várias áreas de saber e instâncias da Universidade. Ajudando-a a se tornar uma força de transformação, uma presença transformadora na nossa sociedade atual", finalizou.

Raphael Calixto

imagem

Professor Martinho Campolina Rebello Horta

O professor Martinho Campolina Rebello Horta, diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, destacou a grande responsabilidade ao assumir o Instituto, que reúne cursos de graduação e pós-graduação, vinculados a nove departamentos da Universidade. São 18 cursos de graduação distribuídos pelos campi Coração Eucarístico, Betim e Poços de Caldas e Unidades Barreiro e Contagem, cursos de especialização, aperfeiçoamento e curta duração, além do mestrado e doutorado. "Avançar ainda mais é o nosso desafio. Focando nossa gestão no desenvolvimento dos pilares indissociáveis Ensino, Pesquisa e Extensão, com especial atenção à internacionalização e sustentabilidade", pontuou. E encerrou o discurso mencionando mensagem do Papa Francisco durante o lançamento do Pacto Educativo. "Um novo passo é a coragem de formar pessoas disponíveis para se colocarem a serviço da comunidade. O serviço é um pilar da cultura do encontro. Significa inclinar-se sobre quem é necessitado, estender-lhe a mão".

Raphael Calixto

imagem

Professor José Chequer Neto

O diretor do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais (Iceg), professor José Chequer Neto, mencionou os 50 anos de história do Iceg, considerando que o Instituto teve origem na Faculdade de Ciências Econômicas. "Neste contexto, mais de 30 mil alunos já confiaram ao Iceg a sua formação e o conhecimento adquirido possibilitou-os serem agentes de transformação em nossa sociedade. Este talvez seja nosso maior legado e maior desafio. Dar continuidade a uma história de formação de grandes profissionais", ressaltou. Lembrou também o momento de profundas mudanças no ensino superior, sejam regulatórias, tecnológicas ou didático-pedagógicas. "Precisamos nos inspirar nesta nossa história para que, em todos os nossos projetos acadêmicos, deixarmos evidente o posicionamento de valor com o qual queremos nos diferenciar aos olhos das comunidades às quais servimos. Precisamos reafirmar a nossa missão de universidade pontifícia e católica", afirmou.


Raphael Calixto

imagem

Professor Danny Zahreddine

O professor Danny Zahreddine, que assume o cargo de diretor do Instituto de Ciências Sociais (ICS) pela segunda vez, se referiu ao ICS como singular. "Somos singulares, pois mesmo com áreas de conhecimento tão distintas, conseguimos trabalhar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão de maneira transdisciplinar, a partir do reconhecimento de nossas diferenças e da vontade de construirmos um caminho em comum", disse. Também a diversidade foi apontada como uma característica forte do Instituto. "A diversidade se reflete em várias dimensões, desde o aspecto espacial pela dispersão em campi e unidades, passando pela formação diversa do corpo docente". O professor Danny mencionou ainda dados positivos: o crescimento do número de alunos de graduação, os programas de mestrado e doutorado, que hoje são nota 5 e objetivam atingir a nota 6. "Mesmo com todos estes dados positivos, nossa área do conhecimento vem sofrendo intensamente com assédio de forças políticas que atuam em nosso país e colocam à prova os direitos humanos, nossas instituições nacionais e o Estado Democrático de Direito". O professor lembrou que em 2020 o ICS comemora 20 anos de atividades. "Pretendemos acelerar o processo de internacionalização, com ampliação das disciplinas em língua inglesa e com a dupla diplomação", finalizou.

Raphael Calixto

imagem

Professor Mozahir Salomão Bruck

O diretor da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) e secretário de Comunicação, professor Mozahir Salomão Bruck, utilizou três palavras em seu discurso para se referir à FCA e aos desafios de sua gestão. A primeira delas, faculdade, inicialmente faz referência a uma instância administrativa. "Mas podemos também pensá-la no sentido mais amplo, ou seja, nossas capacidades, nossa potência, nossa alegria para atingir os objetivos de produzir conhecimento e contribuir profunda e criticamente para a formação de comunicadores comprometidos por um mundo muito mais humano e muito mais justo", afirmou. A segunda palavra, compromisso, relaciona-se com equacionar e dar respostas efetivas à gestão da Universidade, desejos e necessidades dos cursos e às demandas cotidianas da comunidade acadêmica. "E para estes desafios é preciso ser transparente, reger-nos por cláusulas de consciência. Fazer o que tem que ser feito, buscando sempre o melhor para a faculdade e Universidade com a necessária escuta e respeito ao outro", frisou. "A terceira palavra que me vem à cabeça é lucidez. Um dos riscos é confundir a atualidade com as tendências da vida moderna, pois isto pode nos levar a abandonar aspectos fundamentais da nossa história, da nossa vocação", destacou. O professor Mozahir mencionou também seu compromisso de expandir o presente e organizar o futuro, sempre alicerçados na essência do que configurou a FCA. "Por isso, a tecnologia só pode ser entendida como um meio. Não como essência. Ser contemporâneo exige lucidez, compromisso e ousadia, que é o que nos faz avançar e crescer. Este é o meu desejo, este é o meu compromisso. Com seriedade e convicção, e especial, com a ajuda de todos, continuar a construir uma Faculdade de Comunicação e Artes cada vez mais forte e na qual tenhamos a consciência de que conflitos, contradições são próprios deste mundo mas que estes só podem ser superados, mitigados pela inteligência, com objetivos comuns", finalizou.

Raphael Calixto

imagem

Professor Caio César Boschi

Também discursou o professor Caio César Boschi, como diretor do Centro de Memória e Pesquisa Histórica, que ponderou como um mundo globalizado, caracterizado pelo intenso uso de novas tecnologias de comunicação, o contínuo e acelerado acesso às notícias acabaram por levar a uma sobrecarga informacional que gerou pulverização e rápido esquecimento das informações. Para o professor, como forma de combate ao imediatismo, é fundamental a necessidade de valorização da memória coletiva. "Neste contexto, o esforço de preservação da memória institucional da PUC Minas está unido à necessidade de se cuidar do patrimônio histórico da nossa sociedade, da sociedade mineira. Pelo compromisso social assumido e pelo alcance de sua atuação, fica patente o valor do percurso social da nossa Universidade", reforçou. O professor Caio Boschi mencionou também que a conservação dos registros teve início em 1989, com diferentes ações. "O nosso Centro de Memória conta com uma massa de documentos, de diversificada natureza, por registros advindos das unidades, dos campi e das secretarias. Abriga também materiais relativos à origem da cidade de Belo Horizonte, ao Estado de Minas Gerais e, de forma mais ampla, documentos pertencentes aos arquivos básicos para a história brasileira, muitos sediados em Portugal", informou.

Raphael Calixto

imagem

Professora Wilba Lúcia Maia Bernardes

Os chefes de departamento, coordenadores de curso e professores da Graduação foram representados pela professora Wilba Lúcia Maia Bernardes, chefe do Departamento e coordenadora do Colegiado do Curso de Direito da PUC Minas Coração Eucarístico. A professora mencionou que a Faculdade Mineira de Direito (FMD) comemora 70 anos de criação com orgulho de ser reconhecida como referência no ensino jurídico e que trabalha comprometida com os ideiais de uma universidade católica. "Somos instados a ver o direito como forma de reduzir as iniquidades sociais e desejo de patrocinar sonhos por uma sociedade mais justa, reduzindo a pobreza e a marginalização. Nosso ensino, assumido por professores plurais e geniais, atrela-se à visão da dignidade da pessoa humana", afirmou. Lembrou também o trabalho desenvolvido nos campos da Pesquisa e Extensão. "Nossas pesquisas, reflexões e teses colocam em xeque estruturas que perpetuam o hiato entre norma e realidade social. Nossa Extensão apresenta a face daqueles que estão atrás das grades porque há um rosto que não pode ficar encoberto, ele é feminino, negro e pobre".

Raphael Calixto

imagem

Professor Rodrigo Villamarim Soares

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Odontologia, professor Rodrigo Villamarim Soares, representando coordenadores de curso e professores dos programas de pós-graduação empossados, ressaltou a importância da contribuição dos programas stricto sensu, essenciais para o desenvolvimento do país. "A nossa Instituição tem como princípio promover o desenvolvimento humano e social, assim como contribuir para a formação científica de profissionais competentes que comunguem de seus valores éticos", explicou. De acordo com o professor Rodrigo, o avanço da internacionalização, o fundamental impacto social dos projetos que resultam em benefícios para a população e as premiações em eventos nacionais e internacionais são evidências de que o trabalho gerado pelos programas gera frutos para a sociedade.

Raphael Calixto

imagem

Professor Dom Joaquim Mol mencionou que os discursos demonstram o comprometimento do corpo docente com a Universidade

Encerrando a solenidade, o reitor, professor Dom Joaquim Mol, mencionou que as palavras ditas durante o evento, demonstram o comprometimento de todos com a Universidade. "As palavras são nossa ferramenta de trabalho, mas muito mais do que isso, a palavra é significado. O uso da palavra, de maneira tão apropriada, nos faz sair daqui sem sobressalto e profundamente comprometidos com a comunidade universitária."

Dom Mol aproveitou a oportunidade para informar que o novo regimento geral da Universidade, adaptado ao novo estatuto, foi aprovado em reunião do Conselho Universitário, que ocorreu pouco antes da solenidade. O conteúdo do documento estará disponível para consulta já nos próximos dias. Anunciou também que será divulgado, ainda esta semana, edital de chamamento para que os cursos adotem a dupla diplomação em seus currículos. "É um programa muito interessante que nos coloca nesta estrada da internacionalização de uma forma mais efetiva. Já temos algumas experiências muito boas e caminhamos agora para ampliar esta participação", afirmou, lembrando que dois cursos de graduação já adotam o modelo, Engenharia Mecânica e Engenharia de Computação.

Chamou também os professores a repensarem a sala de aula. "Precisamos cada dia mais assumir o desafio de enfrentar a melhor aula, mas repensando a sala de aula. Simbolicamente e materialmente. A sala de aula virtual pede de nós outras habilidades. Precisamos chamar a comunidade docente a enfrentar os desafios da inovação, do uso de tecnologias", ressaltou.

E finalizou destacando que a Universidade está muito sintonizada com as grandes questões da educação no Brasil e no mundo. "A educação é um setor que tem sofrido grandes modificações. Precisamos ser contemporâneos. Se arrancarmos isto da nossa identidade de docentes, corremos o risco de perder esta característica que define nossa própria identidade", disse, pontuando que a Universidade está sintonizada com tudo o que diz respeito à esperança, como o Pacto Educativo Global, a Economia de Francisco e Ecologia Integral.

Veja a lista completa dos professores empossados.

 

 

Processo Seletivo Simplificado: inscrições abertashttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Processo-Seletivo-Simplificado-inscrições-abertas.aspxProcesso Seletivo Simplificado: inscrições abertas21/01/2021 13:00:0001/09/2021 02:55:00Não
Romaria pela Ecologia Integral a Brumadinhohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Romaria-pela-Ecologia-Integral-a-Brumadinho.aspxRomaria pela Ecologia Integral a Brumadinho14/01/2021 19:00:0001/01/2022 02:55:00Não
PUC Minas: 3ª universidade brasileira na qual mais estudantes recebem bolsa-auxílio em estágio não-obrigatóriohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-é-destaque-em-ranking-terceira-universidade-brasileira-na-qual-mais-estudantes-recebem-bolsa-auxílio-em-estágio-n.aspxPUC Minas: 3ª universidade brasileira na qual mais estudantes recebem bolsa-auxílio em estágio não-obrigatório13/01/2021 19:00:0001/01/2022 02:55:00Não
Inscrições para o processo seletivo do ProUni serão de 12 a 15 de janeirohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Inscrições-para-o-processo-seletivo-do-ProUni-serão-de-12-a-15-de-janeiro.aspxInscrições para o processo seletivo do ProUni serão de 12 a 15 de janeiro23/12/2020 11:00:0001/04/2021 02:55:00Não
Bolsa Social: benefício poderá ser concedido para ingressantes do 1º semestre de 2021https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Bolsa-Social-benefício-poderá-ser-concedido-para-ingressantes-do-1º-e-2º-semestres-de-2020.aspxBolsa Social: benefício poderá ser concedido para ingressantes do 1º semestre de 202122/12/2020 13:00:0001/04/2021 02:55:00Não
PUC Minas reitera importância de se manter prevenção contra o coronavírushttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/A-PUC-Minas-reitera-importância-de-se-manter-prevenção-contra-o-coronavírus-.aspxPUC Minas reitera importância de se manter prevenção contra o coronavírus21/12/2020 16:00:0031/03/2021 03:00:00Não
Celebração eucarística de Natal online: “Não está na hora de afrouxarmos o cuidado com a vida”https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Celebração-eucarística-de-Natal-online-“Não-está-na-hora-de-afrouxarmos-o-cuidado-com-a-vida”.aspxCelebração eucarística de Natal online: “Não está na hora de afrouxarmos o cuidado com a vida”18/12/2020 14:00:0001/02/2021 02:55:00Não
Estudo avalia como os ruídos em dia de jogos de futebol podem afetar cãeshttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Estudo-avalia-como-os-ruídos-em-dia-de-jogos-de-futebol-podem-afetar-cães.aspxEstudo avalia como os ruídos em dia de jogos de futebol podem afetar cães18/12/2020 13:00:0001/02/2021 02:00:00Não
Nova edição de Contextus: combate à pandemia em Minas Gerais: ideologia econômica e defesa da vidahttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Nova-edição-de-Contextus-combate-à-pandemia-em-Minas-Gerais-ideologia-econômica-e-defesa-da-vida.aspxNova edição de Contextus: combate à pandemia em Minas Gerais: ideologia econômica e defesa da vida17/12/2020 18:00:0001/04/2021 02:55:00Não
E-book Extensão PUC Minas: Reconfiguração de Saberes, Fazeres e Querereshttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/E-book-Extensão-PUC-Minas-Reconfiguração-de-Saberes,-Fazeres-e-Quereres.aspxE-book Extensão PUC Minas: Reconfiguração de Saberes, Fazeres e Quereres17/12/2020 13:00:0001/02/2021 02:00:00Não
NIS, parceria entre PUC Minas e ChildFund Brasil, divulga pesquisa sobre pobreza multidimensionalhttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/NIS,-parceira-entre-PUC-Minas-e-ChildFund,-.aspxNIS, parceria entre PUC Minas e ChildFund Brasil, divulga pesquisa sobre pobreza multidimensional16/12/2020 15:00:0001/04/2021 02:55:00Não
Trabalho de iniciação científica premiado no 7º Prêmio Jovem Engenheirohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Trabalho-de-iniciação-científica-premiado-no-7º-Prêmio-Jovem-Engenheiro.aspxTrabalho de iniciação científica premiado no 7º Prêmio Jovem Engenheiro15/12/2020 13:00:0001/02/2021 02:00:00Não
Fundador de uma das startups que participaram do PUCTec é o jovem mais inovador da América Latina pelo MIThttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Fundador-de-uma-das-startups-que-participaram-do-1º-Programa-de-Indução-de-Negócios-do-PUCTec-é-o-jovem-mais-inovador-da-Am.aspxFundador de uma das startups que participaram do PUCTec é o jovem mais inovador da América Latina pelo MIT09/12/2020 20:00:0001/04/2021 02:55:00Não
Escola de Teatro abre inscrições para 2021https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Escola-de-Teatro-abre-inscrições-para-2021.aspxEscola de Teatro abre inscrições para 202109/12/2020 13:00:0030/01/2021 02:55:00Não
Nova edição de Pista: Periódico Interdisciplinar [Sociedade | Tecnologia | Ambiente]https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PISTA-Periódico-Interdisciplinar-[Sociedade--Tecnologia--Ambiente].aspxNova edição de Pista: Periódico Interdisciplinar [Sociedade | Tecnologia | Ambiente]07/12/2020 14:00:0001/04/2021 02:55:00Não
Nova edição de Contextus: reordenamento político em MG a partir do resultado eleitoral de 2020https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Nova-edição-de-Contextus-esquerdas,-direitas,-centros-reordenamento-político-em-MG-a-partir-do-resultado-eleitoral-de-2020.aspxNova edição de Contextus: reordenamento político em MG a partir do resultado eleitoral de 202002/12/2020 18:00:0001/04/2021 02:55:00Não
Aluna do Curso de Letras vence o Prêmio Sylvia de Resende Costahttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Vencedora-do-Prêmio-Sylvia-de-Resende-Costa.aspxAluna do Curso de Letras vence o Prêmio Sylvia de Resende Costa01/12/2020 12:00:0001/04/2021 02:55:00Não
3º Festival da Canção PUC Minas: confira os vencedoreshttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/3º-Festival-da-Canção-PUC-Minas-confira-os-vencedores.aspx3º Festival da Canção PUC Minas: confira os vencedores24/11/2020 13:00:0001/04/2021 02:55:00Não
Produtora universitária da PUC Minas lança série sobre redação no Canal Futurahttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/-Produtora-universitária-da-PUC-Minas-lança-série-sobre-redação-no-Canal-Futura.aspxProdutora universitária da PUC Minas lança série sobre redação no Canal Futura23/11/2020 13:00:0001/04/2021 02:55:00Não
PUC Minas Poços de Caldas entrega ultrassom para Santa Casa do municípiohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-Poços-de-Caldas-entrega-ultrassom-para-Santa-Casa-do-município-.aspxPUC Minas Poços de Caldas entrega ultrassom para Santa Casa do município20/11/2020 11:00:0001/04/2021 02:55:00Não
Professora da PUC Minas está entre cientistas com maior influência na profissão no mundohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Professora-da-PUC-Minas-está-entre-cientistas-com-maior-influência-na-profissão-no-mundo.aspxProfessora da PUC Minas está entre cientistas com maior influência na profissão no mundo20/11/2020 11:00:0001/04/2021 02:55:00Não
PUC Minas é a única universidade particular de Minas Gerais no Times Higher Education Impact Ranking 2020https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/PUC-Minas-é-a-única-universidade-particular-de-Minas-Gerais-no-Times-Higher-Education-Impact-Ranking-2020.aspxPUC Minas é a única universidade particular de Minas Gerais no Times Higher Education Impact Ranking 202023/04/2020 16:00:0030/04/2021 03:00:00Não
Bolsas de estudo assistenciais para ingressantes no mestrado e doutoradohttps://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Not_11.aspxBolsas de estudo assistenciais para ingressantes no mestrado e doutorado01/10/2017 12:35:0002/01/2050 01:00:00Não